Materiais sugeridos
- Quadro ou painel.
- Caderno dos estudantes.
- Materiais esportivos disponíveis na escola: cones, cordas, colchonetes etc.
- Materiais recicláveis.
- Aparelho de som ou celular.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Este plano de aula propõe uma atividade tematizada nas questões ambientais relacionadas às práticas corporais de aventura na natureza. A ideia central é debater junto aos colegas de turma e demais estudantes da escola a importância de agirmos para diminuir a degradação do nosso planeta causada pela humanidade. Portanto, a proposta será planejar uma atividade de práticas corporais de aventura na natureza direcionada à conscientização ambiental para aplicar a outras turmas da escola.
Sugerimos que esta aula seja iniciada com um quadro ou painel para registrar a atividade. Retome junto aos estudantes os conceitos das práticas corporais de aventura (PCA) e especialmente das modalidades na natureza. Se necessário, utilize o Para saber mais como suporte.
Peça que os estudantes elenquem as práticas corporais de aventura na natureza das quais se recordem. Cada prática citada pode ser registrada no quadro e/ou no caderno, discriminando também o espaço natural onde ocorrem. Permita que a turma discuta a respeito das atividades lembradas e esteja atenta para garantir que todos consigam expressar suas ideias e opiniões, além de diversificar as formas de linguagem utilizadas, por exemplo, fazendo a leitura do que está sendo registrado na tabela:
Prática corporal de aventura na natureza | Espaço onde ocorre |
Caiaque | Rios e lagos |
Asa delta | Ar, montanhas e morros |
Conforme a turma tiver registrado uma quantidade razoável de práticas, faça as seguintes questões: Há uma boa quantidade de espaços nas proximidades que sejam adequados para realização dessas práticas corporais de aventura na natureza? Quais outras ações são desenvolvidas pelo ser humano nesses espaços? A realização dessas práticas tem impactos positivos ou negativos na preservação dos meios onde ocorrem?
É importante que os estudantes tenham consciência a respeito dos espaços naturais disponíveis nos arredores. Caso a escola fique em uma região com maior oferta de espaços naturais, estimule a reflexão sobre a condição desses locais quanto ao uso e preservação. Peça que considerem as atividades também realizadas nesses mesmos espaços enquanto ações que modificam o meio físico original.
Por exemplo, em cidades litorâneas, a praia é um espaço turístico visitado por muitas pessoas, o que ocasiona o consumo de alimentos e bebidas, e, consequentemente, a produção de detritos. O mar serve a atividades comerciais como pesca e transporte de cargas normalmente feitas por barcos e navios a motor, e, em alguns casos, pode também ser usado para despejo de esgoto da cidade.
Já em regiões urbanizadas, a tendência é ter poucos locais adequados e isso pode ser discutido sob a ótica do crescimento acelerado das cidades e a degradação/diminuição da natureza originalmente encontrada. Muitos terrenos são modificados para receber construções, áreas próximas a rios e córregos são desmatadas, lixo é depositado em áreas inadequadas e a circulação feita por veículos automotivos gera poluição sonora e do ar.
A abordagem desse tema deve considerar as práticas corporais de aventura na natureza enquanto ação modificadora e deve pesar seus impactos positivos ou negativos no meio ambiente. Por exemplo, ainda que uma prova de mountain bike utilize um transporte limpo e não produza poluição do ar, o constante tráfego de bicicletas pode deixar o solo mais compacto e menos fértil, afastar animais do seu habitat natural e ocasionalmente danificar plantas e árvores nativas.
Acrescente duas novas colunas à tabela apresentada anteriormente: na terceira coluna, os estudantes irão registrar os impactos ambientais que as práticas corporais de aventura na natureza podem causar nos espaços onde ocorrem; já na quarta coluna, devem preencher com outras atividades que também modificam o meio físico em questão. Veja o exemplo:
PCA na natureza | Espaço onde ocorre | Impactos ambientais das PCA | Impactos ambientais de outras atividades |
Caiaque | Rios e lagos | Barulho, lixo, alterações na vegetação e vida animal, erosão do solo no local de embarque e desembarque, descarte de equipamentos velhos ou quebrados. | Lixo, esgoto, barragens e represamento da água, pesca ilegal, ocupação irregular das margens. |
Asa delta | Montanhas, morros e ar | Nas trilhas para chegar ao lugar de salto: lixo, alteração na vegetação e vida animal, compactação do solo (área de pouso), descarte de equipamentos velhos ou quebrados. | Desmatamento, lixo, poluição do ar. |
Veja se é necessário explicar de forma pormenorizada ou especificamente a algum estudante. Peça aos estudantes que auxiliem aqueles com dificuldade na fala, na escrita ou apresentem baixa visão, incluindo as suas falas no quadro. Caso alguém já tenha experimentado algumas das práticas corporais de aventura na natureza relacionadas, permita que compartilhe as situações vividas e descreva se houve alguma preocupação ambiental durante a realização.
Instigue a turma a compor um quadro em que seja possível perceber que mesmo as práticas corporais de aventura na natureza podem trazer algum impacto negativo se não forem realizadas com responsabilidade e consciência ambiental. É válido que eles concluam que as ações das práticas corporais de aventura na natureza somadas a outras modificações realizadas pelo ser humano no meio físico podem ser muito prejudiciais e, especialmente no caso das práticas corporais de aventura, inviabilizar a prática das modalidades ou trazer sérias consequências para as gerações futuras.
Explique para a turma que as informações obtidas nessa conversa servirão como referência para elaborar uma atividade prática direcionada a outras turmas da escola, permitindo que eles compartilhem com outros colegas a tomada de consciência necessária para preservar a natureza e diminuir a velocidade de degradação do nosso planeta.
Atividade
Atividade 1: Uma aventura de preservação da natureza
A proposta é planejar uma atividade de práticas corporais de aventura na natureza direcionada à conscientização ambiental para aplicar a outras turmas da escola. Se possível, converse com professores de outras turmas (preferencialmente anos anteriores) e disciplinas (a princípio, Educação Física, Geografia e Ciências, mas todas as disciplinas podem ser envolvidas) e combine uma aula em parceria, de modo que os estudantes da turma visitante participem das atividades que serão formuladas na aula de Educação Física.
Divida a turma em grupos de quatro a seis integrantes. Cada grupo poderá escolher uma prática corporal de aventura na natureza entre as comentadas na Conversa inicial ou mesmo outra de sua preferência. A tarefa é planejar uma atividade que exemplifique como uma prática corporal de aventura na natureza causa ou sofre com os impactos ambientais. Cada grupo ficará responsável pela sua atividade em um circuito que será frequentado por outras turmas da escola (preferencialmente turmas mais novas, conforme a disponibilidade).
Disponibilize o tempo necessário para que eles formulem a sequência da sua estação: uma roda de conversa inicial sobre a prática corporal de aventura na natureza que irão experimentar e a atividade prática que apresente os impactos ambientais relacionados ao meio físico onde a modalidade ocorre. Disponibilize os materiais esportivos presentes na escola. O uso de materiais recicláveis também pode enriquecer o trabalho, além de já dialogar com o tema da reciclagem e do reaproveitamento de objetos descartados.
É importante acompanhar o planejamento das atividades para que os grupos não deixem de considerar as mais diversas possibilidades, tornando sua estação acessível a pessoas com diferentes níveis de compreensão, habilidade e experiência. Também cabe reforçar que as atividades de prática corporal de aventura têm riscos envolvidos e o grupo deve cuidar para garantir a segurança de todos com instruções e escolha de materiais/recursos adequados.
Seguem algumas sugestões de atividades para o circuito:
- Canoagem/boia cross/rafting/stand up paddle: em uma superfície de menor atrito, simular uma embarcação na água utilizando colchonetes, lonas ou carpetes puxados por corda ou aproveitando alguma inclinação do solo. No decorrer da experiência, alguns “lixos” (objetos) podem ser jogados no caminho percorrido, atrapalhando a experiência. Outra alteração possível é mudar para uma superfície com mais atrito, simulando a diminuição do nível da água ou mesmo uma seca.
- Arvorismo/slackline: utilizando uma corda de boa resistência e dois pontos fixos que simulem as árvores (se possível, usem as árvores existentes na escola), criar uma travessia em cima da corda. No decorrer da experiência, este local fica indisponível, pois o terreno será usado para erguer uma construção e os participantes precisam encontrar um novo local para a prática.
- Caminhada ou corrida de orientação/trilha: criar uma “mata” (numa sala, espaço coberto ou espaço arborizado, caso esteja disponível na escola) onde os participantes percorrem um trecho, pode ser usado um aparelho de som ou celular com sons da natureza. Integrantes do grupo podem se juntar aos participantes e começar a jogar “lixo”, danificar a “vegetação” e caçar “animais”. A partir dessa intervenção, aquele espaço deixa de estar disponível, eles precisam caminhar em um ambiente descoberto, sem “vegetação”, e o som reproduzido pode ser alterado para sons urbanos (carros, pessoas, ruídos da cidade).
Ao final do circuito, proponha uma última estação em que integrantes dos grupos e participantes formarão uma roda de conversa para compartilhar a experiência que tiveram e o que puderam perceber dos impactos ambientais nas práticas corporais de aventura na natureza. Conforme os participantes manifestem suas sensações e impressões, auxilie os integrantes dos grupos a comentar sobre o estudo das práticas corporais de aventura na natureza e da responsabilidade coletiva em preservar o meio ambiente. Verifique se todos conseguem participar dessa reflexão final, diversificando as formas de comunicação, quando necessário.
Ao final da atividade, os estudantes participantes podem registrar a experiência em cartazes: uma mensagem relacionada à preservação do meio ambiente, um desenho das atividades realizadas e outras manifestações que quiserem deixar.
Momento da reflexao
Ao final da atividade, reúna os integrantes dos grupos em uma outra roda e faça perguntas sobre a atividade realizada:
- Como foi aplicar a atividade para colegas de outras turmas?
- Vocês conseguem reconhecer qual foi o objetivo central dessa atividade?
- As estações foram capazes de despertar nos participantes a consciência ambiental para os impactos que a humanidade causa nos meios naturais?
- Quais as consequências para a realização das práticas corporais de aventura na natureza sem preocupação com as questões ambientais?
Ainda em grupos, peça aos estudantes que dialoguem entre eles procurando obter respostas, verificando se compreenderam as questões, utilizando outros recursos de linguagem para que todos consigam participar desse momento.
Sistematizacao do conhecimento
Organize as aprendizagens dos estudantes a partir das discussões e da atividade realizada na aula. Reforce que o objetivo foi esclarecer uma das características mais importantes das práticas corporais de aventura na natureza: a relação direta com os meios físicos e seu caráter imprevisível, visando causar o mínimo impacto ambiental.
Chame atenção para a ocorrência e a preservação dos locais usados para realizar as práticas corporais de aventura na natureza. Explique que o meio ambiente pertence a todos e é compromisso de todos seu cuidado e preservação. Dê atenção aos impactos ambientais que mesmo as práticas corporais de aventura podem causar, relembrando que a interferência dessas modalidades deve ser minimizada ou neutralizada como for possível. Essa é uma necessidade e obrigação dos praticantes dessas na natureza.
Converse também sobre a aplicação das atividades para colegas de outras turmas, refletindo sobre o caráter das práticas corporais de aventura como atividades flexíveis e sem regras preestabelecidas. Facilite a mudança do entendimento de que pessoas com dificuldades de movimentação ou outro tipo de impedimento não poderiam participar dessas atividades, sendo que essas pessoas praticam modalidades como caiaque e surfe.
Por fim, discuta sobre a relação estabelecida com os colegas mais novos. Apresente o conceito de legado enquanto esforço empreendido pelas gerações anteriores para deixar conhecimento e realizações para as gerações futuras. Reforce o papel importante dessas experiências de troca entre pessoas de diferentes idades, vivências e conhecimentos para colaborarmos na preservação do planeta e numa sociedade baseada nos princípios da cidadania e convivência.
Registro e avaliacao
Os estudantes podem registrar a atividade em grupo. Se for possível e permitido, fotografar e filmar toda a atividade, editando um vídeo final, em aplicativos gratuitos como InShot (https://inshot.com), ou elaborando cartazes sobre as práticas corporais de aventura na natureza escolhidas para o circuito, trazendo textos, imagens e desenhos de como as modalidades são realizadas e apresentando os impactos ambientais que demandam atenção. Caso não seja possível para algum estudante desenhar ou escrever, observe a necessidade de uma transcrição da fala ou de o registro ser feito em áudio.
Sugerimos que faça uma avaliação de observação das condutas e aprendizagens dos estudantes durante todo o desenvolvimento do plano. Para isso, pode ser montado um quadro com os critérios e que seja de fácil anotação, conforme modelo a seguir:
Avaliação de observação das condutas e aprendizagens
Caso não consiga avaliar ou identifique estudantes que não tenham atingido uma avaliação satisfatória, estabeleça um diálogo individual sobre o tema da aula fazendo uso das questões propostas para reflexão sobre os objetivos que não tenham sido bem aproveitados.
Barreiras
Barreiras
- Deixar de diversificar os recursos comunicativos: apenas falar ou apenas escrever ou apenas demonstrar etc.
- Negligenciar a proposição dos estudantes enquanto atividade pautada na demonstração e padronização.
- Restringir a participação das turmas convidadas, não propondo adaptações inclusivas.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
- Possibilitar adaptações para superar as tarefas, conforme a individualidade de quem as pratica.
- Utilizar recursos audiovisuais, escrever, desenhar no quadro, demonstrar, descrever oralmente o que se faz e o que pode ser feito.
- Ajustar as atividades de modo que todos participem, adaptando exigências, materiais, espaços.
Desdobramentos
Sugerimos desdobramentos desta aula considerando ampliar a experiência com modalidades de práticas corporais de aventura na natureza.
Você pode propor pesquisas relacionadas a outras modalidades de prática corporal de aventura na natureza que ainda não foram experimentadas e sejam do interesse dos estudantes: sua origem, desenvolvimento, principais técnicas e locais de prática encontrados nos arredores da escola.
Outra possibilidade é convidar um praticante de prática corporal de aventura na natureza para conversar com a turma, apresentando suas experiências, os equipamentos utilizados e promovendo uma prática com os estudantes.
Se possível, amplie a proposta deste plano de aula para um projeto multidisciplinar. Busque dialogar com a gestão escolar e colegas docentes de outros componentes curriculares para elaborar uma proposta direcionada às questões ambientais, compondo um tema transversal pertinente a todos os anos e níveis de ensino.
Verifique a possibilidade de organizar com os estudantes uma saída para um espaço natural próximo à escola. Elenque junto à turma quais modalidades poderiam ser realizadas nesse espaço e verifique se há praticantes de prática corporal de aventura na natureza que frequentam o local e poderiam interagir com os estudantes nesta visita. A proposição e a elaboração coletiva desse momento são um espaço importante para discutir as questões relacionadas à segurança e integridade física, as formas de circulação e seu impacto ambiental, bem como a importância de frequentar com responsabilidade os meios naturais.