Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Notícias

Vamos falar sobre Tiradentes?

A história de Joaquim José da Silva Xavier e a Inconfidência Mineira continuam sendo assunto para a sala de aula

POR:
NOVA ESCOLA
Monumento a Tiradentes em Ouro Preto, Minas Gerais   Foto: Reprodução/Facebook

Tiradentes é um dos personagens históricos brasileiros mais conhecidos – dentro e fora da sala de aula. Joaquim José da Silva Xavier é reconhecido por ser um dos líderes do movimento da Inconfidência Mineira. Em 1965, foi proclamado Patrono Cívico da Nação Brasileira pela Lei 4.867 e é a única pessoa do país homenageada com um feriado na data de sua morte, em 21 de abril.

Embora tenha sido executado como traidor da Coroa Portuguesa, Tiradentes tornou-se um símbolo importante já no nascimento da República. Quem melhor para ocupar o lugar de herói da nação do que um homem de origem humilde, trabalhador e que tomou parte de um movimento pelo qual deu a vida? Some-se a isso uma representação visual que o aproximou de Jesus Cristo – e que foi disseminada em várias pinturas, que depois seriam reproduzidas em livros históricos e didáticos.

Caption

A pintura mais famosa, porém, é a de Pedro Américo. Embora fosse o pintor oficial do regime monárquivo brasileiro (autor de O Grito do Ipiranga, que representa a indendência do Brasil de Portugal), ele usou Tiradentes como inspiração para produzir uma série de cinco obras sobre a Inconfidência. Somente uma, Tiradentes suplicado, posteriormente conhecida como Tiradentes esquartejado, foi realizada.

E assim Tiradentes entrou para a história brasileira como grande herói. Para testar seus conhecimentos e o de seus alunos, temos um quiz e material de pesquisa para explorar mais sobre a vida de Tiradentes e o papel da Inconfidência Mineira na formação do Brasil.

 

LEIA MAIS

- Tiradentes é um exemplo de como heróis são construídos
- 9 mitos e verdades sobre a Inconfidência Mineira
- Tiradentes e a Inconfidência Mineira

 

 

 

 

Tags

Guias

Aprofunde sua leitura

Assuntos Relacionados