Plano de Aula

Plano de aula: Movimentar-se no ambiente: uma relação delicada

Descrição

O desenvolvimento deste plano propõe que os estudantes percebam e compartilhem com outras turmas uma visão ampliada sobre as adaptações e transformações causadas pelo ser humano no meio ambiente, inclusive durante a realização das práticas corporais de aventura na natureza, estimulando a discussão sobre temas como urbanização, poluição e preservação natural.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Práticas corporais de aventura na natureza.

Objetivos de aprendizagem

  • Considerar os impactos ambientais do ser humano em um determinado meio natural e suas consequências para as gerações futuras.
  • Compreender a importância da preservação ambiental enquanto compromisso coletivo dos praticantes das práticas corporais de aventura na natureza para diminuir os impactos da degradação e poluição e, consequentemente, continuar permitindo sua realização.
  • Planejar e aplicar uma atividade que relacione práticas corporais de aventura na natureza e preservação ambiental para estudantes de outras turmas da escola.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

10. Responsabilidade e cidadania