Plano de Aula

Plano de aula: O meio de transporte e as implicações no valor final do produto

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos e trata de aspectos da produção de um produto e suas implicações no preço final. Este é um plano que inicia discussões sobre produção de produto e as tecnologias utilizadas, o impacto ambiental e o preço final do produto para o consumo. Nele, serão abordadas habilidades dos componentes curriculares Ciências e Geografia, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Produção de produtos.
  • Meios de circulação dos produtos.
  • Consumo consciente.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer os processos de produção de produtos.
  • Caracterizar as diferentes formas de circulação de produtos.
  • Relacionar o tipo de transporte com o custo somado ao valor final do produto.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para este plano propõe-se utilizar a estratégia de sala de aula invertida, que consiste em conhecer alguns aspectos da temática por meio de vídeos, podcasts, artigos, reportagens, fundamentais para o desenvolvimento da proposta. Na perspectiva de sala de aula invertida, combine com a turma de assistir previamente ao vídeo “Produtor fala de rentabilidade do Açaí”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SYZ85TC4u-Y, que destaca a popularização e a produção do produto no Brasil e no mundo. Reforce que o vídeo faz parte da realização deste plano, e é fundamental assistir a ele para o desenvolvimento das propostas.

Caso os estudantes não possuam acesso à internet em casa, seguem sugestões de estratégias a serem utilizadas:

  • Organizar para que os estudantes assistam ao vídeo em momento anterior à aplicação do plano na sala de aula.
  • Utilizar aparelhos conectados à internet para que os estudantes possam assistir ao vídeo (coletivamente ou em pequenos grupos).

Caso a escola também não disponha de internet, baixe o vídeo em um dispositivo conectado previamente e encaminhe aos estudantes ou prepare um momento para que assistam ao vídeo juntos. Também é possível escrever um resumo das informações presentes no vídeo e compartilhar com eles.

No decorrer do plano, há adaptações para as escolas que possuem acesso aos notebooks e/ou internet, como a utilização de planilhas eletrônicas e sites de pesquisa.

Para a aplicação deste plano, os estudantes já devem ter sido apresentados às ideias de valor de produto, consumo consciente e orçamento. Abaixo, seguem sugestões de planos de aula que tratam dessas temáticas.

Pesquisa de preço

O valor das coisas. Precificando produtos e serviços

Para se aprofundar

Neste plano será utilizada a estratégia de sala de aula invertida. Para compreender melhor a estratégia, acesse a reportagem:

Para saber mais sobre o açaí, sua popularização, influência na economia e origem, acesse:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Dispositivo eletrônico com acesso à internet, se possível.
  • Atividade 1, disponível nos materiais complementares deste plano (uma cópia para cada grupo).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS