137

Dicas de livros, documentos e cursos para se aprofundar no ensino de Arte

Confira obras de referência e cursos de formação alinhados ao texto da Base para aprofundar seu conhecimento em processos de aprendizagem, documentação pedagógica, avaliação formativa e muito mais

Autor: Rita Trevisan

Confira informações sobre processos de aprendizagem, documentação pedagógica e outros temas. Ilustração: Rita Mayumi/Nova Escola

A Base Nacinal Comum Curricular amplia as possibilidades de experiências com a Arte, de modo que reconheceu a Dança, a Música e o Teatro como linguagens com gama própria de conhecimentos específicos. Além disso, ressalta o papel do aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, podendo expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio das artes. Confira a seguir uma lista de livros, artigos e documentos para aprofundar seu conhecimento em processos de aprendizagem, documentação pedagógica, avaliação formativa e outros temas. 


LIVROS 

Formas de Pensar o Desenho: Desenvolvimento do grafismo infantil, de Edith Derdyk 
Para pensar sobre a linguagem gráfica das crianças, a artista e arte-educadora aborda, nesta obra, o potencial criativo do desenho.   

O Espaço do Desenho: A educação do educador

, de Ana Angélica Albano Moreira
Como professora, Ana Angélica buscou desvendar o processo de criação do desenho, lançando um olhar aprofundado sobre as produções das crianças e os seus relatos.   

Tornando Visível a Aprendizagem: Crianças que aprendem individualmente e em grupo, de Reggio Children
A obra trata do papel das relações no processo de aprendizagem de Artes e analisa o impacto das trocas em grupos para exaltar ou inibir o desenvolvimento individual.

As Cem Linguagens da Criança, de Carolyn Edwards, Lella Gandini e George Forman
Descreve a experiência educativa voltada à primeira infância, aplicada em Reggio Emilia. Traz reflexões sobre metodologias de ensino, uso do espaço e ambiente físico, assim como sobre os papéis dos profissionais que atuam na Educação Infantil.

Arte e Criatividade em Reggio Emilia, de Vea Vechi
O foco é o papel do ateliê e do atelierista nas escolas de Reggio Emilia. Os exemplos da autora são ricos em mostrar a evolução da aprendizagem das crianças a partir das vivências em um ambiente rico e planejado para estimular a criatividade.

Avaliar para Aprender, de Neus Sanmartí
A autora defende que a forma de avaliar, nos processos de ensino e aprendizagem, tem uma importante repercussão nos resultados. Também traz a ideia de que o erro deve ser entendido como uma forma de regular a aprendizagem.

Redes da Criação: Construção da obra de Arte, de Cecília Almeida Salles
Avalia a produção artística e literária pelo percurso da criação, a partir do estudo de rascunhos, diários, anotações e desenhos preparatórios de Louise Bourgois, Ignácio de Loyola Brandão, Bill Viola, Daniel Senise e John Cage, entre outros.

VÍDEO

Arte É Educação: Uma teia de relações
Disponível em: http://bit.ly/2vLWVgu
O vídeo traz um depoimento do artista plástico Carlos Barmak sobre a potencialidade das aulas de Artes na geração de experiências transformadoras, capazes de tirar os estudantes da zona de conforto.

ARTIGOS

As Competências na Educação Escolar: Pouco mais que uma moda e bem menos que um remédio
Disponível em: http://bit.ly/2GWyNdF
No artigo, o professor de psicologia César Coll analisa diversos aspectos relacionados às competências, enquanto dimensões da aprendizagem, e lista erros que devem ser evitados ao trabalhá-las em sala de aula.

O Que o Ensino da Arte Pode Aprender com a Arte?
Disponível em: http://bit.ly/31s3EYO
Reflexões da educadora Marisa Szpigel sobre a relação entre o ensino de Arte na escola e a produção artística contemporânea com exemplos de projetos aplicados em escolas brasileiras.

SITES

Curso de Especialização da ECA - USP - Arte na Educação: teoria e prática
Disponível em: http://bit.ly/2SkmT2u
Realizado pelo Departamento de Música da Universidade, sob a coordenação do Prof. Dr. Pedro Paulo Salles e a vice-coordenação da Profª. Dra. Rosa Iavelberg, tem o objetivo de formar educadores nas linguagens citadas pela Base, incluindo as Artes Integradas.

Curso de Pós-Graduação do Instituto Singularidades - A arte de ensinar arte: expressões singulares
Disponível em: http://bit.ly/381SEDP
Coordenado pela
Profª. Ms. Ana Tatit, propõe ao educador experienciar processos criativos, interagindo com as linguagens artísticas por meio de vivências práticas e reflexivas. Um dos objetivos é que o professor vislumbre as possibilidades de intercâmbio entre as linguagens, para que possa também oferecer práticas educativas significativas, criativas e inteligentes.