17531
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Ásia: a necessária conservação dos manguezais

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre analisar a transformação e implementação de melhorias em áreas de manguezais na Ásia mediante sua necessária conservação.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade visa analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. Especificamente sobre esta aula será abordada ações implementadas em três países asiáticos a fim de usar de modo sustentável os manguezais. Essas ações aconteceram devido a grande necessidade de manutenção e conservação desse ecossistema mediante a degradação que aconteceu nas últimas décadas. Há no continente asiático inúmeras comunidades costeiras que sofrem com a exposição constante de fenômenos naturais, como tufões, tempestades e inundações (mudanças de marés). A ineficiência de construções, e a constatação que áreas com manguezais conservados sofreram menos impacto (raízes estabilizam o solo), levaram a uma maior conscientização das pessoas diretamente envolvidas.

Esta habilidade pode ser associada a outras, como a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais. Essas características e as consequências das revoluções industriais repercutiram, e ainda repercutem, direta e indiretamente para que os vários ecossistemas terrestres sofram com impactos ambientais.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:

- uma folha de cartolina para cada grupo;

- régua;

- lápis;

- lápis de cor (e/ou giz de cera, e/ou canetinhas);

- borracha;

- tesoura;

- cola;

- uma cópia do mapa mudo da Ásia para cada grupo;

- atlas - ou material de consulta para poder localizar os países;

- uma cópia do material da ação propositiva para cada grupo;

- fita crepe - exposição dos cartazes.

Material complementar:

Link para acesso ao mapa mudo da Ásia

https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html

Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/skTZATg5F9tBNHz6ZqgyS7dQu8PkYW26pnPxSQ5QUm5Vcm8YpAN8sfYcAjqT/geo9-10und05-contextualizacao.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SeupG7nxafYTJETPV8tzMcx3xDMkeKAAkCCnC4zpFVAUfv8wmNVPxCcvYUuH/geo9-10und05-problematizacao.pdf

Ação propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2QRCJqqRsBFX2Y3b8MtQQGZ8NWTr4yPtcwMerCC2vbw4U8ashWVY8FPKzHx/geo9-10und05-acao-propositiva-materiais.pdf

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6mgw4nvE5Fa7VGYqJBpDuHzs8gmUkKjbyGZF8SkaBHZv8zfwCVnazMaqaJEa/geo9-10und05-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Para que você conheça as temáticas e assuntos abordados ao longo desta aula listamos abaixos alguns links contendo material sobre o uso didático do cartaz, impactos ambientais, industrialização e sobre o ecossistema do manguezal.

“Cartaz didático” de João Carlos Gonçalves de Matos”. Dispónivel em: http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/892/2/Cad4_CartazJoaoMatos.pdf. Acesso em: 04 mar. 2019.

“Impactos ambientais” de Vanessa Sardinha dos Santos. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais.htm. Acesso em: 04 mar. 2019.

“Industrialização” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/industrializacao/. Acesso em 04 mar. 2019.

“Industrialização e urbanização” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm. Acesso em: 04 mar. 2019.

“Mangue” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mangues.htm. Acesso em 26 abe. 2019.

“Mangue” da Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/mangue/481824. Acesso em: 26 fev. 2019.

“O ecossistema manguezal” do portal de Ecologia Aquática da Universidade de São Paulo. Disponível em: http://ecologia.ib.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=70&Itemid=409. Acesso em 26 fev. 2019.

“Revolução Industrial e a questão ambiental” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/a-revolucao-industrial-e-a-poluicao. Acesso em: 04 mar. 2019.

Contextos prévios:

Compreensão do conceito de ecossistema e das implicações ambientais decorrentes da industrialização e da urbanização.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A temática é sobre ações de conservação e manutenção de manguezais implementadas em três países asiáticos, Tailândia, Filipinas e Sri Lanka.

Os projetos de recuperação e manutenção dos manguezais, incluindo a participação ativas das comunidades, aconteceram, e ainda acontecem, porque se trata da melhor maneira de evitar problemas decorrentes de fenômenos naturais e também de ação humana.

A industrialização e o consequente aumento da urbanização, acabaram por impactar o ecossistema de manguezais, seja pela ação direta de construção de portos, estradas, resorts, hotéis, ou indiretamente pela poluição, principalmente descarte irregular de materiais plásticos.

Como atividade os alunos farão um cartaz informativo sobre três ações de recuperação e manutenção de mangues que aconteceram recentemente em países asiáticos - informações contidas no material suplementar da etapa da ação propositiva.

Como adequar à sua realidade:

Questione os alunos se no município e/ou estado onde eles residem há manguezais e como é o uso e a conservação deles.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para os alunos.

Questione os conhecimentos deles sobre os manguezais e sua importância. Sendo um ecossistema costeiro os manguezais funcionam como barreiras naturais e impedem a erosão do solo. Nos países a serem estudados nesta aula eles também tem a função de proteger e amenizar os efeitos de inundações, tempestades e até mesmo tufões e tsunamis.

Esse ecossistema possui uma grande variedade de fauna, além de ser tido como um importante berçário da natureza de crustáceos e peixes, principalmente. Para as comunidades de seu entorno o manguezal representa fonte de trabalho, subsistência, e práticas culturais (identidade).

Apesar de sua importância ambiental e para as comunidades de seu entorno esse ecossistema é um dos mais ameaçados no mundo, seja pela ação direta ou indireta da ação humana, tanto na água quanto em terra.

A industrialização e o consequente aumento da urbanização tem levado aos manguezais consequências catastróficas como:

  • ameaça e extinção de espécies;
  • erosão, salinização e degradação do solo;
  • diminuição da pesca;
  • menor proteção em relação aos fenômenos naturais como tsunamis e tufões.

Explique aos alunos que mesmo diante dos grandes desflorestamentos e devastação de manguezais pelo mundo - há estimativas que apontam que mais de 60% já foram destruídos - comunidades, organizações governamentais e não governamentais têm se conscientizado para reverter este contexto catastrófico e medidas de conservação e manutenção têm sido implementadas.

Como adequar à sua realidade:

Questione se os alunos têm conhecimento sobre a degradação dos manguezais brasileiros.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/skTZATg5F9tBNHz6ZqgyS7dQu8PkYW26pnPxSQ5QUm5Vcm8YpAN8sfYcAjqT/geo9-10und05-contextualizacao.pdf

Fonte da Imagem:

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hutan_Mangrove_Pulau_Baai.jpg. Acesso em: 26 fev. 2019.

Referência:

Mangue. In Britannica Escola. Web, 2019. Disponível em:

<https://escola.britannica.com.br/artigo/mangue/481824>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2019.

Para saber mais

“Mangues são revitalizados como barreiras naturais nas Filipinas” de Deutsch Welle. Disponível em:

https://www.dw.com/pt-br/mangues-s%C3%A3o-revitalizados-como-barreiras-naturais-nas-filipinas/a-5739169. Acesso em: 11 mar. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para os alunos.

Apesar de sua importância ambiental e para as comunidades de seu entorno esse ecossistema é um dos mais ameaçados no mundo, seja pela ação direta ou indireta da ação humana, tanto na água quanto em terra.

A industrialização e o consequente aumento da urbanização tem levado aos manguezais consequências catastróficas como:

  • ameaça e extinção de espécies;
  • erosão, salinização e degradação do solo;
  • diminuição da pesca;
  • menor proteção em relação aos fenômenos naturais como tsunamis e tufões.

Fonte da imagem:

Greenpeace. Disponível em: http://www.greenpeace.org/seasia/ph/News/news-stories/rubbis-at-the-bay/. Acesso em: 02 mar. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para os alunos.

Explique que mesmo diante dos grandes desflorestamentos e devastação de manguezais pelo mundo - há estimativas que apontam que mais de 60% já foram destruídos - comunidades, organizações governamentais e não governamentais têm se conscientizado para reverter este contexto catastrófico e medidas de conservação e manutenção têm sido implementadas.

Fonte da imagem:

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mangroves_in_Pulau_Weh_(8216638153).jpg. Acesso em: 02 mar. 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide.

Explique que mesmo diante dos grandes desflorestamentos e devastação de manguezais pelo mundo - há estimativas que apontam que mais de 60% já foram destruídos - comunidades, organizações governamentais e não governamentais têm se conscientizado para reverter este contexto catastrófico e medidas de conservação e manutenção têm sido implementadas.

Fonte da imagem:

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:World_map_mangrove_distribution.png. Acesso em: 26 abr. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia as questões para os alunos.

Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre os motivos de se buscar soluções para a manutenção e conservação do ecossistema de manguezais na Ásia.

Deixe claro que não é para os alunos responderem os questionamentos, mas sim refletir sobre eles. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los para desenvolverem a atividade da ação propositiva.

Em relação a Ásia, mais que em qualquer outro continente, a recuperação de manguezais representa a redução dos impactos das ondas, e consequentemente um controle das inundações e da erosão. Foi constatado também, depois de inúmeras tragédias, que parte conservadas de mangue foram menos afetadas por tempestades, tufões e tsunamis. Apesar de não protegerem totalmente as comunidades costeiras, a sua existência amortece os efeitos e tem provado ser mais eficaz do que obras de engenharia.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SeupG7nxafYTJETPV8tzMcx3xDMkeKAAkCCnC4zpFVAUfv8wmNVPxCcvYUuH/geo9-10und05-problematizacao.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, leia o texto para os alunos.

Diga que irão trabalhar em grupos, 3 ou 6 dependendo da quantidade de alunos da sala. Caso sua opção seja por 6 grupos, você deverá providenciar duas cópias do material complementar desta etapa (ação propositiva).

Os grupos deverão confeccionar um cartaz informativo (cartolina) a partir do uso dos textos e imagens contidos no material complementar, que já está separado para análise de três diferentes casos.

Os textos apresentam três situações de restauração de manguezais envolvendo a comunidade local em países na Ásia: Tailândia, Filipinas e Sri Lanka. O objetivo é evidenciar que apesar da destruição desse ecossistema pelo mundo, ainda é possível reverter essa conjuntura e permitir que a comunidade diretamente envolvida seja capaz de regenerar e transformar o lugar fazendo uso do manguezal de maneira sustentável.

Para o desenvolvimento do cartaz informativo são sugeridos itens importantes de serem inseridos. Ainda como orientação para confecção do cartaz você deve orientar os alunos:

  • Antes de começar a escrever diretamente na cartolina, o grupo deve ler atentamente o material e grifar as principais informações a serem inseridas;
  • Título: centralizado, com letras grandes - deve ser curto e permitir identificar o tema do trabalho à primeira vista;
  • Textos: curtos, contendo as principais informações sobre a informação que se objetiva evidenciar - é pertinente utilizar cores diferentes para chamar a atenção;
  • colar uma imagem e fazer uma curta descrição dela;
  • colar o mapa da Ásia com o país referente já localizado (pintado).

Circule pela sala e acompanhe o desenvolvimento da atividade retirando dúvidas se for preciso.

É esperado que os alunos insiram as seguintes informações nos cartazes:

Tailândia - material 01

  • Uso das abelhas para polinização e restauração dos manguezais;
  • ao mesmo tempo que as abelhas auxiliam na restauração do manguezais, há a produção de mel que a comunidade, organizada em uma empresa comunitária, usa na produção sabonetes e xampus.

Vietnã - material 02

  • O replantio de manguezais no norte e a proteção no sul do país;
  • a comunidade de cria o camarão de forma orgânica e conserva o manguezal.

Sri Lanka - material 03

  • Ações conjuntas de instituições para proteção total dos manguezais do país;
  • envolvimento pleno de mulheres pescadoras - incluindo microcrédito concedido a elas.

As informações inseridas devem ser referentes ao empoderamento das comunidades, que enxergam na conservação e proteção dos manguezais uma alternativa de viver de forma sustentável desse ecossistema.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2QRCJqqRsBFX2Y3b8MtQQGZ8NWTr4yPtcwMerCC2vbw4U8ashWVY8FPKzHx/geo9-10und05-acao-propositiva-materiais.pdf

Para você saber mais:

“Camarões orgânicos ajudam a preservar o mangue” de Deutsche Welle. Disponível em:

https://www.dw.com/pt-br/camar%C3%B5es-org%C3%A2nicos-ajudam-a-preservar-o-mangue/a-5719857. Acesso em: 03 mar. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Se julgar pertinente, projete ou mostre uma cópia deste slide.

O objetivo é demonstrar duas sugestões para montagem do cartaz.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Esta etapa é dedicada a troca de informações sobre os três casos de recuperação de manguezais em países na Ásia.

Se você considerar adequado faça uma exposição do material confeccionado, preferencialmente em áreas de circulação de alunos (corredores e pátios).

Peça para que os alunos, mostrando o cartaz, apresente de forma breve as medidas tomadas pela comunidade de cada país.

É importante que os alunos tomem conhecimento que apesar da degradação que acontece de forma frenética com os manguezais pelo mundo, o envolvimento da comunidade na busca de solucionar os problemas e ainda fazer uso sustentável do ecossistema é possível.

Material Complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6mgw4nvE5Fa7VGYqJBpDuHzs8gmUkKjbyGZF8SkaBHZv8zfwCVnazMaqaJEa/geo9-10und05-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

“A importância de expor o trabalho dos alunos” de Aurélio Amaral. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/360/a-importancia-de-expor-o-trabalho-dos-alunos. Acesso em: 04 mar. 2019.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade visa analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania. Especificamente sobre esta aula será abordada ações implementadas em três países asiáticos a fim de usar de modo sustentável os manguezais. Essas ações aconteceram devido a grande necessidade de manutenção e conservação desse ecossistema mediante a degradação que aconteceu nas últimas décadas. Há no continente asiático inúmeras comunidades costeiras que sofrem com a exposição constante de fenômenos naturais, como tufões, tempestades e inundações (mudanças de marés). A ineficiência de construções, e a constatação que áreas com manguezais conservados sofreram menos impacto (raízes estabilizam o solo), levaram a uma maior conscientização das pessoas diretamente envolvidas.

Esta habilidade pode ser associada a outras, como a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais. Essas características e as consequências das revoluções industriais repercutiram, e ainda repercutem, direta e indiretamente para que os vários ecossistemas terrestres sofram com impactos ambientais.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:

- uma folha de cartolina para cada grupo;

- régua;

- lápis;

- lápis de cor (e/ou giz de cera, e/ou canetinhas);

- borracha;

- tesoura;

- cola;

- uma cópia do mapa mudo da Ásia para cada grupo;

- atlas - ou material de consulta para poder localizar os países;

- uma cópia do material da ação propositiva para cada grupo;

- fita crepe - exposição dos cartazes.

Material complementar:

Link para acesso ao mapa mudo da Ásia

https://mapas.ibge.gov.br/escolares/mapas-mudos.html

Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/skTZATg5F9tBNHz6ZqgyS7dQu8PkYW26pnPxSQ5QUm5Vcm8YpAN8sfYcAjqT/geo9-10und05-contextualizacao.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SeupG7nxafYTJETPV8tzMcx3xDMkeKAAkCCnC4zpFVAUfv8wmNVPxCcvYUuH/geo9-10und05-problematizacao.pdf

Ação propositiva

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2QRCJqqRsBFX2Y3b8MtQQGZ8NWTr4yPtcwMerCC2vbw4U8ashWVY8FPKzHx/geo9-10und05-acao-propositiva-materiais.pdf

Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6mgw4nvE5Fa7VGYqJBpDuHzs8gmUkKjbyGZF8SkaBHZv8zfwCVnazMaqaJEa/geo9-10und05-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Para que você conheça as temáticas e assuntos abordados ao longo desta aula listamos abaixos alguns links contendo material sobre o uso didático do cartaz, impactos ambientais, industrialização e sobre o ecossistema do manguezal.

“Cartaz didático” de João Carlos Gonçalves de Matos”. Dispónivel em: http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/892/2/Cad4_CartazJoaoMatos.pdf. Acesso em: 04 mar. 2019.

“Impactos ambientais” de Vanessa Sardinha dos Santos. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/impactos-ambientais.htm. Acesso em: 04 mar. 2019.

“Industrialização” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/industrializacao/. Acesso em 04 mar. 2019.

“Industrialização e urbanização” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm. Acesso em: 04 mar. 2019.

“Mangue” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mangues.htm. Acesso em 26 abe. 2019.

“Mangue” da Britannica Escola. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/mangue/481824. Acesso em: 26 fev. 2019.

“O ecossistema manguezal” do portal de Ecologia Aquática da Universidade de São Paulo. Disponível em: http://ecologia.ib.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=70&Itemid=409. Acesso em 26 fev. 2019.

“Revolução Industrial e a questão ambiental” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/a-revolucao-industrial-e-a-poluicao. Acesso em: 04 mar. 2019.

Contextos prévios:

Compreensão do conceito de ecossistema e das implicações ambientais decorrentes da industrialização e da urbanização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A temática é sobre ações de conservação e manutenção de manguezais implementadas em três países asiáticos, Tailândia, Filipinas e Sri Lanka.

Os projetos de recuperação e manutenção dos manguezais, incluindo a participação ativas das comunidades, aconteceram, e ainda acontecem, porque se trata da melhor maneira de evitar problemas decorrentes de fenômenos naturais e também de ação humana.

A industrialização e o consequente aumento da urbanização, acabaram por impactar o ecossistema de manguezais, seja pela ação direta de construção de portos, estradas, resorts, hotéis, ou indiretamente pela poluição, principalmente descarte irregular de materiais plásticos.

Como atividade os alunos farão um cartaz informativo sobre três ações de recuperação e manutenção de mangues que aconteceram recentemente em países asiáticos - informações contidas no material suplementar da etapa da ação propositiva.

Como adequar à sua realidade:

Questione os alunos se no município e/ou estado onde eles residem há manguezais e como é o uso e a conservação deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para os alunos.

Questione os conhecimentos deles sobre os manguezais e sua importância. Sendo um ecossistema costeiro os manguezais funcionam como barreiras naturais e impedem a erosão do solo. Nos países a serem estudados nesta aula eles também tem a função de proteger e amenizar os efeitos de inundações, tempestades e até mesmo tufões e tsunamis.

Esse ecossistema possui uma grande variedade de fauna, além de ser tido como um importante berçário da natureza de crustáceos e peixes, principalmente. Para as comunidades de seu entorno o manguezal representa fonte de trabalho, subsistência, e práticas culturais (identidade).

Apesar de sua importância ambiental e para as comunidades de seu entorno esse ecossistema é um dos mais ameaçados no mundo, seja pela ação direta ou indireta da ação humana, tanto na água quanto em terra.

A industrialização e o consequente aumento da urbanização tem levado aos manguezais consequências catastróficas como:

  • ameaça e extinção de espécies;
  • erosão, salinização e degradação do solo;
  • diminuição da pesca;
  • menor proteção em relação aos fenômenos naturais como tsunamis e tufões.

Explique aos alunos que mesmo diante dos grandes desflorestamentos e devastação de manguezais pelo mundo - há estimativas que apontam que mais de 60% já foram destruídos - comunidades, organizações governamentais e não governamentais têm se conscientizado para reverter este contexto catastrófico e medidas de conservação e manutenção têm sido implementadas.

Como adequar à sua realidade:

Questione se os alunos têm conhecimento sobre a degradação dos manguezais brasileiros.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/skTZATg5F9tBNHz6ZqgyS7dQu8PkYW26pnPxSQ5QUm5Vcm8YpAN8sfYcAjqT/geo9-10und05-contextualizacao.pdf

Fonte da Imagem:

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hutan_Mangrove_Pulau_Baai.jpg. Acesso em: 26 fev. 2019.

Referência:

Mangue. In Britannica Escola. Web, 2019. Disponível em:

<https://escola.britannica.com.br/artigo/mangue/481824>. Acesso em: 26 de fevereiro de 2019.

Para saber mais

“Mangues são revitalizados como barreiras naturais nas Filipinas” de Deutsch Welle. Disponível em:

https://www.dw.com/pt-br/mangues-s%C3%A3o-revitalizados-como-barreiras-naturais-nas-filipinas/a-5739169. Acesso em: 11 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para os alunos.

Apesar de sua importância ambiental e para as comunidades de seu entorno esse ecossistema é um dos mais ameaçados no mundo, seja pela ação direta ou indireta da ação humana, tanto na água quanto em terra.

A industrialização e o consequente aumento da urbanização tem levado aos manguezais consequências catastróficas como:

  • ameaça e extinção de espécies;
  • erosão, salinização e degradação do solo;
  • diminuição da pesca;
  • menor proteção em relação aos fenômenos naturais como tsunamis e tufões.

Fonte da imagem:

Greenpeace. Disponível em: http://www.greenpeace.org/seasia/ph/News/news-stories/rubbis-at-the-bay/. Acesso em: 02 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia o conteúdo para os alunos.

Explique que mesmo diante dos grandes desflorestamentos e devastação de manguezais pelo mundo - há estimativas que apontam que mais de 60% já foram destruídos - comunidades, organizações governamentais e não governamentais têm se conscientizado para reverter este contexto catastrófico e medidas de conservação e manutenção têm sido implementadas.

Fonte da imagem:

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mangroves_in_Pulau_Weh_(8216638153).jpg. Acesso em: 02 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide.

Explique que mesmo diante dos grandes desflorestamentos e devastação de manguezais pelo mundo - há estimativas que apontam que mais de 60% já foram destruídos - comunidades, organizações governamentais e não governamentais têm se conscientizado para reverter este contexto catastrófico e medidas de conservação e manutenção têm sido implementadas.

Fonte da imagem:

Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:World_map_mangrove_distribution.png. Acesso em: 26 abr. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia as questões para os alunos.

Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre os motivos de se buscar soluções para a manutenção e conservação do ecossistema de manguezais na Ásia.

Deixe claro que não é para os alunos responderem os questionamentos, mas sim refletir sobre eles. Esta etapa tem o objetivo de instigá-los para desenvolverem a atividade da ação propositiva.

Em relação a Ásia, mais que em qualquer outro continente, a recuperação de manguezais representa a redução dos impactos das ondas, e consequentemente um controle das inundações e da erosão. Foi constatado também, depois de inúmeras tragédias, que parte conservadas de mangue foram menos afetadas por tempestades, tufões e tsunamis. Apesar de não protegerem totalmente as comunidades costeiras, a sua existência amortece os efeitos e tem provado ser mais eficaz do que obras de engenharia.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SeupG7nxafYTJETPV8tzMcx3xDMkeKAAkCCnC4zpFVAUfv8wmNVPxCcvYUuH/geo9-10und05-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, leia o texto para os alunos.

Diga que irão trabalhar em grupos, 3 ou 6 dependendo da quantidade de alunos da sala. Caso sua opção seja por 6 grupos, você deverá providenciar duas cópias do material complementar desta etapa (ação propositiva).

Os grupos deverão confeccionar um cartaz informativo (cartolina) a partir do uso dos textos e imagens contidos no material complementar, que já está separado para análise de três diferentes casos.

Os textos apresentam três situações de restauração de manguezais envolvendo a comunidade local em países na Ásia: Tailândia, Filipinas e Sri Lanka. O objetivo é evidenciar que apesar da destruição desse ecossistema pelo mundo, ainda é possível reverter essa conjuntura e permitir que a comunidade diretamente envolvida seja capaz de regenerar e transformar o lugar fazendo uso do manguezal de maneira sustentável.

Para o desenvolvimento do cartaz informativo são sugeridos itens importantes de serem inseridos. Ainda como orientação para confecção do cartaz você deve orientar os alunos:

  • Antes de começar a escrever diretamente na cartolina, o grupo deve ler atentamente o material e grifar as principais informações a serem inseridas;
  • Título: centralizado, com letras grandes - deve ser curto e permitir identificar o tema do trabalho à primeira vista;
  • Textos: curtos, contendo as principais informações sobre a informação que se objetiva evidenciar - é pertinente utilizar cores diferentes para chamar a atenção;
  • colar uma imagem e fazer uma curta descrição dela;
  • colar o mapa da Ásia com o país referente já localizado (pintado).

Circule pela sala e acompanhe o desenvolvimento da atividade retirando dúvidas se for preciso.

É esperado que os alunos insiram as seguintes informações nos cartazes:

Tailândia - material 01

  • Uso das abelhas para polinização e restauração dos manguezais;
  • ao mesmo tempo que as abelhas auxiliam na restauração do manguezais, há a produção de mel que a comunidade, organizada em uma empresa comunitária, usa na produção sabonetes e xampus.

Vietnã - material 02

  • O replantio de manguezais no norte e a proteção no sul do país;
  • a comunidade de cria o camarão de forma orgânica e conserva o manguezal.

Sri Lanka - material 03

  • Ações conjuntas de instituições para proteção total dos manguezais do país;
  • envolvimento pleno de mulheres pescadoras - incluindo microcrédito concedido a elas.

As informações inseridas devem ser referentes ao empoderamento das comunidades, que enxergam na conservação e proteção dos manguezais uma alternativa de viver de forma sustentável desse ecossistema.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2QRCJqqRsBFX2Y3b8MtQQGZ8NWTr4yPtcwMerCC2vbw4U8ashWVY8FPKzHx/geo9-10und05-acao-propositiva-materiais.pdf

Para você saber mais:

“Camarões orgânicos ajudam a preservar o mangue” de Deutsche Welle. Disponível em:

https://www.dw.com/pt-br/camar%C3%B5es-org%C3%A2nicos-ajudam-a-preservar-o-mangue/a-5719857. Acesso em: 03 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Se julgar pertinente, projete ou mostre uma cópia deste slide.

O objetivo é demonstrar duas sugestões para montagem do cartaz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Esta etapa é dedicada a troca de informações sobre os três casos de recuperação de manguezais em países na Ásia.

Se você considerar adequado faça uma exposição do material confeccionado, preferencialmente em áreas de circulação de alunos (corredores e pátios).

Peça para que os alunos, mostrando o cartaz, apresente de forma breve as medidas tomadas pela comunidade de cada país.

É importante que os alunos tomem conhecimento que apesar da degradação que acontece de forma frenética com os manguezais pelo mundo, o envolvimento da comunidade na busca de solucionar os problemas e ainda fazer uso sustentável do ecossistema é possível.

Material Complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6mgw4nvE5Fa7VGYqJBpDuHzs8gmUkKjbyGZF8SkaBHZv8zfwCVnazMaqaJEa/geo9-10und05-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

“A importância de expor o trabalho dos alunos” de Aurélio Amaral. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/360/a-importancia-de-expor-o-trabalho-dos-alunos. Acesso em: 04 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano