Compartilhe:

Jornalismo

25 cursos para professores se prepararem para o novo ano

Confira cursos online gratuitos para professores aprimorarem suas práticas pedagógicas neste ano

PorJonas Carvalho

09/01/2024

É possível contar com uma série de cursos gratuitos para professores de diferentes etapas de ensino

A procura por cursos para professores é constante, já que a capacitação na atividade docente é fundamental para conseguir lidar com as necessidades de aprendizagens dos estudantes e, também, para manter as práticas pedagógicas atualizadas.

É possível contar com uma série de cursos gratuitos para professores de diferentes etapas de ensino. Essas formações podem ser voltadas tanto para determinadas áreas do conhecimento, como alfabetização, quanto para aspectos específicos do ensino e da aprendizagem, como gestão de sala de aula e avaliação, por exemplo.

Os cursos online gratuitos podem ser incorporados à rotina e ajudam na conquista de aprendizagens que vão impactar positivamente os seus alunos. Além disso, diversos deles – como os oferecidos pela plataforma digital da Nova Escola – são cursos online gratuitos com certificado.

Separamos uma lista com diversos cursos para capacitação de professores que podem ser realizados de maneira totalmente online e gratuita, para você ficar sempre por dentro das boas práticas da área da Educação ao longo deste ano.

Cursos para professores de Educação Infantil

Leitura para bebês 

O curso “Leitura para bebês” tem 10 horas de duração e visa apoiar a instauração da leitura e da conversa sobre livros pelo professor como uma prática habitual no dia a dia da Educação Infantil. Na formação, são abordados os critérios para escolha de livros, planejamento de situações de leitura, levantamento de expectativas de aprendizagens, entre outros.

Para realizar a formação, que é gratuita e fornece certificado, basta ingressar na plataforma da Nova Escola.

Planejamento dos espaços da Educação Infantil: como organizar ateliês

Este curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC tem 40 horas e é voltado para professores de Educação Infantil em início de carreira e também estudantes de pedagogia. O objetivo é mostrar a relação dos direitos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a organização de espaços de trabalho das crianças.

Para realizar o curso “Planejamento dos espaços da Educação Infantil: como organizar ateliês”, basta acessar a plataforma digital da Nova Escola!

Planejamento na Educação Infantil: a criança no centro do processo

O curso “Planejamento na Educação Infantil: a criança no centro do processo” tem o objetivo de ensinar professores da Educação Infantil a observar, registrar, refletir e planejar ou replanejar seus encontros com as crianças. Além disso, mostra como escolher estratégias, recursos, tempos e materiais com o intuito de criar desafios apropriados aos pequenos.

O curso é gratuito, tem duração de 10 horas e oferece certificado válido como horas complementares. A formação está disponível na plataforma Nova Escola.

Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC

A formação visa apresentar reflexões sobre os campos de experiência e direitos de aprendizagem da BNCC e como eles devem ser considerados no planejamento das aulas de professores da Educação Infantil. Assim, os educadores podem superar os modelos de “aulinhas” nessa etapa educacional.

O curso “Atividades de Educação Infantil: Planejamentos alinhados à BNCC” é gratuito, tem 10 horas de duração, oferece certificado e pode ser acessado pela plataforma Nova Escola.

Formação para Profissionais da Educação Infantil 

O Curso de Formação para Profissionais da Educação Infantil apresenta materiais complementares e ideias de atividades que podem ser realizadas em aula. O objetivo é mostrar práticas pedagógicas criativas e estratégias inspiradas nos campos de experiência da BNCC.

O curso tem carga horária de 200 horas e oferece certificado. A formação pode ser acessada no site do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAMEC) do Ministério da Educação (MEC).

Cursos gratuitos para professores dos Anos Iniciais do Fundamental

Alfabetização: usando diferentes gêneros textuais e metodologia ativa

A formação tem 30 horas de duração e possui certificado válido como horas complementares. No curso, os professores dos Anos Iniciais do Fundamental poderão entender como trabalhar quatro diferentes gêneros textuais durante a alfabetização e como apresentá-los às turmas por meio da metodologia ativa conhecida como circuito de aprendizagem.

Para acessar o curso “Alfabetização: usando diferentes gêneros textuais e metodologia ativa”, basta entrar na plataforma da Nova Escola.

Jogos matemáticos para melhorar a aprendizagem no Fundamental 1

O curso oferece um estudo de caso que foi realizado com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o jogo “Feche a Caixa”, visando desenvolver estratégias para a solução de problemas. A formação também mostra como considerar as habilidades da BNCC no planejamento de jogos.

O curso “Jogos matemáticos para melhorar a aprendizagem no Fundamental 1” tem 10 horas de duração e fornece certificado, disponível na plataforma Nova Escola.

Recomposição de aprendizagens para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

O percurso formativo “Recomposição de aprendizagens para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental” mostra ações essenciais para o processo de recomposição de aprendizagens das turmas por meio de ferramentas como a avaliação diagnóstica e o uso de metodologias ativas que coloquem o estudante no centro do processo de aprendizagem.

O estudo dirigido tem 5 horas de duração e oferece atestado de participação. Para começar o aprendizado, acesse a plataforma da Nova Escola.

Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

O curso tem o objetivo de ampliar o conhecimento profissional de professores em relação às diretrizes curriculares presentes na BNCC e potencializar práticas pedagógicas, a partir de objetivos, princípios e objetos de conhecimento presentes na Base.

São 5 módulos de curso, que tem carga horária total de 360 horas. A formação pode ser acessada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAMEC) do Ministério da Educação (MEC).

Estratégias de Metodologias Ativas

O curso mostra diferentes métodos e estratégias para o uso de metodologias ativas, além de destacar abordagens, modelos, teorias e princípios pedagógicos relacionados às metodologias. O objetivo é estimular uma prática educativa que seja transformadora.

São 5 módulos de curso, com carga horária de 30 horas, disponível na Escola Virtual da Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

Cursos online gratuitos para professores dos Anos Finais do Fundamental

Gestão de sala de aula para o Ensino Fundamental 2

O curso de 60 horas alinhado à BNCC mostra as diversas dimensões da gestão de sala de aula, desde a organização do espaço físico até o planejamento do tempo didático. O objetivo da formação é tornar os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental mais preparados para promover um espaço de sala de aula mais harmonioso.

Para acessar a formação gratuita, que fornece certificado com validade para horas complementares, basta ingressar na plataforma da Nova Escola.

Avaliação para os Anos Finais do Ensino Fundamental – objetivos, estratégias e instrumentos

A formação tem 10 horas e destina-se a professores que querem conhecer diferentes recursos para evidenciar aprendizagens, abrangendo desde questionários e modelos de autoavaliação até portfólios, rubricas, resolução de situações-problema e produções colaborativas. O curso também aborda estratégias metodológicas, como o planejamento reverso e em cascata.

Para realizar o curso “Avaliação para os Anos Finais do Ensino Fundamental – objetivos, estratégias e instrumentos”, é só entrar na plataforma da Nova Escola.

Combo de cursos – BNCC no Ensino Fundamental 2

Este combo de cursos apresenta três formações que visam ajudar professores a conhecer as competências e habilidades da BNCC para os Anos Finais do Ensino Fundamental, além de mostrar estratégias e ferramentas digitais para criar aulas que usem a abordagem STEM com foco em aulas de Ciências.

O combo apresenta até 40 horas de duração para cada curso e oferece certificação. Comece agora a partir da plataforma da Nova Escola.

Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

O curso mostra conceitos, experiências e aspectos relacionados à garantia, promoção e defesa de direitos de pessoas LGBTQIA+, tornando possível o reconhecimento, valorização e respeito à diversidade, bem como o combate à violência contra essa população.

A carga horária do curso é de 30 horas e o acesso é realizado por meio da Escola Virtual da Enap (Escola Nacional de Administração Pública).

Equidade de gênero nas aulas de Educação Física

O curso mostra como debater e, também, incentivar a participação em aulas de Educação Física, já que a prática de esportes pode ser excludente ou reforçar estereótipos e papéis de gênero que precisam ser combatidos.

O curso é gratuito, tem carga horária de 20 horas e oferece certificado de conclusão. A formação é oferecida no site Impulsiona.

Cursos gratuitos online para gestores escolares

Projeto político-pedagógico alinhado à BNCC

Com esse curso, coordenadores pedagógicos e gestores poderão entender como revisar o Projeto Político-Pedagógico de suas escolas de maneira alinhada ao que está proposto na BNCC e, também, como usar o recurso para promover mudanças pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento do protagonismo dos alunos.

O curso tem 10 horas de carga horária e fornece certificado. Para começar, ingresse na plataforma da Nova Escola.

Coordenador Pedagógico: do planejamento à formação

O curso de 30 horas de carga horária visa mostrar como coordenadores pedagógicos podem planejar formações continuadas, envolver o grupo de educadores em momentos de estudo e entender as mudanças em cada formação de acordo com a etapa de ensino. Assim, o coordenador pode se tornar uma importante referência para os professores.

O curso fornece certificado de conclusão e pode ser acessado na plataforma digital da Nova Escola.

Planejando o ano letivo: organização do currículo da escola

O curso mostra a importância da flexibilização do currículo escolar e, principalmente, a priorização de habilidades e organização de currículos de acordo com a etapa de ensino. O curso também apresenta o conceito de mapas de foco e sugestões do que deve ser priorizado nos Anos Iniciais e Anos Finais.

O curso gratuito tem 10 horas de duração e fornece certificado. Para iniciar os estudos, entre na plataforma Nova Escola.

Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva

O objetivo do curso é permitir que gestores escolares possam entender a importância do planejamento pedagógico realizado a partir de uma perspectiva inclusiva, além das principais etapas desse planejamento e como adaptá-las à realidade escolar.

A carga horária do curso é de 6 horas e é emitido atestado de participação. O curso é oferecido na plataforma de formação do Instituto Rodrigo Mendes.

A BNCC e a Gestão Escolar

O curso aborda a história da BNCC e a importância de gestores escolares se comprometerem com o apoio ao desenvolvimento de competências e habilidades apresentadas pela BNCC. Com isso, os gestores poderão desenvolver boas práticas para tornar a Base uma realidade.

O curso emite certificado e é oferecido pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAMEC) do Ministério da Educação (MEC).

Outros cursos gratuitos online para capacitação

Estratégias para uma Educação Antirracista

O curso apresenta estratégias para sensibilizar a comunidade escolar e fortalecê-la em prol de uma educação antirracista, bem como para apoiar o planejamento pedagógico com referências e materiais adequados para todas as etapas da Educação Básica. O curso ainda apresenta metodologias de ensino para a adoção de práticas antirracistas.

O curso é gratuito e tem 10 horas de duração. Além disso, há emissão de certificado que vale como horas complementares. Para acessar, entre na plataforma Nova Escola.

Relação Família-Escola na Educação Infantil

O curso apresenta uma série de estratégias para que a parceria entre a escola, educadores, famílias e crianças seja colocada em prática. Vários recursos mostrados contribuem para o planejamento de atividades que promovam momentos de participação das famílias na vivência escolar, além de exemplos e dicas de especialistas.

O curso tem 30 horas de carga horária e oferece certificado de conclusão. Todo o material pode ser acessado na plataforma Nova Escola.

Desafios da Comunicação nas Relações do Cotidiano: família e escola

O objetivo do curso é refletir sobre as comunicações e relações cotidianas entre famílias e escolas, além de mostrar possibilidades para a mediação de conflitos e combate à naturalização de violências que possam ocorrer no espaço escolar.

A carga horária do curso é de 60 horas e há emissão de certificado de conclusão. A inscrição é feita no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAMEC) do Ministério da Educação (MEC).

Acolhimento e Bem-Estar na Sala de Aula

O curso apresenta ferramentas práticas de acolhimento de jovens e outras ações que contribuem para a melhora do bem-estar em sala, o que ajuda a diminuir a ansiedade, o estresse e desafios de aprendizagem entre os alunos.

A carga horária é de 40 horas e há emissão de certificado. O curso é oferecido na plataforma Vivescer.

Jornada de desenvolvimento socioemocional de professores

A jornada de desenvolvimento visa mostrar características e técnicas socioemocionais importantes para o cotidiano da sala de aula, mostrando instrumentos autoavaliativos, relatórios, orientações e trilhas formativas relacionadas a essas competências.

O acesso à jornada de desenvolvimento é realizada por meio da plataforma Humane.


Para conhecer outros cursos gratuitos e online voltados para professores, gestores escolares e educadores, acesse a página de cursos da Nova Escola.

Veja mais sobre

Últimas notícias