Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE02 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.
Na sistematização dessa aula os alunos confeccionarão um jogo da memória. Para isso, prepare previamente 5 conjuntos contendo 20 cartas em branco cada um. As cartas devem ser de um papel branco tipo cartolina e ter, em média, 5x5cm.
Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, cartolina para confecção do jogo da memória.
Materiais complementares:
Vídeo da Contextualização:
Tu Tu Tu Tupi. Youtube, 2012 (2min16seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1EMo-MeIKzQ>. Acesso em: 20 mai 2019.
Perguntas da Ação Propositiva:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6GbQhfbT7ugdRxVqWxJHJdUDDmeQJ2gRty53fn6CaeBBJzayFPzKj2CMjzSX/geo4-02und04-perguntas-da-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Influência indígena na língua portuguesa. Recanto das Letras. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/artigos/4945746>. Acesso em: 20 mai 2019.
Dicionário ilustrado Tupi-guarani. Disponível em: <https://www.dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Dicionário indígena (online). Disponível em: <http://dicionarioindigena.blogspot.com/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia com a turma o texto do slide e diga aos alunos que nessa aula eles conhecerão aspectos da cultura indígena que estão muito presentes no nosso dia a dia.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Passe para a turma o clipe da música Tupi do programa infantil Cocoricó da TV Cultura
Tu Tu Tu Tupi. Youtube, 2012 (2min16seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1EMo-MeIKzQ>. Acesso em: 20 mai 2019.
Caso não tenha recursos audiovisuais para passar o clipe, você pode somente tocar a música para que a turma escute ou imprimir a letra e cantar junto com a turma.
Abra, então, uma discussão com a turma perguntando sobre o que fala a música. Deixe que as crianças exponham suas opiniões, percepções e interpretações pessoais sobre a letra da canção. Espera-se que as crianças cheguem à conclusão de que muitas palavras presentes hoje no nosso dia a dia são de origem tupi-guarani e que a cultura indígena está, então, presente no nosso cotidiano.
Explique que quando os portugueses vieram para o território que daria origem ao Brasil, trouxeram consigo toda a sua cultura, inclusive o idioma português. Eles encontraram um território todo habitado por diversos povos indígenas, cada um com seus costumes, suas tradições, seu modo de vida e sua língua própria. Assim, não existe apenas uma língua indígena, existem muitas, e o tupi-guarani é apenas uma dessas línguas faladas pelos povos indígenas. Diferente do que diz a letra da música, quem andou pelo território foram os colonizadores europeus, e, a partir daí, diversas palavras de inúmeras línguas indígenas diferentes foram se fundindo ao idioma trazido pelo colonizador.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia com a turma as questões do slide. Estimule que as crianças pensem no assunto fazendo perguntas como:
- Será que vocês usam palavras de origem indígena para se comunicarem?
- Será que usamos em nosso dia a dia muitas palavras de origem indígena?
- Vocês conseguem identificar essas palavras?
Deixe que os alunos exponham suas ideias e levantem suas hipóteses sobre as palavras de origem indígena que usamos no nosso cotidiano. Pergunte ainda por que eles acham que as palavras que citaram são de origem indígena.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Divida a sala em 5 grupos. Diga à turma que cada grupo é um time e que você fará algumas perguntas para que eles tentem descobrir as respostas. O grupo que acertar primeiro cada uma das perguntas marca ponto.
Utilize as perguntas sugeridas no material complementar e se preferir elabore outras para complementar ou modificar o jogo.
Vá anotando no quadro as respostas corretas para as perguntas que você fizer, depois que um dos grupos a acertar.
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6GbQhfbT7ugdRxVqWxJHJdUDDmeQJ2gRty53fn6CaeBBJzayFPzKj2CMjzSX/geo4-02und04-perguntas-da-acao-propositiva.pdf
Finalizado o jogo você terá no quadro uma lista de palavras de origem indígena que utilizamos no nosso cotidiano.
Explique para a turma que todas as palavras que eles acabaram de utilizar nesse jogo são palavras de origem indígena. Complemente a lista com mais algumas palavras (você pode utilizar os dicionários sugeridos no primeiro slide para escolher as palavras). Se julgar apropriado transforme essa lista de palavras em um cartaz ou mural que poderá ser consultado pelas crianças no dia a dia.
Se a escola tiver um laboratório de informática você pode transformar esse jogo em um game online utilizando a ferramenta Kahoot (https://kahoot.com/ para fazer o jogo e https://kahoot.it/ para jogar). Essa ferramenta é muito simples de usar e torna o jogo muito mais dinâmico e atrativo para as crianças. No próprio site há um breve tutorial sobre como utilizar a ferramenta.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Entregue para cada grupo 20 cartas em branco previamente preparadas conforme orientações do primeiro slide.
Peça que os grupos escolham 10 palavras da lista organizada na etapa anterior da aula e as escrevam, cada palavra em uma carta. Feito isso, peça que as crianças desenhem nas cartas restantes uma imagem para cada palavra que escolheram. Por exemplo, se o grupo escolheu a palavra abacaxi, então as crianças irão escrever a palavra abacaxi em uma carta e desenhar um abacaxi em outra carta e assim por diante com as 10 palavras escolhidas.
Terminado o trabalho, cada grupo terá confeccionado um jogo da memória com palavras de origem indígena que usamos no nosso dia a dia.
Deixe que as crianças joguem durante o tempo de aula que restar.