Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

NOVA ESCOLA lança curso grátis ao vivo sobre como usar as metodologias ativas para engajar os alunos

A aula vai acontecer no dia 2 de abril, às 19h, e será dada pela formadora de professores Lilian Bacich, que falará sobre estratégias como rotação por estação de aprendizagem e sala de aula invertida

POR:
Karina Padial
Crédito: Getty Images

Metodologias ativas é uma expressão cada vez mais recorrente no ambiente educacional. Mas o que caracteriza as abordagens que propõem rever a postura dos estudantes como mero espectadores das aulas? E mais do que isso: como levá-las para a sala de maneira eficiente e significativa a ponto de engajar os alunos nos processos de ensino e aprendizagem?

Por meio de dois estudos de caso reais, Lilian Bacich, coordenadora de pós-graduação em Metodologias Ativas, doutora em Educação pela USP, cofundadora da Tríade Educacional e autora de livros como “Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora”, vai tratar das principais dúvidas dos professores em relação a este tema.

O primeiro estudo de caso será sobre a abordagem do Ensino Híbrido e as estratégias de rotação por estações de aprendizagem e sala de aula invertida em aulas de Língua Portuguesa. A professora Michelle Pinheiro, que atua no Fundamental 2 e desenvolveu o trabalho com suas turmas, estará presente na transmissão para compartilhar seus aprendizados e suas dificuldades.

Já o segundo caso focará na Aprendizagem Baseada em Projetos e como os seus elementos podem ser desenvolvidos por meio da metodologia STEM, cuja sigla, já traduzida do inglês, significa Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

INSCREVA-SE AQUI

O objetivo é que, ao final do curso, você seja capaz de identificar as características relacionadas a estratégias de metodologias ativas e consiga estruturar propostas de atividades que coloquem o aluno como protagonista.

Essas metodologias também contribuem para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente no que tange ao desenvolvimento das dez competências gerais. Apresentadas ainda no capítulo introdutório do documento, elas visam à formação integral dos estudantes.

O curso ao vivo contará com a mediação de Raissa Pascoal, coordenadora da área de formação da NOVA ESCOLA e licenciada em Letras, e será realizado às 19h (horário de Brasília). Para se inscrever e mandar as suas perguntas, clique aqui. Nós enviaremos um lembrete para o seu e-mail de cadastro um pouco antes de cada curso começar.

Após as transmissões, que são retiradas do ar assim que finalizadas, os cursos vão ganhar novos materiais e serão disponibilizados para venda na plataforma da NOVA ESCOLA. Para receber o certificado, é necessário comprar o curso pago e fazê-lo até o final.

Aproveite para conhecer também os planos de aulas de NOVA ESCOLA alinhados à BNCC. São 6 mil planejamentos, todos gratuitos, dos componentes de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês e Educação Infantil cuja concepção também levam em conta as metodologias ativas. Acesse aqui.

.

 

Tags

Guias