Plano de Aula

Plano de aula: Clube de Ciências: o que tenho a ver com as mudanças climáticas?

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

O objetivo deste plano é que os estudantes do 6º e 7º ano identifiquem ações do cotidiano que contribuíram, ao longo do tempo, para que as mudanças climáticas se tornassem um problema não só para a espécie humana, mas para todos os seres vivos. A proposta busca caracterizar a atmosfera com seus agentes naturais e mostrar os elementos antrópicos que provocaram sua alteração ao longo do tempo, comprometendo a qualidade do ar e modificando o clima do planeta.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Atmosfera e mudanças climáticas.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer os elementos formadores da atmosfera.
  • Identificar fatores que comprometem a qualidade do ar e interferem nas características naturais da atmosfera e da camada de ozônio.
  • Relacionar as ações antrópicas às mudanças climáticas, reconhecendo formas de agir em prol de melhorias.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

5. Cultura digital.

7. Argumentação.

10. Responsabilidade e cidadania.

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos.

Orientações gerais:

Antes da aula

Oriente a turma para uma pesquisa sobre as características da atmosfera. Diga que esse conteúdo será usado na atividade da aula seguinte. Você pode usar uma pergunta disparadora como:

- O que temos na atmosfera?

A ideia é que os estudantes possam listar elementos naturais e antrópicos, sem que essa categorização seja feita previamente. É um momento de investigação livre que apoiará as construções propostas ao longo da aula.

Considerando as especificidades da turma, avalie a necessidade de sugerir fontes para essa pesquisa e indique alguns recursos complementares, como livros, revistas e sites. Dialogue com a turma sobre o que é importante considerar em uma pesquisa, como identificar fontes confiáveis para essa consulta e como as informações coletadas podem ser registradas para uso em atividades futuras.

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 10 minutos.

Inicie a aula compartilhando as ideias investigadas pelos estudantes. A proposta era que pesquisassem o que temos na atmosfera sem que, nesse momento, ocorresse a categorização dos aspectos naturais ou antrópicos.

Organize no quadro as características levantadas pela turma, destacando as que foram citadas em maior número para que possam compor uma nuvem de palavras sobre o assunto.

Isso pode ser feito de forma analógica ou digital, com o uso de aplicativos como o Mentimeter ou WordClouds.

Chame a atenção do grupo para a característica mais citada e acrescente outras durante a sua mediação. É importante que a nuvem de palavras tenha elementos decorrentes da composição natural da atmosfera, como oxigênio, vapor d' água e nitrogênio. E também exemplos de elementos que se acumularam em decorrência da poluição, como os gases do efeito estufa.

Esse é um momento de levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes. Portanto, colete as ideias produzidas por eles e as complemente para garantir a diversidade na caracterização desses elementos.

É possível realizar alguns questionamentos aos estudantes, avaliando o engajamento e a participação na tarefa prévia. Isso ajuda na coleta de evidências sobre as aprendizagens desenvolvidas pela turma e os desafios que precisam ser superados em atividades futuras.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF06CI11 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS