Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Para essa aula, as crianças precisarão fazer uma pesquisa prévia sobre onde nasceram seus pais e avós maternos e paternos. Também descobrirão nessa pesquisa as histórias dos motivos de migração e deslocamento dos seus familiares. Peça que as crianças conversem em casa para descobrir essas informações e anotem na folha impressa do material complementar destinado à pesquisa.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, pesquisa realizada previamente pelos alunos.
Materiais complementares:
Folha para pesquisa - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EhGQcd567BaxUfms5rmz8sTJujDVT3p3aJeR6cX7WWhappS9ZXyNkN7TeNrd/geo4-02und02-folha-para-pesquisa.pdf
Para você saber mais:
Sobre os movimentos migratórios - http://www.mundodageografia.com.br/movimentos-migratorios/
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Explique que nessa aula descobriremos que as pessoas podem deixar o lugar onde nasceram para viver em outros lugares.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia com a turma o trecho da música Eu, do grupo Palavra Cantada. Peça que as crianças identifiquem os locais onde nasceram as pessoas de quem a música fala. Para que os deslocamentos de pessoas ocorridos na letra da música fiquem claros para as crianças, explique onde fica Curitiba e o que significa ser gaúcho, onde nasceu a pessoa que é gaúcha. Destaque que, na música, membros próximos de uma mesma família nasceram em lugares diferentes do nosso país. Pergunte para as crianças como elas acham que isso seja possível e se isso poderia acontecer na vida real.
O trecho da música presente no slide é curtinho, mas muito significativo. A música completa é riquíssima e traz outros exemplos de membros de uma mesma família que nasceram em lugares diferentes do país. Se julgar apropriado, toque a música completa ou passe o clipe dela para os alunos e analise com eles os outros exemplos e detalhes da obra.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia com a turma a questão do slide. Pergunte para os alunos por que eles acham que as pessoas deixam o lugar onde nasceram para viver em outro lugar. Pergunte ainda onde eles acham que os pais e avós dos amigos nasceram, se imaginam que os familiares de todos nasceram no mesmo lugar. Instigue as crianças a pensarem sobre o tema fazendo perguntas como “Será que conhecemos alguém que nasceu em outra cidade? E em outro estado? E em outro país?”, “Será que os nossos familiares deixaram o lugar onde nasceram para viver em outro lugar?”, “Vocês conhecem a história de alguém que saiu de muito longe para viver aqui na nossa cidade?”.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Para fazer essa etapa da aula as crianças usarão a pesquisa previamente realizada, como descrito no primeiro slide. Entregue para os alunos um mapa político do estado onde vivem, sem cores. Peça que todos pintem no mapa as cidades onde nasceram seus pais e avós maternos e paternos. Peça ainda que as crianças escrevam a identificação do seu parente que nasceu em cada lugar. Por exemplo: pinta a cidade onde a avó materna nasceu e escreve ali “avó materna”.
Peça, agora, que as crianças compartilhem com a turma os mapas onde marcaram os lugares de nascimento dos seus familiares.
Com a turma, monte um painel utilizando os mapas produzidos pelas crianças. Crie com elas um título bastante apropriado para o painel (como, por exemplo, “os deslocamentos das nossas famílias”).
Como adequar à sua realidade:
Se na turma com a qual você trabalha há crianças cujos familiares nasceram em outro estado ou país, adeque o mapa àquele que melhor se encaixa à sua realidade, ou seja, ao invés de usar uma mapa do estado, você pode usar um mapa do Brasil ou até um mapa Mundi para fazer essa atividade. No caso do mapa do Brasil, você pode pedir que as crianças pintem o estado onde seus familiares nasceram e no caso do mapa Mundi, peça que as crianças pintem o país onde nasceram seus familiares.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Peça que as crianças compartilhem com a turma as histórias (que descobriram nas pesquisas) sobre os motivos que levaram aos deslocamentos dos seus familiares.
Faça com que a turma perceba que, por vários motivos, as pessoas podem deixar o lugar onde nasceram para viverem em outros lugares, e que isso não é algo raro de acontecer.
Peça que as crianças escrevam frases que contenham partes das histórias particulares dos deslocamentos das suas famílias para serem agregadas ao painel montado por elas na etapa anterior da aula, como, por exemplo: “Meu avô deixou a cidade onde nasceu em busca de melhores condições de vida”, “Minha avó veio morar nessa cidade pois se casou com alguém que morava aqui”, “Meu pai se deslocou porque mudou de emprego”, etc.
Crie com a turma também um pequeno texto coletivo, para ser usado como legenda para o painel, explicando que as pessoas nem sempre moram no local onde nasceram, que as pessoas por diferentes motivos se deslocam para viverem em outros lugares, etc.