Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Os Retângulos dos Vitrais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Semelhança de figuras planas e transformações no espaço.
Por: Eduardo Post
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Eduardo Post
Mentor: Lara Martins Barbosa
Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
Relacionada a EF09MA12 - Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.
Objetivos específicos
- Compreender o que é semelhança de retângulos.
- Identificar/calcular a razão de semelhança.
- Relacionar a semelhança entre retângulos e movimentos de transformações no espaço.
Conceito-chave
Razão de semelhança em retângulos.
Recursos necessários
Lápis de colorir, vitrais impressos (malha quadriculada) e régua.
Vocabulário que será adquirido nesta aula
Semelhança entre retângulos, razão de semelhança, ampliação, redução.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Compreender o que é semelhança de retângulos.
- Identificar/calcular a razão de semelhança.
- Relacionar a semelhança entre retângulos e movimentos de transformações no espaço.
Aula
Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO