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Plano de Aula
Plano de aula: Princípios das práticas corporais de aventura na natureza
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Descrição
No desenvolvimento deste plano, procuramos contemplar atividades que permitirão aos estudantes conhecer as modalidades de práticas corporais de aventura na natureza, os locais onde se realizam, equipamentos utilizados, além de discutir as formas de interação com a natureza para mínimo impacto ambiental, responsabilidade na preservação dos espaços e segurança dos praticantes.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
Práticas corporais de aventura na natureza.
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer as modalidades de práticas corporais de aventura na natureza e os espaços nos quais são praticados.
- Relacionar as características gerais das práticas corporais de aventura na natureza aos materiais, vestimentas e equipamentos de segurança necessários.
- Discutir formas de adaptar as práticas corporais de aventura na natureza ao espaço da escola e materiais disponíveis.
- Compreender a importância da preservação das áreas naturais e a proposta das práticas corporais de aventura na natureza enquanto forma de interação que preserve os ambientes.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
7. Argumentação
8. Autoconhecimento e autocuidado
10. Responsabilidade e cidadania
Aula
Materiais sugeridos
- Projetor de vídeo, televisão, computador ou aparelho celular.
- Quadro ou painel.
- Caderno dos estudantes.
- Obstáculos encontrados nos espaços da escola, como árvores, gramados, escadas, rampas, grades, muros etc.
- Materiais esportivos disponíveis na escola: arcos, bastões, colchonetes, cones, cordas etc.
- Materiais recicláveis: garrafas plásticas, caixas de papelão etc.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Sugerimos que esta aula seja iniciada com um quadro ou painel para registrar a atividade e, se possível, um projetor de vídeo.
Explique aos estudantes que a aula tem o objetivo de apresentar as práticas corporais de aventura na natureza e comece questionando se eles sabem definir o que são as práticas corporais de aventura e como são classificadas entre urbanas e na natureza.
Esse momento pode ser útil para esclarecer dúvidas que os estudantes apresentem a respeito das diferenças entre práticas corporais de aventura na natureza e urbanas e a escolha do meio onde ocorrem como conceito para classificá-las.
A seguir, apresente alguns vídeos de práticas corporais de aventura na natureza, conforme as sugestões a seguir, solicitando aos estudantes que identifiquem o lugar onde a prática é realizada e os equipamentos de segurança necessários:
- Arvorismo
- Corrida de orientação
- Rafting
- Surfe
Perceba a necessidade de utilizar audiodescrição ou legendas na apresentação dos vídeos. Além da projeção dos vídeos, outras possibilidades são mostrá-los na tela do computador, do celular, ou imprimir imagens de práticas corporais de aventura na natureza. Veja se é necessário explicar de modo pormenorizado ou especificamente a algum estudante.
Peça para que a turma identifique as práticas exibidas, além de discriminar os locais onde são realizadas e os equipamentos utilizados, registrando no quadro conforme o exemplo:
Modalidade | Local | Equipamentos |
Arvorismo | Topo das árvores | Capacete, cordas, cadeirinha, luvas |
Corrida de orientação | Florestas, matas, campos, bosques, parques, montanhas | Tênis, chapéu, garrafa de água, bússola, mapa |
Rafting | ||
Surfe |
Peça aos estudantes que auxiliem aqueles com dificuldade na fala, na escrita ou apresentem baixa visão, incluindo as suas falas no quadro. Caso alguém já tenha experimentado algumas das práticas relacionadas, permita que compartilhe as situações vividas e descreva a organização (quantidade de praticantes, equipamentos utilizados, riscos envolvidos, medidas de segurança tomadas).
Com base nas informações da tabela elaborada anteriormente, procure fazê-los considerar algumas formas de classificar as PCA na natureza: discriminando pelo meio onde se realizam (terra, ar ou água), relacionando os equipamentos utilizados ou pelas diferentes formas de deslocamento (conforme indicado no Para saber mais). Discuta também as possibilidades de realizar práticas corporais de aventura na natureza em locais próximos, como praças, parques e bosques ou mesmo na escola.
Destaque alguns dos movimentos característicos das PCA na natureza e estimule os estudantes a relacionarem o que seria necessário para realizá-los no ambiente escolar (por exemplo, como poderiam deslizar simulando o surfe ou esqui ou como poderiam deslocar-se verticalmente simulando a escalada).
Também cabe ressaltar a importância da realização segura dessas atividades aliada ao uso de equipamentos apropriados, mas que as PCA na natureza surgiram pela necessidade de adaptação do ser humano ao meio natural.
A turma precisa concluir que, embora não estejam exatamente na natureza, é possível obter as sensações proporcionadas pelas PCA quando realizarem atividades que se aproximem das formas de deslocamento originais. Cabe relacionar, inclusive, que algumas das PCA urbanas surgiram como adaptações de atividades realizadas na natureza, como é o caso do skate, que se originou de uma prancha de surfe em que foram instaladas rodinhas, e o highline, que é a prática do slackline entre dois edifícios.
Reforce também a importância do equilíbrio da relação entre aventura e risco controlado. Explique que os praticantes precisam conhecer seus próprios limites, desafiando-se diariamente nos treinos e práticas, o que oferece a segurança para continuarem realizando a sua atividade.
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