Plano de Aula

Plano de aula: Esportes de campo e taco - ampliando possibilidades

Descrição

No desenvolvimento deste plano, os estudantes irão ampliar seus conhecimentos sobre os esportes de campo e taco, analisando as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais requisitadas durante a prática dessas modalidades, compreendendo as técnicas e táticas com base nos critérios da lógica interna desses esportes.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  •  Esportes de campo e taco.

Objetivos de aprendizagem

  • Compreender a lógica interna dos esportes de campo e taco com base na cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.
  • Experimentar esportes de campo e taco dando atenção para as habilidades técnicas e táticas que os compõem.
  • Analisar as habilidades motoras requeridas nos esportes de campo e taco.
  • Identificar as capacidades físicas e estruturas corporais exigidas nos esportes de campo e taco.
  • Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de campo e taco.
  • Experimentar o papel de jogador e árbitro nos esportes de campo e taco.

Competências gerais

1.       Conhecimento

2.       Pensamento científico, crítico e criativo

6.       Trabalho e projeto de vida

7.       Argumentação

9.       Empatia e cooperação

10.   Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Folhas de papel.
  • Giz.
  • Cones pequenos.
  • Fitas demarcatórias e fita métrica.
  • Bolinhas de borracha, bolinhas de tênis ou bolinhas de frescobol.
  • Taco de críquete, raquete de frescobol, ripa de madeira ou cabo de vassoura.
  • Estacas de madeira, garrafas pet ou cones grandes.
  • Aparelho para gravação de áudio ou celular.
  • Mural da escola.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Conversa inicial

Inicie a aula comentando com os estudantes que irão aprofundar conhecimentos sobre os esportes de campo e taco. Para isso, reúna os estudantes e apresente o críquete como o esporte  que será tematizado na aula. Para verificar seus conhecimentos prévios sobre essa modalidade, questione-os se conhecem, já praticaram ou conseguem descrever algumas características desse esporte. Após a verificação inicial, analise as respostas e comente que o críquete é uma modalidade esportiva pouco difundida no Brasil e que pode ser adaptada para a prática nas aulas de Educação Física. Utilize os recursos tecnológicos disponíveis e mostre o vídeo sugerido a seguir. No momento da exibição do vídeo, destaque questões relacionadas com a lógica interna desse esporte de campo e taco (regras, espaço do jogo e implementos, habilidades motoras utilizadas, capacidades físicas exigidas, estruturas corporais, relação de cooperação entre os jogadores da equipe e oposição com os adversários).

Como forma de incluir todos os estudantes, caso seja necessário, disponibilize em texto ou áudio as informações do vídeo.

Após assistirem ao vídeo, solicite que os estudantes apontem algumas características do críquete que conseguiram observar e que ainda não conheciam. Caso seja necessário, podem utilizar múltiplas linguagens (oral, escrita ou gestual) para seus apontamentos. Em seguida, proponha uma experimentação prática da modalidade.