Plano de aula: O meio de transporte e as implicações no valor final do produto

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e trata de aspectos da produção de um produto e suas implicações no preço final. Este é um plano que inicia discussões sobre produção de produto e as tecnologias utilizadas, o impacto ambiental e o preço final do produto para o consumo. Nele, serão abordadas habilidades dos componentes curriculares Ciências e Geografia, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui.

Objeto de conhecimento

• Produção de produtos.
  • Meios de circulação dos produtos.
  • Consumo consciente.

Objetivos de aprendizagem

• Reconhecer os processos de produção de produtos.
  • Caracterizar as diferentes formas de circulação de produtos.
  • Relacionar o tipo de transporte com o custo somado ao valor final do produto.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para este plano propõe-se utilizar a estratégia de sala de aula invertida, que consiste em conhecer alguns aspectos da temática por meio de vídeos, podcasts, artigos, reportagens, fundamentais para o desenvolvimento da proposta. Na perspectiva de sala de aula invertida, combine com a turma de assistir previamente ao vídeo “Produtor fala de rentabilidade do Açaí”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SYZ85TC4u-Y, que destaca a popularização e a produção do produto no Brasil e no mundo. Reforce que o vídeo faz parte da realização deste plano, e é fundamental assistir a ele para o desenvolvimento das propostas.

Caso os estudantes não possuam acesso à internet em casa, seguem sugestões de estratégias a serem utilizadas:

• Organizar para que os estudantes assistam ao vídeo em momento anterior à aplicação do plano na sala de aula.
  • Utilizar aparelhos conectados à internet para que os estudantes possam assistir ao vídeo (coletivamente ou em pequenos grupos).

Caso a escola também não disponha de internet, baixe o vídeo em um dispositivo conectado previamente e encaminhe aos estudantes ou prepare um momento para que assistam ao vídeo juntos. Também é possível escrever um resumo das informações presentes no vídeo e compartilhar com eles.

No decorrer do plano, há adaptações para as escolas que possuem acesso aos notebooks e/ou internet, como a utilização de planilhas eletrônicas e sites de pesquisa.

Para a aplicação deste plano, os estudantes já devem ter sido apresentados às ideias de valor de produto, consumo consciente e orçamento. Abaixo, seguem sugestões de planos de aula que tratam dessas temáticas.

Pesquisa de preço

O valor das coisas. Precificando produtos e serviços

Para se aprofundar

Neste plano será utilizada a estratégia de sala de aula invertida. Para compreender melhor a estratégia, acesse a reportagem:

Para saber mais sobre o açaí, sua popularização, influência na economia e origem, acesse:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

• Dispositivo eletrônico com acesso à internet, se possível.
  • Atividade 1, disponível nos materiais complementares deste plano (uma cópia para cada grupo).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA