Plano de Aula

Plano de aula: Movimentar-se no ambiente: uma relação delicada

mais ações

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Descrição

O desenvolvimento deste plano propõe que os estudantes percebam e compartilhem com outras turmas uma visão ampliada sobre as adaptações e transformações causadas pelo ser humano no meio ambiente, inclusive durante a realização das práticas corporais de aventura na natureza, estimulando a discussão sobre temas como urbanização, poluição e preservação natural.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Práticas corporais de aventura na natureza.

Objetivos de aprendizagem

  • Considerar os impactos ambientais do ser humano em um determinado meio natural e suas consequências para as gerações futuras.
  • Compreender a importância da preservação ambiental enquanto compromisso coletivo dos praticantes das práticas corporais de aventura na natureza para diminuir os impactos da degradação e poluição e, consequentemente, continuar permitindo sua realização.
  • Planejar e aplicar uma atividade que relacione práticas corporais de aventura na natureza e preservação ambiental para estudantes de outras turmas da escola.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Quadro ou painel.
  • Caderno dos estudantes.
  • Materiais esportivos disponíveis na escola: cones, cordas, colchonetes etc.
  • Materiais recicláveis.
  • Aparelho de som ou celular.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Este plano de aula propõe uma atividade tematizada nas questões ambientais relacionadas às práticas corporais de aventura na natureza. A ideia central é debater junto aos colegas de turma e demais estudantes da escola a importância de agirmos para diminuir a degradação do nosso planeta causada pela humanidade. Portanto, a proposta será planejar uma atividade de práticas corporais de aventura na natureza direcionada à conscientização ambiental para aplicar a outras turmas da escola.

Sugerimos que esta aula seja iniciada com um quadro ou painel para registrar a atividade. Retome junto aos estudantes os conceitos das práticas corporais de aventura (PCA) e especialmente das modalidades na natureza. Se necessário, utilize o Para saber mais como suporte.

Peça que os estudantes elenquem as práticas corporais de aventura na natureza das quais se recordem. Cada prática citada pode ser registrada no quadro e/ou no caderno, discriminando também o espaço natural onde ocorrem. Permita que a turma discuta a respeito das atividades lembradas e esteja atenta para garantir que todos consigam expressar suas ideias e opiniões, além de diversificar as formas de linguagem utilizadas, por exemplo, fazendo a leitura do que está sendo registrado na tabela:

Prática corporal de aventura na natureza

Espaço onde ocorre

Caiaque

Rios e lagos

Asa delta

Ar, montanhas e morros

Conforme a turma tiver registrado uma quantidade razoável de práticas, faça as seguintes questões: Há uma boa quantidade de espaços nas proximidades que sejam adequados para realização dessas práticas corporais de aventura na natureza? Quais outras ações são desenvolvidas pelo ser humano nesses espaços? A realização dessas práticas tem impactos positivos ou negativos na preservação dos meios onde ocorrem?

É importante que os estudantes tenham consciência a respeito dos espaços naturais disponíveis nos arredores. Caso a escola fique em uma região com maior oferta de espaços naturais, estimule a reflexão sobre a condição desses locais quanto ao uso e preservação. Peça que considerem as atividades também realizadas nesses mesmos espaços enquanto ações que modificam o meio físico original.

Por exemplo, em cidades litorâneas, a praia é um espaço turístico visitado por muitas pessoas, o que ocasiona o consumo de alimentos e bebidas, e, consequentemente, a produção de detritos. O mar serve a atividades comerciais como pesca e transporte de cargas normalmente feitas por barcos e navios a motor, e, em alguns casos, pode também ser usado para despejo de esgoto da cidade.

Já em regiões urbanizadas, a tendência é ter poucos locais adequados e isso pode ser discutido sob a ótica do crescimento acelerado das cidades e a degradação/diminuição da natureza originalmente encontrada. Muitos terrenos são modificados para receber construções, áreas próximas a rios e córregos são desmatadas, lixo é depositado em áreas inadequadas e a circulação feita por veículos automotivos gera poluição sonora e do ar.

A abordagem desse tema deve considerar as práticas corporais de aventura na natureza enquanto ação modificadora e deve pesar seus impactos positivos ou negativos no meio ambiente. Por exemplo, ainda que uma prova de mountain bike utilize um transporte limpo e não produza poluição do ar, o constante tráfego de bicicletas pode deixar o solo mais compacto e menos fértil, afastar animais do seu habitat natural e ocasionalmente danificar plantas e árvores nativas.

Acrescente duas novas colunas à tabela apresentada anteriormente: na terceira coluna, os estudantes irão registrar os impactos ambientais que as práticas corporais de aventura na natureza podem causar nos espaços onde ocorrem; já na quarta coluna, devem preencher com outras atividades que também modificam o meio físico em questão. Veja o exemplo:

PCA na natureza

Espaço onde ocorre

Impactos ambientais das PCA

Impactos ambientais de outras atividades

Caiaque

Rios e lagos

Barulho, lixo, alterações na vegetação e vida animal, erosão do solo no local de embarque e desembarque, descarte de equipamentos velhos ou quebrados.

Lixo, esgoto, barragens e represamento da água, pesca ilegal, ocupação irregular das margens.

Asa delta

Montanhas, morros e ar

Nas trilhas para chegar ao lugar de salto: lixo, alteração na vegetação e vida animal, compactação do solo (área de pouso), descarte de equipamentos velhos ou quebrados.

Desmatamento, lixo, poluição do ar.

Veja se é necessário explicar de forma pormenorizada ou especificamente a algum estudante. Peça aos estudantes que auxiliem aqueles com dificuldade na fala, na escrita ou apresentem baixa visão, incluindo as suas falas no quadro. Caso alguém já tenha experimentado algumas das práticas corporais de aventura na natureza relacionadas, permita que compartilhe as situações vividas e descreva se houve alguma preocupação ambiental durante a realização.

Instigue a turma a compor um quadro em que seja possível perceber que mesmo as práticas corporais de aventura na natureza podem trazer algum impacto negativo se não forem realizadas com responsabilidade e consciência ambiental. É válido que eles concluam que as ações das práticas corporais de aventura na natureza somadas a outras modificações realizadas pelo ser humano no meio físico podem ser muito prejudiciais e, especialmente no caso das práticas corporais de aventura, inviabilizar a prática das modalidades ou trazer sérias consequências para as gerações futuras.

Explique para a turma que as informações obtidas nessa conversa servirão como referência para elaborar uma atividade prática direcionada a outras turmas da escola, permitindo que eles compartilhem com outros colegas a tomada de consciência necessária para preservar a natureza e diminuir a velocidade de degradação do nosso planeta.

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