Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo novas práticas corporais de aventura na natureza

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Descrição

Este plano tem a proposta de contemplar atividades que permitirão aos estudantes conhecer novas modalidades das práticas corporais de aventura na natureza, identificando locais que possam oferecer ou adaptar tais práticas para o meio urbano, tendo como objetivos a interação dos praticantes com o meio natural, a responsabilidade ambiental e a segurança na realização das práticas.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Práticas corporais de aventura na natureza.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer novas modalidades de práticas corporais de aventura na natureza.
  • Pesquisar locais na comunidade onde sejam realizadas as práticas corporais de aventura na natureza, mesmo que adaptadas ao meio urbano.
  • Programar uma visita ao local para experimentar práticas corporais de aventura na natureza que sejam menos familiares, interagindo com praticantes da modalidade.
  • Propor a realização das práticas corporais de aventura na natureza priorizando a segurança e a preservação do meio ambiente.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Sala de aula.
  • Projetor de vídeo, televisão, computador ou aparelho celular.
  • Quadro ou painel.
  • Caderno dos estudantes.
  • Materiais esportivos disponíveis na escola: cones, cordas, colchonetes etc.
  • Materiais recicláveis: caixas de papelão, garrafas plásticas, lonas plásticas, carpetes.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Cabe ressaltar que nesta aula propõe-se uma visita monitorada a um ambiente externo à escola. Um dos princípios importantes propostos pela BNCC é a ação dos estudantes nos ambientes que frequentam e convivem, identificando nos arredores da escola os espaços que tenham relação com os objetos do conhecimento estudados e intervindo em sua realidade. Nesse caso, por meio das práticas corporais de aventura. As excursões com fins didáticos auxiliam na transposição didática e em aproximações dos conteúdos com o que está além do espaço escolar. Caso não seja possível sair da escola com os estudantes, a atividade pode ser adaptada ao espaço escolar, possibilitando situações de aprendizagem que ainda contemplem com abrangência as dimensões atitudinais e conceituais previstas.

Sugerimos que esta aula seja iniciada com um quadro ou painel para registrar a atividade e, se possível, um computador e projetor de vídeo. Retome os conceitos das práticas corporais de aventura (PCA) e especialmente das modalidades de PCA na natureza junto aos estudantes. Se necessário, utilize o Para saber mais como suporte. A seguir, questione-os: Quantos de vocês já experimentaram alguma das PCA na natureza? Qual foi a PCA na natureza experimentada? Quais PCA na natureza vocês têm curiosidade em experimentar?

Possibilite que os estudantes manifestem suas opiniões e sugestões. Cada manifestação será acompanhada de uma consulta aos demais, verificando a quantidade que também tenha experimentado a mesma PCA na natureza comentada pelo colega ou também tenha interesse em conhecer uma nova atividade. Observe se é necessário utilizar outras linguagens de comunicação para que toda a turma participe da discussão. Solicite aos estudantes que registrem no quadro a discussão da turma, utilizando uma tabela, conforme o exemplo a seguir:

PCA na natureza praticadas

Pessoas que praticaram

PCA na natureza de interesse

Pessoas que têm interesse

Mountain bike

23

Surfe

14

Rapel

2

Escalada

21

Canoagem

4

Paraquedas

9

Tirolesa

7

Esqui

3

Caso sejam citadas práticas corporais de aventura na natureza que alguns estudantes não conheçam, peça para aqueles que já as tenham praticado compartilharem as situações vividas e descreverem a realização (quantidade de praticantes, equipamentos utilizados, riscos envolvidos, medidas de segurança tomadas). Garanta que toda a turma entenda o que está sendo compartilhado, fazendo uso de outras formas de comunicação.

Explique que o intuito da aula é identificar oportunidades para experimentarem práticas corporais de aventura na natureza que ainda não sejam conhecidas ou pouco familiares e isso pode ser realizado em algum local nos arredores da escola. Se disponível, utilize um computador para pesquisar na internet as PCA na natureza apontadas como interessantes pelos estudantes, exibindo vídeos ou imagens e conferindo se são realizadas nas proximidades. Peça que os estudantes analisem as informações encontradas (locais, atividades disponíveis, fotos, comentários, horário de funcionamento, organização dos espaços, trajeto, tempo e distância da escola) e considerem quais das PCA na natureza estão mais acessíveis, mesmo que de maneira adaptada.

Além do uso do computador, outras possibilidades são a utilização de celular, impressão de imagens de satélite dos arredores da escola para localizar espaços naturais, impressão de páginas e sites de locais que ofereçam PCA na natureza ou panfletos de divulgação dos locais para distribuir entre os estudantes e apoiar a busca de informações. Esteja atento para garantir que todos compreendam e acompanhem as informações pesquisadas, propondo a atividade em grupos e diversificando a linguagem a partir da leitura do quadro e de outros materiais utilizados.

Garanta que percebam as práticas corporais de aventura na natureza como atividades diversificadas em relação a outras opções mais acessíveis, sem que fiquem limitadas a espaços oficiais. Mesmo no meio urbano, podem ser adaptadas sob condições específicas, valendo-se justamente da proposição de alternativas em relação ao que seria regular para materiais e espaços familiares e da busca por novas sensações, sem abrir mão da segurança dos praticantes enquanto premissa básica do seu oferecimento.

Caso seja viável a organização de uma saída para experimentar novas PCA na natureza, proponha que a pesquisa realizada sirva como referência para a visita a um dos espaços, fazendo contato com o ambiente físico e eventualmente interagindo com praticantes dessas atividades. Discuta com os estudantes qual dos locais melhor atenderá ao objetivo dessa experiência.

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