Blog Tecnologia na Educação

Confira as melhores ferramentas e as novidades sobre o uso das TIC na sala de aula no blog

Apoio online para a Educação integral

POR:
NOVA ESCOLA

Implantar o tempo integral na escola não é uma tarefa simples. As revistas NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR já fizeram várias reportagens discutindo os desafios de professores e gestores que atuam nesse contexto. Confira dois textos aqui  e aqui. Abaixo, selecionamos dois sites que podem ajudar quem está nesse processo.

A primeira dica é o Centro de Referências em Educação Integral, criado por várias organizações governamentais e não governamentais. Com áreas voltadas para a comunidade, a escola e a gestão pública, o site reúne inúmeros textos e vídeos não só sobre a organização do tempo e das atividades, mas também sobre a concepção de Educação integral (assista ao vídeo sobre esse tema target=”_blank”>aqui).

Perguntas sobre como mobilizar a comunidade, o papel dos professores e da equipe gestora e o mapeamento de potenciais educativos, entre outros assuntos, geram materiais reflexivos, com as orientações de especialistas e passo a passos. Confira, por exemplo, as indicações sobre a importância do envolvimento da família nesse tipo de ensino.

Caso você esteja em busca de uma ajuda mais prática para definir as atividades a serem realizadas com as crianças e os adolescentes, visite também o banco de oficinas, da Fundação Itaú Social. As propostas incluem as áreas de arte e cultura, circulação na cidade, esportes, jogos e brincadeiras, leitura e escrita, saúde e meio ambiente e tecnologias digitais.

Uma das sugestões mais acessadas é a oficina “Brincadeiras cantadas”. Ela proporciona que as crianças compartilhem os jogos que praticam com os colegas. Outra atividade interessante, para realizar no computador, é “Somos invisíveis na internet?”. Voltada para adolescentes e jovens, ela colabora para que eles reflitam sobre o uso da rede com segurança e a coerência entre as ações que praticam na vida cotidiana e no mundo virtual.

E você, conhece outros sites que podem colaborar com o trabalho de quem atua em escolas de tempo integral e com a reflexão sobre a Educação integral? Compartilhe abaixo, nos comentários.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias