Conheça seis gêneros digitais sugeridos pela BNCC

Veja as principais características de alguns deles e seus exemplos

Autor: NOVA ESCOLA

BNCC propõe trabalhar com áudio e vídeo em formatos conhecidos pelos jovens na internet. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

A Base sugere que novos gêneros sejam incorporados às aulas. O professor pode apresentar conteúdos com os quais os jovens já estejam familiarizados, sugerindo um debate sobre dimensões como a maneira como são elaborados e os princípios éticos envolvidos, além de analisar a linguagem em si.

Trailer honesto
Assim como o trailer convencional, é um videoclipe criado para anunciar um filme. No entanto, é geralmente produzido por leigos ou fãs de cinema e não pela indústria, o que faz com que os aspectos negativos prevaleçam nos comentários e cenas. Clique aqui para ver um exemplo.

E-zine
É um fanzine, com características de uma revista temática e periódica, porém, distribuído pelos melos digitais (e-mail ou pela publicação em um site ou canal de vídeos). Conheça alguns exemplos aqui.

Gameplay
Vídeo que mostra um ou mais jogadores interagindo com um determinado game. Ele explora todas as possibilidades do jogo e, em geral, traz orientações aos iniciantes. Veja um exemplo aqui.

Detonado
É uma variação do gameplay. Nesse caso, o vídeo mostra um passo a passo que ensina a vencer cada uma das etapas do jogo, geralmente com legendas de texto ou texto e imagens (capturas de tela). Clique aqui para ver um exemplo.

Pastiche
Caracteriza-se como um texto literário escrito conforme o estilo de outro escritor consagrado. Porém, a função não é criticar o original, justamente o que diferencia o gênero da paródia. Um exemplo é o livro Amor de Capitu, de Fernando Sabino, em que a história do clássico de Machado de Assis Dom Casmurro é recontada do ponto de vista da personagem Capitu.

Ciberpoema
Poemas construídos em meio digital, que suporta animações e permite, em muitos casos, a interação com a produção do autor e até a criação de novos textos. Veja exemplos no site ciberpoesia.com.br