Resumo da Aula
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, exponha aos estudantes, no início da aula, seu objetivo, essa é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Inicie perguntando a alguns alunos o que eles entendem pela operação de multiplicação. Depois pergunte aos outros o que eles entendem por divisão.
A partir daí, comente que as operações de divisão e multiplicação são inversas e que, tendo uma multiplicação de dois fatores gerando um produto, podemos fazer divisões a partir do produto entre os dois fatores.
Solicite então que os alunos respondam a Atividade de Retomada.
Propósito: Desenvolver e fortalecer nos alunos a noção de que a multiplicação e a divisão são operações inversas.
Materiais complementares para impressão:
Retomada
Resolução da retomada
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientação: Nesta atividade, pretende-se levar os alunos a reconhecerem a multiplicação e divisão como operações inversas, fazendo ou não, uso dos algoritmos usuais. Para isso, ele terá de analisar os quadros apresentados, verificando quais números devem ser inseridos nos espaços em branco, se fazem sentido e se estão relacionados com seus vizinhos, de acordo com as operações indicadas nas setas. Dessa forma, não espera-se que os alunos preencham os quadros com números quaisquer, mas que verifiquem e entendam o significado do número que está sendo inserido nas operações indicadas.
Vale ser ressaltados alguns pontos a respeito desta atividade:
- O aluno pode optar por utilizar o número 1 nos quadrados menores para facilitar seus cálculos, não consistindo necessariamente num erro, desde que de acordo com as operações indicadas.
- Em alguns quadros, não há um padrão de preenchimento nos quadrados menores. No caso do slide 5, todos os quadros possuem valores iguais nos quadrados menores, já no slide 6, esses valores variam.
- O aluno terá de verificar se os números que ele está inserindo nos quadros fazem sentido com as respectivas operações e valores vizinhos.
Propósito: Trabalhar com os alunos a ideia de multiplicação e divisão como operações inversas, fazendo ou não uso dos algoritmos usuais.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução do atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientação: Nesta atividade, pretende-se levar os alunos a reconhecerem a multiplicação e divisão como operações inversas, fazendo ou não, uso dos algoritmos usuais. Para isso, ele terá de analisar os quadros apresentados, verificando quais números devem ser inseridos nos espaços em branco, se fazem sentido e se estão relacionados com seus vizinhos, de acordo com as operações indicadas nas setas. Dessa forma, não espera-se que os alunos preencham os quadros com números quaisquer, mas que verifiquem e entendam o significado do número que está sendo inserido nas operações indicadas.
Vale ser ressaltados alguns pontos a respeito desta atividade:
- O aluno pode optar por utilizar o número 1 nos quadrados menores para facilitar seus cálculos, não consistindo necessariamente num erro, desde que de acordo com as operações indicadas.
- Em alguns quadros, não há um padrão de preenchimento nos quadrados menores. No caso do slide 5, todos os quadros possuem valores iguais nos quadrados menores, já no slide 6, esses valores variam.
- O aluno terá de verificar se os números que ele está inserindo nos quadros fazem sentido com as respectivas operações e valores vizinhos.
Propósito: Trabalhar com os alunos a ideia de multiplicação e divisão como operações inversas, fazendo ou não uso dos algoritmos usuais.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 a 6).
Orientação: Nesta atividade, pretende-se levar os alunos a reconhecerem a multiplicação e divisão como operações inversas, fazendo ou não, uso dos algoritmos usuais. Para isso, ele terá de analisar os quadros apresentados, verificando quais números devem ser inseridos nos espaços em branco, se fazem sentido e se estão relacionados com seus vizinhos, de acordo com as operações indicadas nas setas. Dessa forma, não espera-se que os alunos preencham os quadros com números quaisquer, mas que verifiquem e entendam o significado do número que está sendo inserido nas operações indicadas.
Vale ser ressaltados alguns pontos a respeito desta atividade:
- O aluno pode optar por utilizar o número 1 nos quadrados menores para facilitar seus cálculos, não consistindo necessariamente num erro, desde que de acordo com as operações indicadas.
- Em alguns quadros, não há um padrão de preenchimento nos quadrados menores. No caso do slide 5, todos os quadros possuem valores iguais nos quadrados menores, já no slide 6, esses valores variam.
- O aluno terá de verificar se os números que ele está inserindo nos quadros fazem sentido com as respectivas operações e valores vizinhos.
Propósito: Trabalhar com os alunos a ideia de multiplicação e divisão como operações inversas, fazendo ou não uso dos algoritmos usuais.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8).
Orientações: Inicie esse momento solicitando que alguns alunos compartilhem suas soluções, mesmo que eles não tenham chegado a esse resultado, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos, onde e por que o erro ocorreu, e como poderia ser corrigido.
Logo em seguida, apresente soluções do slide para a turma, solicitando que verifiquem se as respostas exibidas estão corretas e que expliquem o motivo.
Com isso será possível se estabelecer um importante momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem eficaz.
Ao utilizar esta estratégia, você estará motivando seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.
Nas Atividades Complementares, você encontrará mais problemas relacionados ao conteúdo estudado e também um desafio, que levará os alunos a aprofundarem ainda mais seus conhecimentos.
Propósito: Motivar os alunos a compartilharem suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Discuta com a Turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7 e 8).
Orientações: Inicie esse momento solicitando que alguns alunos compartilhem suas soluções, mesmo que eles não tenham chegado a esse resultado, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos, onde e por que o erro ocorreu, e como poderia ser corrigido.
Logo em seguida, apresente soluções do slide para a turma, solicitando que verifiquem se as respostas exibidas estão corretas e que expliquem o motivo.
Com isso será possível se estabelecer um importante momento de aprendizagem e compartilhamento de conhecimentos entre você e seus alunos, de modo que através do erro cometido, seja construída uma aprendizagem eficaz.
Ao utilizar esta estratégia, você estará motivando seus alunos a participarem da aula, a exporem seus erros sem medo de serem punidos em sala de aula e a aprenderem de forma colaborativa.
Nas Atividades Complementares, você encontrará mais problemas relacionados ao conteúdo estudado e também um desafio, que levará os alunos a aprofundarem ainda mais seus conhecimentos.
Propósito: Motivar os alunos a compartilharem suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Discuta com a Turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
Encerramento
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Encerre a atividade ressaltando a multiplicação e divisão como operações inversas.
Levante questionamentos que os instigue a pensar a respeito das diferentes formas de utilização desse conhecimento.
Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando-se também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado.
Discuta com a Turma:
- Vocês conseguem imaginar situações do seu dia a dia onde podemos utilizar a ideia de multiplicação e divisão como operações inversas? Quais delas?
- Você sentiu alguma dificuldade durante a aula? Qual?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto.
Você pode procurar identificar as estratégias de resoluções de cada aluno e também se eles estão conseguindo resolver a situação apresentada.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.
Discuta com a Turma:
- Bia e Júnior acertaram? Por quê?
- O que eles poderiam ter feito para evitar os erros?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução do atividade complementar