Inicie a aula comentando com os estudantes que irão aprofundar conhecimentos sobre os esportes de campo e taco. Para saber mais sobre os conhecimentos prévios dos estudantes, pergunte-lhes o que eles sabem sobre os esportes de campo e taco, suas características e seu conceito.
Comunique aos estudantes que iremos estudar mais profundamente, nas aulas que seguem, o jogo de críquete. Apresente o vídeo sugerido na Conversa inicial, no momento da exibição do vídeo, destaque questões relacionadas com a lógica interna desse esporte de campo e taco (regras, espaço do jogo e implementos, habilidades motoras utilizadas, capacidades físicas exigidas, estruturas corporais, relação de cooperação entre os jogadores da equipe e oposição com os adversários).
Solicite aos estudantes que desenhem um campo de críquete adaptado às dependências da escola, faça com que, juntos, reflitam sobre as características principais do jogo, dimensões do campo, o pitch, o wicket etc. Peça a eles que sugiram materiais alternativos para se jogar o críquete.
Bolas: bolinhas de borracha, bolinhas de tênis ou bolinhas de frescobol.
Tacos: taco de críquete, raquete de frescobol, ripa de madeira ou cabo de vassoura.
Wickets: estacas de madeira, garrafas pet ou cones grandes.
Agora, peça aos estudantes que adaptem as regras para que o jogo possa ser concretizado na escola. Essas regras devem ser redigidas e apresentadas ao grupo.
Pergunte aos estudantes:
Quais são os movimentos presentes no críquete?
Quais são as capacidades físicas que são mais evidentes numa partida de críquete?
Quais as estruturas do corpo são mais requisitadas ao se jogar o críquete?
Qual a influência do ambiente físico na realização do críquete?
Com qual intenção leva uma pessoa jogar críquete?
Como funciona a relação de cooperação entre os jogadores da equipe e oposição com os adversários?
Quais são as semelhanças e diferenças do críquete com outros esportes de campo e taco?
No seu bairro e imediações há a possibilidade de se jogar o críquete?
Feitas essas indagações e reflexões, solicite aos estudantes que tentem jogar o críquete com seus amigos, ou apenas experimentar seus movimentos na região em que residem. Avise-os que todos irão vivenciar o jogo de críquete com as adaptações sugeridas por eles quando as aulas presenciais retornarem. Por isso, guarde todas anotações e tarefas solicitadas a respeito do jogo de críquete para que sejam trazidas nessas aulas.