Os alunos não estudam para as provas. O que fazer?
Gestão da Aprendizagem
PorNOVA ESCOLA
01/11/2013
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/11/2013
Neurilene Martins é doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e responde a dúvidas sobre sala de aula
Pergunta enviada por Patrick dos Santos, Jaguaruna, SC
Antes de qualquer coisa, é necessário abandonar a lógica de que o estudo só tem lugar na véspera de avaliações. Ele tem de ser parte de uma rotina permanente. Estudar é um trabalho ativo de construção de significados que requer disciplina, esforço e apropriação de condutas vinculadas à vida acadêmica, na qual a leitura e a escrita figuram como ferramentas para o aprendizado de novos conhecimentos sobre o mundo social e natural. A escola deve assumir essa prática como conteúdo curricular e ensiná-la às crianças, investindo no fortalecimento do sentido das tarefas escolares, de modo que possam realizá-las no âmbito de um projeto pessoal de aprendizagem. Fazer pesquisas, tomar notas de elementos importantes de um texto escrito ou oral, elaborar esquemas e sínteses com os principais dados de um tema, ter o caderno como um instrumento de revisão e registrar e compartilhar saberes, entre outros comportamentos de estudante, precisam ser garantidos no Ensino Fundamental. Alternando mediações didáticas em situações coletivas, colaborativas e individuais, você deve destinar aulas para o ensino e a aprendizagem de tais práticas de linguagem de modo que os educandos conquistem a autonomia de maneira progressiva. Dessa forma, no período das provas, eles podem revisar os conteúdos com base em registros pessoais, sínteses e apontamentos feitos no decorrer do processo. O suíço Philippe Perrenoud tematiza questões sobre o sentido do trabalho escolar para o estudante no livro Ofício do Aluno e Sentido do Trabalho Escolar (240 págs., Ed. Porto, 16,65 euros).
Últimas notícias
Cultura
Educação Infantil: dicas para trabalhar o folclore com as crianças
Confira alguns caminhos para consolidar propostas que valorizem as diferentes manifestações culturais do nosso país
Planejamento
Diagnóstico e planejamento para o segundo semestre de aulas
Após um período desafiador, é hora de identificar as lacunas e encontrar caminhos para vencer a defasagem de aprendizagem
Prática pedagógica
Professor iniciante: como fazer uma boa gestão da sala de aula nos Anos Finais do Fundamental
Educadores com mais de 20 anos de experiência em escolas públicas compartilham suas estratégias para lidar com os desafios do início da carreira
teste
teste-thumb
Para sua prática
Folclore: 14 materiais para trabalhar o tema o ano todo
Confira uma curadoria de conteúdos com sugestões para todas as etapas