GEO4_02UND08 - Os Brasis de Darcy Ribeiro
Plano de Aula
Plano de aula: Os 5 Brasis
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Influência cultural relacionada à migração.
Por: Julliana Rodrigues
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, materiais complementares.
Materiais complementares:
Mapa 5 Brasis de Darcy Ribeiro:
Imagem Brasil diverso- Os 5 Brasis:
Mapa do Brasil para preencher disponível aqui:
Para você saber mais:
Esta proposta de regionalização do Brasil a partir de suas matrizes culturais é apresentada em:
RIBEIRO, Darcy. O Povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
Os “Brasis”: No livro “O Povo Brasileiro”, o antropólogo Darcy Ribeiro aborda a história da formação étnica e cultural do povo brasileiro. Nesta obra lançada no ano de 1995, o autor estabelece 5 “Brasis” diferentes: O Brasil sertanejo, O Brasil crioulo, O Brasil caboclo, O Brasil caipira e o Brasil sulino.
Apesar das diferenças, os brasileiros são um só povo, todos pertencentes a uma mesma etnia, a etnia nacional. O povo brasileiro é um “povo-nação”, como afirma o autor.
BOT, Cláudia Mehler. A multiplicidade dos Brasis na versão de Darcy Ribeiro. Brasil Escola. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/a-multiplicidade-dos-brasis-na-versao-darcy-ribeiro.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia com a turma o texto do slide e diga aos alunos que nessa aula eles conhecerão a proposta do Antropólogo Darcy Ribeiro, que ao estudar o povo brasileiro, sugeriu dividir o território em 5 grandes regiões, partindo de suas origens, características culturais, crenças, e modo de vida.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Em uma roda de conversa, explique aos alunos que Darcy Ribeiro foi um importante Antropólogo brasileiro. Conte que a Antropologia é uma ciência que estuda as origens, os costumes, a organização social, crenças, religiões, isto é: o modo de vida dos povos. Explique que ele fez um estudo da origem e diversidade do povo brasileiro e percebeu que existem 5 grandes grupos distribuídos pelo território brasileiro, que, embora convivam em todas as regiões, apresentam maior concentração em algumas regiões. A partir daí ele propôs a divisão entre os 5 Brasis que a imagem e o mapa a seguir retratam.
Imagem Brasil diverso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7bFMRHDypF8gXRD7mQRAbTa9fSrFxqvYgPSrkJy6PPBBmB2Cm6rukEK8ABC/geo4-02und08-o-brasil-diverso.pdf
Para saber mais:
Existem muitas formas de regionalizar o território brasileiro. Cada área de estudo tem critérios e objetivos de estudo diferentes, por isso encontramos diversas propostas. Os linguistas brasileiros, por exemplo, subdividem o país em dois tipos de falas, a do Norte e a do Sul; outros ainda preferem a dualidade Litoral/Sertão (que parece ter sido adotada por Euclides da Cunha). Os geógrafos, por sua volta, assumem outro critério na sua subdivisão regional do Brasil, apresentado em cinco grandes áreas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Para Darcy Ribeiro, como antropólogo, o método adotado centra-se no homem que lá vive, nas suas características locais, modo de sobrevivência, cultura dotada e a religião que segue (sabe-se que, no Brasil, uma das maiores nações católicas do mundo, permite-se a prática de uma série de outros cultos, tanto os de descendência indígena e africana como as importadas da Europa pelos imigrantes).
Contextualização
Orientações: Em uma roda de conversa, explique aos alunos que Darcy Ribeiro foi um importante Antropólogo brasileiro. Conte que a Antropologia é uma ciência que estuda as origens, os costumes, a organização social, crenças, religiões, isto é: o modo de vida dos povos. Explique que ele fez um estudo da origem e diversidade do povo brasileiro e percebeu que existem 5 grandes grupos distribuídos pelo território brasileiro, que, embora convivam em todas as regiões, apresentam maior concentração em algumas regiões. A partir daí ele propôs a divisão entre os 5 Brasis que a imagem e o mapa a seguir retratam.
Imagem Brasil diverso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7bFMRHDypF8gXRD7mQRAbTa9fSrFxqvYgPSrkJy6PPBBmB2Cm6rukEK8ABC/geo4-02und08-o-brasil-diverso.pdf
Para saber mais:
Existem muitas formas de regionalizar o território brasileiro. Cada área de estudo tem critérios e objetivos de estudo diferentes, por isso encontramos diversas propostas. Os linguistas brasileiros, por exemplo, subdividem o país em dois tipos de falas, a do Norte e a do Sul; outros ainda preferem a dualidade Litoral/Sertão (que parece ter sido adotada por Euclides da Cunha). Os geógrafos, por sua volta, assumem outro critério na sua subdivisão regional do Brasil, apresentado em cinco grandes áreas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Para Darcy Ribeiro, como antropólogo, o método adotado centra-se no homem que lá vive, nas suas características locais, modo de sobrevivência, cultura dotada e a religião que segue (sabe-se que, no Brasil, uma das maiores nações católicas do mundo, permite-se a prática de uma série de outros cultos, tanto os de descendência indígena e africana como as importadas da Europa pelos imigrantes).
Contextualização
Orientações: Explore a imagem com os alunos. Chame a atenção para a diversidade de tipos humanos, e a distribuição deles pelo território. Explique que a imagem tem a intenção de retratar a grande diversidade existente na população brasileira e, mapear a distribuição dos vários grupos em áreas de maior concentração.
Imagem Brasil diverso: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/v7bFMRHDypF8gXRD7mQRAbTa9fSrFxqvYgPSrkJy6PPBBmB2Cm6rukEK8ABC/geo4-02und08-o-brasil-diverso.pdf
Para saber mais:
Existem muitas formas de regionalizar o território brasileiro. Cada área de estudo tem critérios e objetivos de estudo diferentes, por isso encontramos diversas propostas. Os linguistas brasileiros, por exemplo, subdividem o país em dois tipos de falas, a do Norte e a do Sul; outros ainda preferem a dualidade Litoral/Sertão (que parece ter sido adotada por Euclides da Cunha). Os geógrafos, por sua volta, assumem outro critério na sua subdivisão regional do Brasil, apresentado em cinco grandes áreas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Para Darcy Ribeiro, como antropólogo, o método adotado centra-se no homem que lá vive, nas suas características locais, modo de sobrevivência, cultura dotada e a religião que segue (sabe-se que, no Brasil, uma das maiores nações católicas do mundo, permite-se a prática de uma série de outros cultos, tanto os de descendência indígena e africana como as importadas da Europa pelos imigrantes).
Contextualização
Orientações: Localize no mapa cada um dos “5 Brasis” e faça uma breve explicação sobre o que caracteriza cada região:
Brasil Crioulo
Faixa litorânea do Nordeste, presença marcante do negro e cultura de origem africana.
Crioulo é o nome dado ao negro nascido no Brasil, e não os que vieram escravizados.
Brasil Caboclo
Área principal: Amazônia. Presença marcante de populações indígenas, portugueses e nordestinos.
Caboclo: Miscigenação de índio com branco.
Brasil Sertanejo
Área principal: Sertão desde a Caatinga do Nordeste ao Cerrado do Brasil central. Presença do vaqueiro, onde a presença do gado é importante na cultura.
Brasil Caipira
Áreas principais: Interior da região sudeste e centro-sul do país.
Presença marcante do bandeirantismo, indígenas.
Brasil Sulino:
Áreas principais: litoral, faixa central e pampas do Sul.
Abrange 3 grandes grupos: Açorianos, europeus e gaúchos (miscigenação entre indígena e branco)
Para saber mais:
Existem muitas formas de regionalizar o território brasileiro. Cada área de estudo tem critérios e objetivos de estudo diferentes, por isso encontramos diversas propostas. Os linguistas brasileiros, por exemplo, subdividem o país em dois tipos de falas, a do Norte e a do Sul; outros ainda preferem a dualidade Litoral/Sertão (que parece ter sido adotada por Euclides da Cunha). Os geógrafos, por sua volta, assumem outro critério na sua subdivisão regional do Brasil, apresentado em cinco grandes áreas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Para Darcy Ribeiro, como antropólogo, o método adotado centra-se no homem que lá vive, nas suas características locais, modo de sobrevivência, cultura dotada e a religião que segue (sabe-se que, no Brasil, uma das maiores nações católicas do mundo, permite-se a prática de uma série de outros cultos, tanto os de descendência indígena e africana como as importadas da Europa pelos imigrantes).
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: A partir desse momento, a turma deve ser dividida em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.
Leia com a turma a questão do slide. Faça a proposta, pedindo num primeiro momento que localizem o seu município dentro da proposta dos 5 Brasis. A seguir, problematize, pedindo aos grupos que levantem hipóteses sobre quais os que aspectos identificam do seu modo de vida que se encaixam nessa classificação.
Para saber mais:
“Ao pensarmos e falarmos da formação do povo brasileiro, uma palavra logo vem à nossa mente: diversidade. De fato, a história da formação do povo brasileiro tem longa duração e diversas personagens, destacando-se a questão da diversidade que assegura a riqueza da população que vive neste país.
O antropólogo Darcy Ribeiro afirma, em sua obra intitulada “O Povo Brasileiro”, que os brasileiros se sabem, se sentem e se comportam como uma só gente, todos pertencentes a uma mesma etnia, uma etnia nacional, um povo-nação”.
Trecho extraído de:
SILVA, Débora. Povo Brasileiro. Disponível em: <https://www.estudokids.com.br/povo-brasileiro-formacao-e-os-brasis/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Aprofunde as orientações, propondo aos alunos que conversem com os colegas do grupo, e com o professor sobre as origens, os hábitos, os costumes e o modo de vida da população no município onde vivem. Lance perguntas e incentive-os a pensar sobre como poderiam representar o seu município de acordo com esses critérios.
Estimule os alunos para que considerem aspectos culturais da população. Eles deverão usar o contexto atual, levando em conta as migrações, atividades econômicas, manifestações culturais, festas tradicionais, religiões, arte, etc.
a partir de seus conhecimentos sobre seu lugar de vivência, peça que discutam e listem, dentro dos critérios propostos por Darcy Ribeiro, as características do seu modo de vida e aspectos de seu município que justificam a classificação.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Para sistematizar as noções e conceitos trabalhados ao longo do plano, imprima e entregue para cada grupo, uma cópia do mapa do Brasil - somente contorno.
Peça aos grupos que preencham o mapa a seguir com desenhos ou colagem de imagens que retratam diversos aspectos da cultura brasileira. Retorne ao slide 6, e retome a imagem do Brasil diverso, e use-a como exemplo ou modelo do tipo de colagem ou desenhos que os alunos farão em seu próprio mapa.
Se julgar conveniente, oriente para que representem os 5 Brasis de Darcy Ribeiro. Caso contrário, levando-se em conta a ideia central, de que o Brasil é composto por todas essas influências, o mapa pode ser preenchido sem as subdivisões, de modo a retratar a diversidade da população de modo geral. As imagens podem ser obtidas em jornais e revistas, impressas a partir de imagens da internet e/ou desenhadas dentro dos limites do mapa.
Ao final das atividades socialize os resultados através de um mural ou mosaico ilustrado.
Se possível, é conveniente que os mapas sejam impressos em tamanho grande - Folha tamanho A3.
Mapa do Brasil para preencher disponível aqui:
Materiais Cmplementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; Google Jamboard e Wordsearch.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e a própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema, encaminhe aos alunos, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta utilizada pela escola, o seguinte vídeo:
- Existem muitos “Brasis” dentro do Brasil: conheça a História da Arte no Brasil – disponível aqui.
Apesar de o vídeo falar de História da Arte, traz a ideia de vários “Brasis” dentro do Brasil, que é a proposta da aula.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide com o texto, o mapa e a imagem, todos previstos no plano original.
Peça que registrem a relação entre a imagem e o mapa, ou seja, o que querem retratar do Brasil.
Problematização
Encaminhe o slide e peça aos alunos que registrem suas hipóteses sobre a questão problematizadora.
Para localizarem o município onde moram, peça que:
1. Acessem o Atlas Escolar do IBGE, disponível aqui;
2. Cliquem no ícone:
- Mapas do Brasil
3. Em seguida, cliquem no ícone:
- Federação e território
4. Selecionem o mapa:
- Político
Ação propositiva
Encaminhe aos alunos o slide da ação propositiva. Peça que utilizem o Google Jamboard para fazerem o registro desta etapa utilizando as notas adesivas.
Veja o modelo a seguir:
Para ajudar no uso da ferramenta, acesse o tutorial disponível aqui.
Sistematização
Peça aos alunos para criarem um caça-palavras com o tema: Os cinco "Brasis" e suas características.
Eles precisam:
1. Escolher as palavras que serão utilizadas;
2. Assistir ao tutorial para criar caça-palavras, disponível aqui;
3. Acessar o site do Wordsearch, disponível aqui, e fazer o caça-palavras;
4. Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Convite às famílias
Posteriormente, sugira que os alunos que assistam com seus familiares ao vídeo:
- Darcy Ribeiro: O povo brasileiro - disponível aqui.
Leiam com seus familiares:
- Darcy Ribeiro e os brasileiros do Brasil - disponível aqui;
- Projeto Samples do Brasil - disponível aqui;
- Cultura, sustentabilidade e a imagem de destinos turísticos: um estudo comparativo nas sub-regiões do Brasil - disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Julliana Rodrigues
Mentor: Lilian Agliardi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 4°ano
Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo
Objetivo(s) de aprendizagem: Conhecer a proposta regionalização do Brasil segundo matrizes culturais e justificar a classificação de seu município dentro dessa forma de regionalização.
Habilidade (s) da Base: (EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
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