Avaliação de observação das condutas e aprendizagens.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Conhecendo novas práticas corporais de aventura na natureza
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano tem a proposta de contemplar atividades que permitirão aos estudantes conhecer novas modalidades das práticas corporais de aventura na natureza, identificando locais que possam oferecer ou adaptar tais práticas para o meio urbano, tendo como objetivos a interação dos praticantes com o meio natural, a responsabilidade ambiental e a segurança na realização das práticas.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Práticas corporais de aventura na natureza.
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer novas modalidades de práticas corporais de aventura na natureza.
- Pesquisar locais na comunidade onde sejam realizadas as práticas corporais de aventura na natureza, mesmo que adaptadas ao meio urbano.
- Programar uma visita ao local para experimentar práticas corporais de aventura na natureza que sejam menos familiares, interagindo com praticantes da modalidade.
- Propor a realização das práticas corporais de aventura na natureza priorizando a segurança e a preservação do meio ambiente.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
7. Argumentação
8. Autoconhecimento e autocuidado
10. Responsabilidade e cidadania
Práticas corporais de aventura
As práticas corporais de aventura (PCA) são um conjunto de atividades caracterizadas geralmente por desafiar e aproveitar os ambientes físicos, lidar com riscos e perigos advindos da imprevisibilidade, oferecer emoções diversificadas e subverter modelos padronizados para estar e se movimentar nos meios urbano e na natureza.
Inicialmente realizadas em ambientes naturais, essas práticas surgiram em parte pelo desejo de conhecer outros lugares, ter novas experiências, viver diferentes percepções em meio à natureza, romper com a rotina, aproveitar momentos de lazer e obter prazer pela sensação de instabilidade e risco que envolvem essas práticas.
Práticas corporais de aventura na natureza
Segundo a BNCC, as práticas de aventura na natureza se caracterizam por explorar a imprevisibilidade dos ambientes físicos naturais (terra, ar e água) na geração de sensações de vertigem por meio de riscos controlados. São exemplos a corrida de orientação, mountain bike, escalada, alpinismo, rapel, tirolesa, arborismo, surfe, stand up paddle, mergulho, paraquedismo, voo de asa delta etc.
A questão do meio ambiente nas práticas corporais de aventura na natureza
O estudo das práticas corporais de aventura na natureza possibilita discussões importantes a respeito da relação entre praticantes e meio ambiente, considerando a natureza enquanto espaço usado nessas atividades pelo aproveitamento dos meios físicos (água, ar e terra). Desse modo, a ocorrência das PCA na natureza está diretamente ligada à utilização responsável dos espaços naturais, cuidando para sua manutenção. Esse debate também está alinhado ao exercício da cidadania sob o viés de ocupação dos espaços coletivamente. Cada indivíduo pertencente à sociedade deve ter clareza de seus direitos e deveres para com a preservação do meio ambiente.
O ensino das práticas corporais de aventura na escola
As práticas corporais de aventura surgem na BNCC pela primeira vez como conteúdos da Educação Física Escolar. Essas práticas vêm crescendo nos últimos tempos e disseminando-se entre crianças, adolescentes e jovens. Esse crescimento ficou evidente com a inclusão de modalidades como skate, escalada e surfe nas Olimpíadas do Japão (2020). A tematização dessas práticas na escola constitui um desafio para muitos professores. Em um artigo de pesquisa bibliográfica sobre o assunto, Oliveira et al. (2020) refere-se às principais dificuldades encontradas pelos professores na organização dessas práticas na escola. Entre elas, destacam-se a falta de locais apropriados, carência de materiais, incompreensão da escola sobre os conteúdos da Educação Física e o pouco conhecimento dos professores sobre esses conteúdos.
Bibliografia
FRANÇA, D. L. Práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física: as possibilidades pedagógicas no 5º ano do Ensino Fundamental. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/45271/R%20-%20D%20-%20DILVANO%20LEDER%20DE%20FRANCA.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 03 out. 2021.
PEREIRA, D. W. et al. Novas experiências na aventura. Dimitri Wuo Pereira (org.). São Paulo: Lexia, 2015.
INÁCIO, H. L. D. Proposta de classificação das práticas corporais de aventura para o ensino na Educação Física Escolar. Rev. Bras. Ciências do Esporte, v. 43, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/JBt8mVCrp38pdD6KxPWjPZM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 out. 2021.
OLIVEIRA, N. C. R.; GOMES, C. E. A.; ANACLETO, F. N. A. Práticas corporais de aventura na BNCC: análise das propostas e as dificuldades do corpo docente. Rev. Bras. Educ. Fís. Escolar. ano VI, v. 2, nov. 2020. Disponível em: https://www.rebescolar.com/_files/ugd/517549_8ccda6dc6a884dfea132963fd9360dec.pdf. Acesso em: 26 jan. 2022.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO