26

Conheça as melhores obras para se aprofundar na BNCC de Língua Portuguesa

Livros lançados nos últimos anos já trazem alguns dos pressupostos teóricos e metodológicos presentes na BNCC.

Autor: NOVA ESCOLA

Veja as principais referências para planejar as suas aulas. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

A Base Nacional Comum Curricular mantém muitos dos princípios adotados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), sendo que um deles é a centralidade do texto e dos gêneros textuais. Na prática, isso significa que o ensino de português precisa continuar contextualizado, articulado ao uso social da língua. Nesse ampanhado de referências, há diversas sugestões de livros e outros conteúdos para subsidiar os professores na elaboração de aulas alinhadas ao que preconiza a Base. Veja abaixo.

LIVROS

Gêneros orais e escritos na escola, de Bernard Schneuwly e Joaquim Dolz


Traz orientações práticas sobre como ensinar a partir dos gêneros selecionados pela escola a cada ciclo, algo que os PCNs já propunham como metodologia e que a BNCC consolida em seu texto.

Gêneros textuais e ensino, de Ângela Paiva Dionísio, Anna Rachel Machado e Maria Auxiliadora Bezerra (org.)

Apresenta gêneros conhecidos e que adquiriram novas funções comunicativas – em virtude das mudanças nos suportes da mídia escrita --, além de gêneros novos que podem ser trabalhados na escola, indicando como podem ser tratados para efeitos didáticos.

Aula de português: encontro e interação, de Irandé Antunes

Sugere uma reorientação na forma de ensinar língua portuguesa, a partir dos avanços trazidos pelas pesquisas mais recentes envolvendo o tema. Seu foco está nas práticas de leitura, escrita e na reflexão sobre a língua.
 
Práticas de Letramento - Caminhos e Olhares Inovadores, de Ana Maria de Mattos Guimarães, Cristiane Maria Schnack e Delaine Cafiero Bicalho (org.)

Levanta questões acerca do papel do professor na elaboração das aulas e das avaliações, focando, inclusive, a utilização do livro didático em classe.
 
Reflexões Sobre Práticas Escolares de Produção de Texto, de Maria da Graça Costa Val e Gladys Rocha

A partir da visão de que o aluno é sujeito ativo no processo de aprendizado, faz pensar sobre o processo que permite ao estudante dos anos iniciais do Ensino Fundamental apropriar-se das  habilidades textuais-discursivas.

Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas, de Carla Viana Coscarelli e Ana Elisa Ribeiro

Analisa o impacto do contexto tecnológico nas escolas, na forma de aprender e ensinar a língua, com especial atenção às práticas de leitura e escrita.
 
Produção textual, análise de gêneros e compreensão, de Luiz Antonio Marcuschi

Destaca a importância de situar a língua como uma prática social e uma forma de atuar sobre a realidade, analisando, também, os processos de compreensão textual e produção de sentido.
 
Escola conectada: os multiletramentos e as Tics, de Roxane Rojo

Propõe e mostra caminhos possíveis para preparar os alunos com as competências de leitura e produção de textos exigidas na atualidade, de forma que eles possam se reconhecer e atuar nesse contexto tão impactado pela tecnologia.
 
Da fala para a escrita: atividades de retextualização, de Luiz Antonio Marcuschi 

O autor mostra que não há uma dicotomia entre oralidade e escrita, a partir da análise de gêneros textuais variados.
 
Tecnologias para aprender, de Carla Viana Coscarelli (org.)

Traz as reflexões de diversos pesquisadores que se dedicam à questão do letramento digital, para assinalar o que é preciso aprender e ensinar a fim de usar as tecnologias de maneira crítica, a favor da cidadania.
 
Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação, de Yolanda Reyes
É uma referência teórica para o trabalho literário no Ensino Fundamental. A obra dá ênfase à formação de leitores e analisa o lugar da literatura na educação.

VÍDEO 

Língua Portuguesa na BNCC

Disponível em: http://bit.ly/36EsJkh

Neste vídeo, Alice Junqueira, especialista em alfabetização e letramento do Cenpec, fala sobre os pontos fundamentais da BNCC para o componente Língua Portuguesa.


 
DOCUMENTOS

Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC

Disponível em: http://bit.ly/2U6cMAI

A publicação tem o objetivo de apoiar redes, escolas e professores a compreender as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular e como elas progridem ao longo da Educação Básica. 
 
O currículo precisa preparar os alunos para a vida

Disponível em: http://bit.ly/36ycR2B

A Curriculum Foundation (Fundação Curricular) identificou dez princípios de um currículo de alto nível a partir de análises de pesquisas internacionais e de seu trabalho com escolas por todo o mundo, organizados em quatro domínios.

O desafio do professor

Disponível em: http://bit.ly/2tckOgs

Neste conteúdo, especialistas alertam para a formação de professores cujo papel na sala de aula passa a ser o de mentor que orienta os alunos.