Plano de Aula
Plano de aula: A melhor fonte de energia
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 8º ano do Ensino Fundamental, envolvendo os componentes curriculares Geografia, Ciências e Língua Inglesa. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas aqui em sua totalidade. Com ele os estudantes retomarão o conceito de fontes de energia renováveis e não-renováveis. Posteriormente, por meio de um estudo de caso, serão levados a comparar as diferentes fontes de energia, estabelecendo uma relação custo-benefício para escolher qual seria a melhor fonte de energia a ser utilizada no país, considerando a opção mais econômica a longo prazo para o governo e para o consumidor final.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Fontes de energia renováveis e não-renováveis.
- Custo da energia.
Objetivos de aprendizagem
- Diferenciar fontes de energia renováveis e não-renováveis.
- Comparar as diversas fontes de energia.
- Identificar as vantagens e as desvantagens da geração de energia por diferentes fontes.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para essa aula é importante que os estudantes saibam o que são fontes de energia. Caso seja possível, disponibilize equipamentos eletrônicos para que a turma possa acessar a internet.
Para se aprofundar
Para aprofundamento e como material de pesquisa para a realização das atividades propostas, os estudantes poderão acessar a página da internet da Empresa de Pesquisa Energética do Governo Federal, disponível no link: FONTES DE ENERGIA (epe.gov.br), acesso em Jan. 2022. Na página, além da diferenciação entre fontes renováveis e não-renováveis, os estudantes poderão saber um pouco mais sobre as principais fontes de energia.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Aparelhos eletrônicos para que os estudantes possam acessar a internet.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO