Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Os textos mais populares do blog Tecnologia na Educação em 2015

POR:
NOVA ESCOLA

Imagem: Lucas Freire

O ano de 2015 trouxe muitas novidades para este blog. Minhas contribuições ocasionais se tornaram constantes e demos as boas-vindas para o Claudio Sassaki, co-fundador da Geekie, empresa de tecnologia para aprendizado personalizado.

E como não poderia ser diferente, todo fim de ano vem acompanhado de um balanço do que foi feito, do que deu errado e do que pode melhorar no futuro. De uma coisa eu tenho certeza: trocamos muito conhecimento sobre o uso da tecnologia na escola.

Você se lembra de algum texto que gostaram de ler por aqui? Aposto que ele está na lista dos posts mais acessados do ano, cuja grande maioria trata de formação. Confira:

1. Teoria de Paulo Freire explicada em vídeo
O professor André Azevedo da Fonseca queria esmiuçar a teoria freireana e decidiu fazer uma campanha de crowdfunding a fim de arrecadar recursos para uma série de vídeos. A ideia era abordar cada um dos capítulos e subcapítulos da obra Pedagogia da Autonomia (148 págs., Ed. Paz e Terra, tel. 11/ 3286 0802, 21,25 reais), último livro escrito por Freire. Desde junho, quando o projeto estreou, já foram publicados 20 episódios. Confira:

2. Celular em sala de aula: proibir ou não?
Um projeto de lei proposto na Câmara dos Deputados em abril reacendeu a discussão sobre a presença do celular em sala de aula. O PL 104/15 proíbe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares e tablets, nas salas de aula da Educação Básica e Superior de todo o país, exceto quando fizerem parte de atividades didático-pedagógicas autorizadas pelos educadores. Neste post, reuni quatro referências para refletir sobre a questão. Vale dizer que o projeto ainda está em tramitação e acaba de receber parecer favorável pelo relator e deputado federal Leônidas Cristino (PROS-CE).

3. Cursos online gratuitos para professores
Este é outra boa sugestão para o período de recesso escolar. Muitas instituições de ensino, como USP e Unesp, oferecem oportunidades para aprender a distância. Fiz uma lista dessas plataformas com indicação de cursos que podem ser interessantes para você, educador.

4. Curso gratuito e online sobre uso de tecnologia na sala de aula
Em junho, a Universidade de Toronto lançou, na plataforma Edx, o curso “Ensinando com tecnologia e investigação: um curso aberto para professores”, voltado para professores da Educação Básica. Os vídeos das aulas são legendados em Português!

Esta edição já foi encerrada, mas o site indica que haverá outras turmas no futuro.

5. Livros apresentam as tendências da tecnologia na Educação
Esta lista que o Claudio Sassaki preparou é bem útil para quem gosta das discussões que temos por aqui. São três livros que exploram o tema da inovação no processo de ensino e aprendizagem.

 6. Passeios virtuais em lugares históricos: você tem que fazer com a sua turma
Já pensou em começar uma sequência didática sobre Segunda Guerra com uma visita aos campos de concentração controlados pelos nazistas em Auschwitz, na Polônia? O repórter Pedro Annunciato fez uma seleção de sites que permitem visitas à lugares históricos, como Congonhas, a cidade histórica de Minas Gerais ou a Capela Sistina, no Vaticano. Vale a pena dar uma olhada, quem sabe você não pode usar para as aulas do ano que vem?

7. Avaliação não é prova
A ideia de que avaliação é apenas o processo de atribuir notas aos alunos já está bastante ultrapassada. “A avaliação não é algo externo ao aprendizado, mas parte fundamental do processo”, refletiu Claudio Sassaki neste post. Ele discute como a tecnologia pode colaborar para que a avaliação se torne de fato uma ferramenta para realizar a missão da escola: fazer todos os alunos aprenderem e avançarem.

8. Tecnologia não é perfumaria, deve estar no centro da gestão pedagógica
Na NOVA ESCOLA, tomamos muito cuidado para não reforçar a falácia de que a tecnologia por si só vai salvar a Educação. Nenhum problema complexo possui uma saída fácil. Nós acreditamos que o trabalho é coletivo, exige preparo e clareza nos propósitos. Neste texto, Claudio Sassaki defendeu a ideia de que a tecnologia não deve ser um detalhe, mas ocupar um lugar central no planejamento dos gestores escolares.

9. Chegou o site NOVA ESCOLA CLUBE: conteúdos para aprender e ensinar
Fiquei muito feliz em saber que este foi um dos 10 posts mais acessados do ano, pois boa parte do meu trabalho em 2015 foi ajudar a construir o NOVA ESCOLA CLUBE. Para quem não sabe, em setembro lançamos esse novo site da Fundação Victor Civita, com diversos serviços bacanas para você, educador.

Além de ter acesso às revistas inéditas e anteriores de NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR, você ainda pode ver palestras com grandes nomes da Educação, participar de estudos temáticos liderados por especialistas e interagir com diversos conteúdos. Tudo isso por apenas 6 reais mensais! Caso não queria assinar, você pode se cadastrar para explorar os conteúdos gratuitos, como o especial Grandes Pensadores, esgotado há anos! Para ver outros materiais livres no NOVA ESCOLA CLUBE, clique aqui.

10. E-books e cursos gratuitos que todo educador interessado em tecnologia precisa conhecer
Se você procura referências para se atualizar ou aprofundar seus conhecimentos sobre inovação nas escolas, esta lista do Claudio Sassaki é um prato cheio! Ele indica e-books, sites e outros recursos úteis para professores e gestores. E o melhor de tudo: os materiais são gratuitos!

Ufa! Esse ano teve bastante coisa boa! De qual texto você mais gostou e de qual tema sentiu falta? Quero sua ajuda para planejar os próximos posts do blog.

Boas festas e até ano que vem!
Um abraço,
Iana

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias