Atividade 01 - O transporte de produtos e a influência no valor final.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: O meio de transporte e as implicações no valor final do produto
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos e trata de aspectos da produção de um produto e suas implicações no preço final. Este é um plano que inicia discussões sobre produção de produto e as tecnologias utilizadas, o impacto ambiental e o preço final do produto para o consumo. Nele, serão abordadas habilidades dos componentes curriculares Ciências e Geografia, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Produção de produtos.
- Meios de circulação dos produtos.
- Consumo consciente.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer os processos de produção de produtos.
- Caracterizar as diferentes formas de circulação de produtos.
- Relacionar o tipo de transporte com o custo somado ao valor final do produto.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para este plano propõe-se utilizar a estratégia de sala de aula invertida, que consiste em conhecer alguns aspectos da temática por meio de vídeos, podcasts, artigos, reportagens, fundamentais para o desenvolvimento da proposta. Na perspectiva de sala de aula invertida, combine com a turma de assistir previamente ao vídeo “Produtor fala de rentabilidade do Açaí”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SYZ85TC4u-Y, que destaca a popularização e a produção do produto no Brasil e no mundo. Reforce que o vídeo faz parte da realização deste plano, e é fundamental assistir a ele para o desenvolvimento das propostas.
Caso os estudantes não possuam acesso à internet em casa, seguem sugestões de estratégias a serem utilizadas:
- Organizar para que os estudantes assistam ao vídeo em momento anterior à aplicação do plano na sala de aula.
- Utilizar aparelhos conectados à internet para que os estudantes possam assistir ao vídeo (coletivamente ou em pequenos grupos).
Caso a escola também não disponha de internet, baixe o vídeo em um dispositivo conectado previamente e encaminhe aos estudantes ou prepare um momento para que assistam ao vídeo juntos. Também é possível escrever um resumo das informações presentes no vídeo e compartilhar com eles.
No decorrer do plano, há adaptações para as escolas que possuem acesso aos notebooks e/ou internet, como a utilização de planilhas eletrônicas e sites de pesquisa.
Para a aplicação deste plano, os estudantes já devem ter sido apresentados às ideias de valor de produto, consumo consciente e orçamento. Abaixo, seguem sugestões de planos de aula que tratam dessas temáticas.
O valor das coisas. Precificando produtos e serviços
Para se aprofundar
Neste plano será utilizada a estratégia de sala de aula invertida. Para compreender melhor a estratégia, acesse a reportagem:
- O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida. Acesso em 05 Dez. 2021.
Para saber mais sobre o açaí, sua popularização, influência na economia e origem, acesse:
- Como o açaí conquistou o mundo. Disponível em: https://super.abril.com.br/especiais/as-raizes-do-acai/. Acesso em 06 Dez. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Dispositivo eletrônico com acesso à internet, se possível.
- Atividade 1, disponível nos materiais complementares deste plano (uma cópia para cada grupo).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS