Análise de tempos verbais e sua função em um texto
Pornovaescola
02/02/2017
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/02/2017
1º, 2º, 3º, 4º, 5º
Três aulas
Organize os estudantes em pequenos grupos e distribua os jornais antigos. Peça que leiam os títulos e subtítulos das notícias, marcando os verbos encontrados com as canetas coloridas.
Explore a utilidade dos verbos: eles são responsáveis pela organização das informações em um texto. Explique que nem todos são iguais: alguns indicam ação, algo que acontece, aconteceu ou acontecerá, ou ainda alguma ação mental. Há também verbos que indicam estado (como as pessoas e os objetos são) e mudanças de estado. Os verbos têm a função de descrever situações e ideias ou mudanças nas situações e nas ideias.
Retome os jornais e questione a moçada: qual é o nome do jornal que cada grupo tem em mãos? Qual é o tema da notícia que estão analisando? Quem dá a notícia? Em que seção do jornal está a notícia? Peça que observem se o texto narra um acontecimento, descreve uma situação ou expõe acontecimentos. Explique que os títulos carregam uma intencionalidade, têm a função de chamar a atenção do leitor para a leitura da notícia e, nesse propósito, os verbos desempenham uma função muito importante.
Organize no quadro uma tabela com os títulos das notícias selecionadas e anote o que os alunos observaram (veja o modelo abaixo).
Título da manchete | Caderno | Subtítulo |
Separe uma reportagem entre as selecionadas no dia anterior teve seu título lido pela turma. Suprima todos os verbos que estão nos tempos verbais presente, passado e futuro. Peça que leiam o material em duplas e tentem "adivinhar" quais as palavras que estão faltando. Após algum tempo, abra a discussão a fim de que cada dupla possa se manifestar sobre o que pensou. À medida que as duplas vão se manifestando, problematize os tempos verbais, preenchendo no quadro uma tabela como o modelo abaixo:
Presente | Passado | Futuro |
Apresente o texto original para que os estudantes o confrontem com as propostas registradas no quadro. Oriente as discussões.
Apresente para a garotada diferentes jornais do mesmo dia destinados a públicos distintos e selecione um assunto que tenha sido abordado por todos os veículos. Desafie os alunos a analisar os títulos e os subtítulos levando em conta as seguintes questões: "Quais verbos aparecem no título e em que tempo verbal aparecem?" e "É possível pelo uso desses verbos inferir sobre a intencionalidade do jornal
que está veiculando a notícia?".
Problematize com os estudantes o sentido das escolhas dos verbos e do tempo verbal presentes nos títulos e subtítulos analisados e o que eles provocam nos leitores.
Peça aos estudantes que escolham livremente uma notícia para ler e realizar uma atividade com ela. Solicite então que marquem com cores diferentes os verbos que encontrarem nos tempos presente, passado e futuro do indicativo. Circule pela sala, tire dúvidas e anote os avanços e as dificuldades do grupo. Intervenha quando necessário, questionando se os termos marcados são realmente verbos, por exemplo. Se o trabalho for realizado com facilidade pela turma, amplie a análise, questionando em que tempo estão os verbos marcados: presente, passado ou futuro? Questione as respostas, observando o embasamento das justificativas.
Créditos: Ione Oliveira Créditos: Silvia Ferrari
Últimas notícias