Atividade para impressão - Rotação por estações 01
Estação 1 – Poluição causada por veículos
Plano de Aula
Por: Eliane de Siqueira
O objetivo deste plano é que os estudantes do 6º e 7º ano identifiquem ações do cotidiano que contribuíram, ao longo do tempo, para que as mudanças climáticas se tornassem um problema não só para a espécie humana, mas para todos os seres vivos. A proposta busca caracterizar a atmosfera com seus agentes naturais e mostrar os elementos antrópicos que provocaram sua alteração ao longo do tempo, comprometendo a qualidade do ar e modificando o clima do planeta.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
5. Cultura digital.
7. Argumentação.
10. Responsabilidade e cidadania.
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Tempo previsto: 50 minutos.
Orientações gerais:
Antes da aula
Oriente a turma para uma pesquisa sobre as características da atmosfera. Diga que esse conteúdo será usado na atividade da aula seguinte. Você pode usar uma pergunta disparadora como:
- O que temos na atmosfera?
A ideia é que os estudantes possam listar elementos naturais e antrópicos, sem que essa categorização seja feita previamente. É um momento de investigação livre que apoiará as construções propostas ao longo da aula.
Considerando as especificidades da turma, avalie a necessidade de sugerir fontes para essa pesquisa e indique alguns recursos complementares, como livros, revistas e sites. Dialogue com a turma sobre o que é importante considerar em uma pesquisa, como identificar fontes confiáveis para essa consulta e como as informações coletadas podem ser registradas para uso em atividades futuras.
Conversa inicial
Tempo previsto: 10 minutos.
Inicie a aula compartilhando as ideias investigadas pelos estudantes. A proposta era que pesquisassem o que temos na atmosfera sem que, nesse momento, ocorresse a categorização dos aspectos naturais ou antrópicos.
Organize no quadro as características levantadas pela turma, destacando as que foram citadas em maior número para que possam compor uma nuvem de palavras sobre o assunto.
Isso pode ser feito de forma analógica ou digital, com o uso de aplicativos como o Mentimeter ou WordClouds.
Chame a atenção do grupo para a característica mais citada e acrescente outras durante a sua mediação. É importante que a nuvem de palavras tenha elementos decorrentes da composição natural da atmosfera, como oxigênio, vapor d' água e nitrogênio. E também exemplos de elementos que se acumularam em decorrência da poluição, como os gases do efeito estufa.
Esse é um momento de levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes. Portanto, colete as ideias produzidas por eles e as complemente para garantir a diversidade na caracterização desses elementos.
É possível realizar alguns questionamentos aos estudantes, avaliando o engajamento e a participação na tarefa prévia. Isso ajuda na coleta de evidências sobre as aprendizagens desenvolvidas pela turma e os desafios que precisam ser superados em atividades futuras.
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