Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Colunas

Colunas null

01 de Fevereiro de 2011 Imprimir
5 4 3 2 1

Como trabalhar com filmes de ficção científica em sala de aula

Mais do que só apontar equívocos, o trabalho com filmes de ficção científica possibilita ilustrar conceitos e discutir os limites da Física, Química e Biologia

Por: Camila Monroe

Da clonagem à inteligência artificial, da exploração espacial ao risco de epidemias mortais, filmes de ficção científica retratam diversos temas de aula das séries finais do Ensino Fundamental. A presença dessas produções nas salas de aula não é uma novidade: a abordagem tradicional consiste em discutir, à luz da teoria, os erros conceituais de diretores e roteiristas. É uma alternativa válida, mas há outros caminhos igualmente interessantes. Em sua tese de doutorado Contatos: A Ficção Científica no Ensino de Ciências em um Contexto Sociocultural, o professor Luís Paulo Piassi, da Universidade de São Paulo (USP Campus Leste), afirma que os filmes podem também ajudar a demonstrar conceitos da disciplina e discutir os limites da Ciência.

Segundo o pesquisador, avaliar as características dos longas é essencial para decidir a melhor possibilidade de trabalho. Um bom critério é classificá-los de acordo com o nível de realismo, como na categorização proposta nesta reportagem (leia o quadro à direita). Qualquer que seja o tipo escolhido, é mais produtivo optar por trechos de poucos minutos, em vez de gastar duas horas passando a película na íntegra. Afinal, mais que entreter, o recurso deve sempre auxiliar a discussão de algum conteúdo.

6 sugestões de filmes para explorar em sala de aula
Atividades podem enfocar desde obras realistas até as mais fantasiosas

Filme simulatório
O que é: Produção que traz conceitos condizentes com os aceitos pela comunidade científica, em reprodução realista ou com algum exagero. 
Objetivo: Ilustrar conceitos difíceis de entender só com materiais escritos e simular experiências não realizáveis no laboratório escolar. 

Exemplos 

Foto: Divulgação

Eu Sou a Lenda
Trecho Do início até 0h04
Conteúdo Epidemias | Anos 7º e 8º


Enredo Um laboratório norte-americano à procura da cura do câncer cria acidentalmente um vírus que se espalha e infecta quase toda a população.
Sugestão de abordagem Estimular uma pesquisa sobre as razões do avanço das epidemias. A turma deve perceber as razões da resistência a antibióticos e a rapidez da reprodução dos vírus. 

Foto: Divulgação

2001: Uma Odisseia no Espaço
Trecho De 0h19 a 0h28
Conteúdo Força gravitacional  | Anos 8º e 9º


Enredo Uma equipe de astronautas vai ao espaço para investigar um misterioso monolito negro, que parece emitir sinais de outra civilização.
Sugestão de abordagem Usar cenas para ilustrar a ausência de gravidade no espaço: a comissária que usa sapatos com ímãs para se prender ao chão, o braço "flutuante" do passageiro etc.

Filme especulativo
O que é: Obra baseada em conceitos científicos, mas que explora especulações ou feitos ainda não alcançados pelo homem.
Objetivo: Auxiliar a discussão sobre os limites técnicos e éticos da Ciência, a relação entre o que se conhece hoje e as possibilidades e as condições necessárias para o avanço.  

Exemplos 

Foto: Divulgação

Parque dos Dinossauros
Trecho De 0h24 a 0h31
Conteúdo Manipulação genética | Anos 8º e 9º


Enredo A ressurreição de dinossauros clonados com base no DNA do sangue sugado por mosquitos, preservados por milênios em resina de árvore.
Sugestão de abordagem Investigar as dificuldades para recriar um ser vivo (a decomposição do DNA com a fossilização dos animais e a necessidade de recriar partes do material genético).

Foto: Divulgação

Eu, Robô
Trecho De 1h25 a 1h29
Conteúdo Inteligência artificial | Anos 7º e 8º


Enredo No ano de 2035, robôs que pensam por conta própria já existem e são vendidos como produtos para atender às necessidades humanas.
Sugestão de abordagem Pesquisar o que o homem criou no campo da inteligência artificial, notando os avanços na capacidade de as máquinas resolverem problemas da criação de consciência.

Filme fantasioso
O que é: Produção que ignora conceitos científicos por desconhecimento ou apenas para tornar a trama mais atraente.
Objetivo: Desafiar a classe a revelar os equívocos apresentados na trama, comparando-os com o conteúdo aprendido anteriormente durante as aulas. 

Exemplos 

Foto: Divulgação

Guerra nas Estrelas - O Império Contra-Ataca
Trecho De 0h57 a 0h58
Conteúdos Combustão e propagação do som  | Anos 8º e 9º


Enredo Na luta entre a Aliança Rebelde e o Império numa galáxia fictícia, ocorrem muitas batalhas espaciais repletas de licença poética.
Sugestão de abordagem Encontrar os dois erros na explosão de asteroides (o som não se propaga no vácuo e não haveria chamas, já que a combustão exige oxigênio, ausente no espaço).

Foto: Divulgação

O Dia Depois de Amanhã
Trecho De 0h47 a 0h52
Conteúdo Pressão da água | Anos 8º e 9º


Enredo Após os abusos do homem, o clima se altera violentamente, gerando uma onda gigante que segue, destruidora, em direção a Nova York.
Sugestão de abordagem Discutir os efeitos do tsunami da cena. A pressão da água amassaria a Estátua da Liberdade como uma lata. Na produção, entretanto, ela e outros prédios seguem de pé.

Tenha acesso a conteúdos e serviços exclusivos
Cadastre-se agora gratuitamente
Cadastrar