Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

3 ferramentas gratuitas para salvar links da internet

POR:
NOVA ESCOLA

Dicas para não perder os materiais que você encontra na rede

Ferramentas para salvar links Crédito: Shutterstock

Você já se sentiu soterrado pelo volume de informação disponível a um clique? Não é uma sensação, é um fato: a cada instante, milhões de arquivos são criados e compartilhados na internet, seja por e-mail, trocadores de mensagem, sites ou redes sociais!

O infográfico abaixo, divulgado em 2014, mostra a quantidade de informação gerada em apenas um minuto. Clique na imagem para vê-la maior:

Quantos dados são gerados a cada minuto? Crédito: Domo

Não há tempo que baste para dar conta de ver tudo! É por isso que a chamada curadoria de conteúdo é cada vez mais valorizada hoje em dia. “Curar conteúdo” nada mais é do que selecionar e organizar referências relevantes. Você já deve ter cruzado com um material superinteressante para sua turma enquanto dava aquela checadinha noturna no Facebook, não é? Mas, como organizar esses links?

Tem gente que manda e-mail para si mesmo, que envia como mensagem para um amigo (“segura aí pra mim!”) ou que adiciona o link na barra de favoritos do navegador, o famoso bookmark. Mas existem outras opções mais inteligentes e eficientes!

Conheça ferramentas gratuitas para salvar links:

1) Pocket
Crédito: Divulgação

Organize em um só lugar aqueles materiais que você quer ler depois. Depois de fazer sua conta no Pocket, você pode atribuir “tags” aos seus links e também realizar buscas entre as referências salvas. Com aplicativo para os sistemas IOS e Android, além do site, é possível usar o Pocket no celular e no computador.

O programa é basicamente uma lista de itens para ler – que é ótimo ter à mão quando você está em alguma fila ou no ônibus. Depois da leitura, você pode arquivar o item, para limpar o seu “banco”, mas ainda assim o link permanece salvo para consultas futuras.

Há também a extensão, que instala o Pocket no navegador, e salva links com apenas um clique!

Uma dica valiosa é criar uma rotina para organizar seu banco de links. Caso contrário, em pouco tempo você será soterrado pelos links que salvou – e a razão de catalogar e organizar essas referências era justamente diminuir a ansiedade causada pela avalanche de informações! :)

2) Evernote
logo-evernote

O Evernote é um dos aplicativos mais completos para organizar seus dados, como notas, áudio, imagens e links. Na sua conta, é possível criar categorias para as notas e acessá-las do computador ou do celular.

Você pode baixar o aplicativo, disponível para os sistemas Android e IOS, e/ou baixar o programa para computador. A extensão para navegador também facilita o uso da ferramenta. Há uma versão gratuita, com algumas limitações, e outra Premium.

Para conhecer outros usos do Evernote, acesse o post Chega de papelada – Conheça um aplicativo para ajudar você a se organizar. 

3) Delicious
Logo Delicious Crédito: Divulgação

É um dos mais antigos serviços de bookmark e também funciona como uma rede social. Nele, você pode salvar e compartilhar seus links, além de conferir o que seus amigos andam salvando.

As tags são igualmente utilizadas para organizar as referências, com o diferencial de que é possível pesquisar os links populares de cada tag, o que é muito útil para descobrir novos conteúdos! Clique aqui para ver as referências atreladas à #Educação. Pena que a maioria das tags está em inglês…

Assim como o Pocket e o Evernote, o Delicious pode ser acessado pelo computador ou celular, com aplicativos para Android e IOS, e também conta com a extensão para seu navegador.

BÔNUS: Facebook
Para salvar postagens que você vê no Facebook, existe desde o ano passado uma funcionalidade da própria rede social. Apesar de não possuir os recursos dos outros aplicativos, sua utilização é bem fácil. Veja como usar:

Na timeline, clique na setinha que fica no canto direito do post e depois em “salvar”.

Como usar o recurso de salvar postagens do Facebook. Crédito: Reprodução
Pronto!

Todos os posts que você salvar estarão disponíveis no link: https://www.facebook.com/saved/
O atalho fica na coluna esquerda:
Como usar o recurso de salvar postagens do Facebook. Crédito: Reprodução

E você, educador, como salva e organiza materiais online? Usa alguma outra ferramenta ou método? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias