Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, materiais complementares.
Materiais complementares:
Texto para usar na Ação Propositiva no caso da impossibilidade de passar o vídeo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6WqJTXBrKFEbzfRDuKJxrBrAq5HtpMyFqAZzDEUfGmX4dFNp4btjrnHZQ7Rv/geo4-02und06-texto-para-a-acao-propositiva.pdf
Atividade da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PbxX9xdmydyJCXNbFsypdq9q7Jepu2A9e4uKzBsGnb34eFm7nQCN9CBsA7mg/geo4-02und06-quadrinhos-para-a-sistematizacao.pdf
Vídeo da Ação Propositiva:
Cultura dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. Youtube, 2014 (6min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=C5SdrDB1Vf4>. Acesso em: 20 mai 2019.
Para você saber mais:
O processo migratório e a formação de Bento Gonçalves. Município de Bento Gonçalves. Disponível em: <http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/a-cidade/historia-da-imigracao>. Acesso em: 20 mai 2019.
Bento Gonçalves, um pedaço da Itália no Brasil. Disponível em: <http://omelhordaviagem.com/bento-goncalves-um-pedaco-da-italia-no-brasil/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia com a turma o texto do slide e diga aos alunos que nessa aula eles conhecerão um pouco da cultura italiana que faz parte do cotidiano das pessoas que vivem em algumas regiões do sul do Brasil.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia com a turma o texto do slide explicando que o povo italiano veio viver no Brasil e trouxe consigo sua cultura, que está presente até hoje, de várias formas, na vida das pessoas. Diga que Bento Gonçalves é uma cidade do Rio Grande do Sul que recebeu, na época da imigração, muitos italianos que construíram ali suas moradias e fizeram dessa região seu lar. Explique, também, que essa não foi a única região do Brasil que recebeu imigrantes italianos. Esse povo fixou moradia em regiões que ficam desde o estado de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul e em várias delas é possível, ainda hoje, encontrar aspectos da cultura italiana no modo de viver das pessoas.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia com a turma a questão do slide. Peça que as crianças pensem e levantem hipóteses para respondê-la da maneira como conseguirem e imaginarem. Como a cultura italiana é muito difundida e comentada em nosso país, pode ser que aqui as crianças exponham conhecimentos prévios e familiares que já possuam e que digam frases como: “Eu como macarronada aos domingos e minha mãe disse que esse prato é italiano”, “Meu pai diz que minha irmã fala alto igual italiana”, “Eu gosto de pizza” etc. Escute as ideias das crianças que elas mesmas usarão como base para formação de suas conclusões no decorrer da aula.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Passe para a turma o vídeo que contém um curto documentário sobre a cultura italiana em Bento Gonçalves.
Abra uma discussão com a turma sobre os aspectos da cultura italiana presentes na vida das pessoas da região ainda nos dias de hoje. Liste no quadro esses aspectos enquanto conversa com a turma sobre eles (arquitetura, culinária, criação de ovelhas e produção de derivados do seu leite, plantação de uvas, fabricação de vinho e suco de uva, erva mate etc).
Pergunte para a turma se alguém conhece algum outro costume, cultura ou tradição trazida pelos imigrantes italianos e que faz parte do nosso cotidiano. Aqui as crianças podem citar algumas coisas que observam em suas próprias famílias ou em que já viram em algum lugar como costumes culinários ou de alimentação, maneiras de falar, hábitos, nomes etc. Junte as ideias trazidas pelas crianças aos aspectos observados vídeo, escrevendo-as também no quadro.
O vídeo está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=C5SdrDB1Vf4
No caso da impossibilidade de passar o vídeo para os alunos, leia com eles o texto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6WqJTXBrKFEbzfRDuKJxrBrAq5HtpMyFqAZzDEUfGmX4dFNp4btjrnHZQ7Rv/geo4-02und06-texto-para-a-acao-propositiva.pdf