Plano de Aula

Plano de aula: A melhor fonte de energia

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 8º ano do Ensino Fundamental, envolvendo os componentes curriculares Geografia, Ciências e Língua Inglesa. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas aqui em sua totalidade. Com ele os estudantes retomarão o conceito de fontes de energia renováveis e não-renováveis. Posteriormente, por meio de um estudo de caso, serão levados a comparar as diferentes fontes de energia, estabelecendo uma relação custo-benefício para escolher qual seria a melhor fonte de energia a ser utilizada no país, considerando a opção mais econômica a longo prazo para o governo e para o consumidor final.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Fontes de energia renováveis e não-renováveis.
  •  Custo da energia.

Objetivos de aprendizagem

  • Diferenciar fontes de energia renováveis e não-renováveis.
  • Comparar as diversas fontes de energia.
  • Identificar as vantagens e as desvantagens da geração de energia por diferentes fontes.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

10. Responsabilidade e cidadania