Plano de Aula

Plano de aula: Esportes de invasão

Descrição

No desenvolvimento deste plano, apresentamos sugestões para que os estudantes ampliem seus conhecimentos sobre os esportes de invasão, analisando as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais requisitadas durante a prática dessas modalidades, compreendendo as técnicas e táticas com base nos critérios da lógica interna desses esportes.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de invasão.

Objetivos de aprendizagem

  • Aprofundar a compreensão da lógica interna dos esportes de invasão com base na cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.
  • Experimentar esportes de invasão menos familiares dando atenção para as habilidades técnicas e táticas que os compõem.
  • Identificar os elementos técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras dos esportes de invasão.
  • Analisar as habilidades motoras requeridas nos esportes de invasão.
  • Identificar as capacidades físicas e estruturas corporais exigidas nos esportes de invasão.
  • Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de invasão.
  • Produzir alternativas para a prática dos esportes de invasão na comunidade.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Aula

Materiais sugeridos
  • Caderno para anotações dos estudantes.
  • Discos de plástico ou papelão.
  • Cones ou fitas para demarcar o espaço do jogo.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Na aula anterior, disponibilize o vídeo abaixo e solicite que, de acordo com as recomendações, cada estudante faça em casa um disco de frisbee para ser utilizado na aula. O vídeo abaixo apresenta o passo a passo para a construção de um disco de frisbee reciclável.

Reúna os estudantes e apresente os esportes de invasão como a temática central da aula. Por ser uma categoria de esportes que já tiveram a oportunidade de experimentar em anos anteriores, proponha a vivência de modalidades menos familiares. Relembre com os estudantes que nos esportes de invasão as equipes tentam ocupar o setor da quadra/campo defendido pelo adversário para marcar pontos (gol, cesta, touchdown), ao mesmo tempo em que têm de proteger a própria meta. Como forma de verificar o que os estudantes já conhecem sobre esses esportes, solicite que montem um “Diário de experiências”, escrevendo no caderno e respondendo oralmente (ou utilizando outras linguagens) as seguintes questões:

  • Esportes de invasão que já experimentaram.
  • Esportes de invasão que ainda não experimentaram.
  • Esportes de invasão mais populares no Brasil.
  • Esportes de invasão menos populares no Brasil.
  • Características comuns dos esportes de invasão.
  • O que a equipe deve fazer para marcar gols, cestas ou touchdowns.

Após essa etapa, analise as respostas dos estudantes e avalie o que já conhecem e o que ainda não sabem sobre os esportes de invasão, promovendo uma discussão sobre a lógica interna dessa categoria de esportes. Em seguida, proponha a experimentação do ultimate frisbee, que é uma modalidade de invasão que pode ser praticada em qualquer espaço livre de obstáculos, como, por exemplo, um pátio, um gramado ou uma quadra, utilizando apenas um disco. Observe se essa modalidade foi citada anteriormente pelos estudantes, contextualizando que as atividades desenvolvidas ao longo da sequência didática devem promover a familiarização dos estudantes com a lógica interna do frisbee e a compreensão dos elementos técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras dessa modalidade.