No desenvolvimento deste plano, apresentamos sugestões para que os estudantes ampliem seus conhecimentos sobre os esportes de invasão, analisando as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais requisitadas durante a prática dessas modalidades, compreendendo as técnicas e táticas com base nos critérios da lógica interna desses esportes.
Aprofundar a compreensão da lógica interna dos esportes de invasão com base na cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.
Experimentar esportes de invasão menos familiares dando atenção para as habilidades técnicas e táticas que os compõem.
Identificar os elementos técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras dos esportes de invasão.
Analisar as habilidades motoras requeridas nos esportes de invasão.
Identificar as capacidades físicas e estruturas corporais exigidas nos esportes de invasão.
Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de invasão.
Produzir alternativas para a prática dos esportes de invasão na comunidade.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Esportes de invasão
Entre as categorias de esportes apresentados na BNCC (BRASIL, 2017), estão os esportes de invasão ou territorial que reúnem um conjunto de modalidades que se caracterizam por comparar a capacidade de uma equipe introduzir ou levar uma bola (ou outro objeto) a uma meta ou setor da quadra/campo defendida pelos adversa?rios (gol, cesta, touchdown etc.), protegendo, simultaneamente, o pro?prio alvo, meta ou setor do campo (basquetebol, frisbee, futebol, futsal, futebol americano, handebol, ho?quei sobre grama, polo aqua?tico, ru?gbi etc.).
Características dos esportes de invasão
Nos esportes de invasão e? possi?vel perceber, entre outras semelhanc?as, que as equipes jogam em quadras ou campos retangulares. Em uma das linhas de fundo (ou num dos setores ao fundo), fica a meta a ser atacada, e na outra linha de fundo, a que deve ser defendida. Para atacar a meta do adversa?rio, uma equipe precisa, necessariamente, ter a posse de bola (ou objeto usado como bola) para avanc?ar sobre o campo do adversa?rio (geralmente fazendo passes) e criar condic?o?es para fazer gols, cestas ou touchdown. So? da? para chegar la? conduzindo, lanc?ando ou batendo (com um chute, um arremesso, uma tacada) na bola, ou no objeto usado como bola, em direc?a?o a? meta. Nos esportes de invasão, ao mesmo tempo em que uma equipe tenta avanc?ar, a outra tenta impedir os avanc?os. E para evitar que uma chegue a? meta defendida pela outra, e? preciso reduzir os espac?os de atuac?a?o do adversa?rio de maneira organizada e, sempre que possi?vel, tentar recuperar a posse de bola para dai? partir para o ataque.
Lógica interna dos esportes de invasão
Segundo González e Bracht (2012), a ana?lise da lo?gica interna dos esportes permite identificar a “natureza” das modalidades que ensinamos e, consequentemente, reconhecer os conhecimentos dos quais os estudantes necessitam para se sai?rem melhor em sua pra?tica. Para analisar o esporte a partir da lo?gica interna, os autores indicam que e? importante comec?ar fazendo as seguintes perguntas: Quais demandas ou exige?ncias motoras as regras de uma determinada modalidade impo?em aos participantes? Ha? ou na?o interfere?ncia direta do adversa?rio durante a execuc?a?o de uma ac?a?o? Ha? ou na?o colaborac?a?o entre companheiros? Quais as func?o?es dos participantes no desenvolvimento do jogo?
A BNCC (BRASIL, 2017) propõe que os estudantes do 8o e 9º anos do Ensino Fundamental, além de retomar as características e a lógica interna dos esportes de invasão, experimentem diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) nessas modalidades. Dessa forma, torna-se importante que os estudantes conheçam a globalidade que envolve a experimentação desses papéis.
Elementos da lógica interna dos esportes de invasão
Os esportes de invasão apresentam elementos que constituem a sua lógica interna. González e Bracht (2012) consideram:
Objetivo do jogo: é que as equipes tentem ocupar o setor da quadra/campo defendido pelo adversa?rio para marcar pontos, protegendo a sua meta simultaneamente.
Área de jogo: é retangular, comum a todos os jogadores, com os alvos e/ou metas nos extremos da quadra ou campo de jogo. Em muitas modalidades tem a presenc?a de um jogador especializado para defender a meta (goleiro), mas na?o em todas.
Papéis dos jogadores: nos esportes de quadra, todos os jogadores atacam e defendem; nos esportes de campo, a tende?ncia e? ter pape?is mais diferenciados (atacantes, defensores, meio campistas).
Ações táticas ofensivas: o jogador deve observar antes de agir (passar, conduzir, finalizar), passando para quem tem melhores condic?o?es de finalizar ou dar continuidade ao jogo. Outra ação tática ofensiva é apoiar o atacante com posse de bola (oferecer linha de passe, afastar seu defensor direto, fazer bloqueio), procurando se desmarcar, participando do rebote ofensivo e do retorno/equili?brio defensivo.
Ações táticas defensivas: o jogador deve responsabilizar-se pelo atacante direto, posicionando-se entre o atacante e a meta, mantendo no seu campo visual o atacante direto e o atacante com posse de bola. Outra ação tática defensiva é cobrir/ajudar o defensor do atacante com posse da bola, dobrando o defensor do atacante com posse da bola quando superado.
Habilidades técnicas: manejo e condução de bola (com e sem implemento), passe, drible, chute, cabeceio, arremesso e finalizações.
Estratégias ofensivas: manter a posse e criar coletivamente chance para finalizar; procurar superioridade nume?rica (uso de combinac?o?es ta?ticas); efetuar ra?pida mudanc?a defesa-ataque; e contra-atacar de forma organizada.
Estratégias defensivas: Fazer uma ocupac?a?o equilibrada do espac?o; evitar a superioridade nume?rica; realizar retorno defensivo organizado; variar a organizac?a?o defensiva (sistema, zona, individual, misto, combinado, pressa?o).
Informações adicionais sobre o tema da aula
Apresentamos os vídeos abaixo como sugestão para que os estudantes compreendam os aspectos gerais, as regras e os principais fundamentos do frisbee:
Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 4 out. 2021.
GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.
GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C,; BÁSSOLI, A. A. Esportes de invasão: basquetebol, futebol, futsal, handebol, ultimate frisbee. Maringá: Eduem, 2017.
Materiais sugeridos
Caderno para anotações dos estudantes.
Discos de plástico ou papelão.
Cones ou fitas para demarcar o espaço do jogo.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Na aula anterior, disponibilize o vídeo abaixo e solicite que, de acordo com as recomendações, cada estudante faça em casa um disco de frisbee para ser utilizado na aula. O vídeo abaixo apresenta o passo a passo para a construção de um disco de frisbee reciclável.
Reúna os estudantes e apresente os esportes de invasão como a temática central da aula. Por ser uma categoria de esportes que já tiveram a oportunidade de experimentar em anos anteriores, proponha a vivência de modalidades menos familiares. Relembre com os estudantes que nos esportes de invasão as equipes tentam ocupar o setor da quadra/campo defendido pelo adversário para marcar pontos (gol, cesta, touchdown), ao mesmo tempo em que têm de proteger a própria meta. Como forma de verificar o que os estudantes já conhecem sobre esses esportes, solicite que montem um “Diário de experiências”, escrevendo no caderno e respondendo oralmente (ou utilizando outras linguagens) as seguintes questões:
Esportes de invasão que já experimentaram.
Esportes de invasão que ainda não experimentaram.
Esportes de invasão mais populares no Brasil.
Esportes de invasão menos populares no Brasil.
Características comuns dos esportes de invasão.
O que a equipe deve fazer para marcar gols, cestas ou touchdowns.
Após essa etapa, analise as respostas dos estudantes e avalie o que já conhecem e o que ainda não sabem sobre os esportes de invasão, promovendo uma discussão sobre a lógica interna dessa categoria de esportes. Em seguida, proponha a experimentação do ultimate frisbee, que é uma modalidade de invasão que pode ser praticada em qualquer espaço livre de obstáculos, como, por exemplo, um pátio, um gramado ou uma quadra, utilizando apenas um disco. Observe se essa modalidade foi citada anteriormente pelos estudantes, contextualizando que as atividades desenvolvidas ao longo da sequência didática devem promover a familiarização dos estudantes com a lógica interna do frisbee e a compreensão dos elementos técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras dessa modalidade.
Atividade
Atividade 1: Experimentando os movimentos e elementos técnicos do frisbee
Estudantes em duplas, frente a frente, a uma distância aproximada de 10 metros, realizam passes, lançando o disco para o colega, utilizando diferentes empunhaduras, experimentando as técnicas de backhand (o disco é segurado com o polegar na parte de cima e com os outros dedos por baixo, próximos à borda) e forehand (os dedos indicador e médio ficam unidos e apoiados na borda interna do disco e outros dedos servem de apoio). A recepção pode ser feita com uma das mãos (chamada de garra) ou utilizando a técnica conhecida como “jacaré”, em que o disco é recebido com uma mão por baixo e a outra por cima. Incentive os estudantes a realizar várias repetições, criar novas formas de lançar e receber o disco, podendo aumentar ou diminuir a distância de acordo com suas limitações e potencialidades.
Estudantes em trios, separados por aproximadamente 10 metros, sendo dois nas pontas e um no meio, devem realizar um passe para uma das pontas, receber o disco de volta e depois usar seu pé fixo (pé pivô) para virar o corpo e estar de frente para seu outro colega, realizando novo passe. Após algumas repetições, troca-se o estudante do meio para que todos experimentem a técnica do lançamento com pé de pivô.
Estudantes em grupos, um se posicionará no centro (central) e será o lançador, os outros quatro, posicionados dois em cada lateral, receberão o disco em movimento a uma distância aproximada de 10 a 12 metros. O central deverá dar o comando de saída e lançar o disco em um ponto futuro, enquanto o lateral deverá se deslocar em velocidade à frente e tentar recepcionar o disco sem deixá-lo cair no chão. Após quatro lançamentos, troca-se o central para que todos tenham a oportunidade de vivenciar as diferentes funções.
Atividade 2: Conhecendo os elementos táticos do frisbee
Jogo do marcador/passador: solicite que os estudantes se organizem em grupos de seis, com dois deles, que serão os defensores (marcadores), começando o jogo no centro do quadrante (demarque com cones uma área de 5x5 metros). Os demais estudantes (passadores) deverão trocar passes entre si sem deixar os “marcadores” interceptarem o disco. Quando houver o toque ou interceptação, o defensor troca de função com o colega que executou o passe. Oriente os estudantes a criar linhas de passe, deslocar-se para receber o disco, tentar manter a posse do disco o maior tempo possível, ou contar quantos passes foram realizados em determinado tempo. Os estudantes devem identificar quais capacidades físicas e estruturas corporais são exigidas para realizar os movimentos de marcador e passador durante a prática, objetivando superar seus limites individuais e ajudar os demais colegas.
Jogo situacional: divida o espaço de jogo em dois ou três campos medindo 30x15m cada um, demarcados com suas respectivas áreas de gol (end zone) com 5 metros. Solicite que os estudantes formem equipes mistas (meninos e meninas) com quatro integrantes para experimentarem combinações táticas ofensivas e defensivas do jogo de frisbee em campo reduzido. As equipes devem trocar passes objetivando lançar o disco até um colega que esteja na zona de pontuação (end zone). Apresente algumas regras do frisbee para os estudantes, apontando que não é permitido andar com a posse do disco, fazer um autopasse, agarrar ou arrancar o disco da mão do adversário e que cada jogador tem até 10 segundos para executar os passes. Como forma de incluir todos na atividade, estabeleça que o gol só será validado se o disco passar por cada integrante da equipe antes de chegar na end zone. Estimule os estudantes a definir suas estratégias táticas de defesa (defesa por zona, individual ou mista) e ataque (ataque posicional ou por circulação), utilizando suas experiências anteriores em situações de jogo vivenciadas em outros esportes de invasão.
Atividade 3: Experimentando o jogo de frisbee
Ultimate frisbee: solicite que os estudantes se organizem em equipes mistas compostas por sete integrantes e utilize o maior espaço que esteja disponível para demarcar o campo composto por duas áreas de pontuação (end zone ou zona de gol), preservando uma área de dimensão maior do que as áreas de gol, para a transição de jogo. Oriente os estudantes indicando que o principal objetivo do jogo é fazer com que um jogador da equipe receba o disco na área de gol (end zone) da equipe oponente. Cada disco recebido na end zone é convertido em ponto. A cada ponto marcado por uma das equipes, gera a troca de lados no campo. Antes de iniciar as partidas, comente que a proposta de experimentação do jogo de frisbee será pautada na globalidade e integralidade dos aspectos técnicos/táticos, das variações no sistema de jogo, das relações de colaboração com seu time e oposição com o adversário, das capacidades físicas e estruturas corporais exigidas para se jogar, do conhecimento e adaptação das regras e da inclusão de todos. Faça um sorteio para determinar a ordem dos jogos e defina o tempo de duração de cada partida. Cada equipe deverá escolher o seu sistema de jogo e a organização dos jogadores em defensores, atacantes ou coringas (jogador que defende e ataca). Estabeleça um sistema de rodízio, para que todas as equipes joguem contra todas, ampliando as possibilidades de prática.
Pensando na inclusão de todos, combine com os estudantes e faça as adaptações necessárias nas regras (alterar o número de estudantes nas atividades e nas equipes, variar as formas de pontuação, aumentar o tempo entre a recepção e o passe, mudar de posição durante o jogo) espaço de jogo (adaptar o espaço do jogo, reduzir o tamanho do campo) e materiais (adaptar o disco ou substituir por outro implemento) proporcionando maior envolvimento e igualdade nas oportunidades de experimentação do frisbee.
Como forma de monitorar e acompanhar o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem dos estudantes durante a prática do frisbee é importante que:
Observe se todos estão participando efetivamente das atividades.
Avalie e dê feedback se conseguem colocar em prática habilidades motoras e capacidades físicas intervenientes no jogo, contribuindo para a aprendizagem desses aspectos.
Intervenha na solução de alguma dúvida relacionada com as regras do jogo ou forma de jogar, caso seja necessário.
Observe se os estudantes empregam as ações técnicas e táticas associando a lógica interna do jogo que está sendo tematizado.
Realize intervenções, se julgar necessário, observando questões como a inclusão dos estudantes nas atividades, a importância de esforçar-se para superar as dificuldades, e ajudando na intermediação de possíveis conflitos e resolução de problemas.
Momento da reflexao
Após as experimentações práticas, reúna os estudantes e promova uma reflexão sobre as aprendizagens mobilizadas na aula, evidenciando as seguintes questões:
Comentem sobre a lógica interna do frisbee comparando com outros esportes de invasão já experimentados anteriormente.
Quais habilidades motoras são comuns no frisbee e em outras modalidades de invasão?
Quais foram as capacidades físicas exigidas para a prática do frisbee?
As diferenças de estrutura corporal podem ser um fator de desequilíbrio físico, técnico ou tático durante o jogo de frisbee?
Como a organização tática e o posicionamento dos jogadores em campo ajudam no sistema de jogo?
Quais critérios foram utilizados para definir as funções de defensores e atacantes antes e durante as partidas?
Quais adaptações podem ser feitas nas regras do frisbee para torná-lo mais inclusivo?
Como o frisbee pode se popularizar no Brasil e ser praticado por mais pessoas?
Quais alternativas podem ser propostas para ampliar a prática do frisbee e de outros esportes de invasão na sua comunidade ou no entorno da escola?
Caso seja necessário, utilize recursos adicionais (textos, imagens ou áudios) para que todos os estudantes sejam incluídos nas discussões.
Sistematizacao do conhecimento
Para evidenciar as aprendizagens dos estudantes, utilize o percurso formativo listado a seguir como sugestão para organizar e sistematizar os conhecimentos que foram mobilizados ao longo da aula.
Conversa inicial: Verificação dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os esportes de invasão e apresentação do frisbee.
Atividade 1: Experimentação das habilidades técnicas do frisbee em duplas, trios e grupos, aumentando as possibilidades de aprender novos movimentos e ampliar os que já conhecem.
Atividade 2: Aprendizagem dos elementos táticos individuais e coletivos relacionados ao frisbee, em situações defensivas e ofensivas. Reconhecimento das capacidades físicas e estruturas corporais exigidas na prática dessa modalidade. Apresentação das regras básicas do frisbee.
Atividade 3: Experimentação do jogo de frisbee e sua relação com outros esportes de invasão, vivenciando a globalidade e a integralidade dos aspectos físicos, técnicos e táticos relacionados com a lógica interna dessa modalidade.
Registro e avaliacao
Solicite que os estudantes registrem no seu “Diário de experiências” as suas percepções sobre as atividades experimentadas ao longo da aula. Utilize um questionário sobre as ações que compõem a lógica interna do frisbee para verificar o que os estudantes aprenderam sobre essa modalidade e como podem fazer referências com outros esportes de invasão já experimentados.
Questionário sobre os esportes de invasão - frisbee
Quais são os princípios que norteiam o jogo de frisbee que também são requeridos em outros esportes de invasão?
Enumere cinco regras que são utilizadas para regular o jogo de frisbee.
Alguns movimentos utilizados no frisbee, como o “pé de pivô”, lançamentos e recepções são oriundos de outras modalidades de invasão, cite-as.
Durante o jogo de frisbee, quais ações táticas individuais são necessárias antes e após receber o disco?
Como fazer adaptações no jogo de frisbee para que estudantes com algum tipo de deficiência possam participar efetivamente das práticas?
Caso seja necessário, os estudantes podem fazer o registro utilizando outras linguagens (gravação em áudio, por exemplo).
No início da próxima aula, proponha que os estudantes socializem suas respostas e forneça um feedback por meio de comentários pontuais sobre as questões abordadas no questionário, enfatizando o respeito às diferenças individuais na execução das atividades propostas e na compreensão dos conceitos relacionados à lógica interna dos esportes de invasão.
Barreiras
Barreiras
Solicitar aos estudantes a realização de movimentos especializados do frisbee.
Não flexibilizar as regras e os espaços do jogo de frisbee.
Excluir os estudantes das atividades ao invés de propor adaptações.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras:
Estimular os estudantes a realizar os movimentos de acordo com seu potencial.
Permitir que os estudantes façam adaptações nas regras respeitando as características da turma.
Organizar as atividades de modo que nenhum estudante seja excluído.
Desdobramentos
Como opções para o desdobramento das próximas aulas, sugerimos:
Experimentar diferentes esportes de invasão e comparar a sua lógica interna com outras modalidades já vivenciadas.
Analisar as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais requisitadas durante a prática das modalidades de invasão, comparando-as com outras que já conhecem.
Pesquisar e organizar práticas das modalidades de invasão aprendidas na escola e em outros locais que frequentam no seu dia a dia, adaptando-as às características dos espaços.
Pesquisar e analisar situações de corrupção, violência e doping nos esportes de invasão de alto rendimento comparando-as aos outros tipos de esportes.
Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes de invasão.
Utilizar os esportes de invasão associando aos temas contemporâneos transversais nas macroáreas de cidadania e civismo, multiculturalismo e saúde, buscando estabelecer relações com questões da vida real dos estudantes.
Utilize para a aula remota o mesmo conteúdo e estratégias da Conversa inicial da atividade. Informe os estudantes os objetivos do bloco de aula, ou seja, que iremos retomar conceitos e características do esporte de invasão, que vamos conhecer um pouco mais das modalidades menos familiares do esporte de invasão. Leve-os a refletir com questões presentes na Conversa inicial.
Pergunte aos estudantes se algum deles conhece a modalidade de esporte de invasão ultimate frisbee? Se algum estudante conhecer ou já a praticou, peça que explique aos demais estudantes da sala. Promova a familiarização dos estudantes com a lógica interna do frisbee e a compreensão dos elementos técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras dessa modalidade. Inicie mostrando o vídeo: “Construindo um frisbee com material reciclável”.
Siga a Atividade 1 da aula presencial com as devidas adaptações: Experimentando os movimentos e elementos técnicos do frisbee. Solicite aos estudantes que realizem os movimentos para lançamentos dos frisbee: backhand e forehand, estes movimentos podem ser realizados sozinhos. Agora, se tiver alguém que possa fazer junto, será muito proveitoso. Utilize uma distância de aproximadamente 6 metros um do outro, um lança o disco e o outro faz a recepção e vice-versa. Assim como também realizar os movimentos de recepção, como a técnica “jacaré”.
Como na Atividade 2: Apresente os elementos táticos do frisbee, o ultimate frisbee, é um esporte coletivo praticado com um disco. O objetivo do jogo consiste em marcar pontos passando o disco para um companheiro de equipe na área adversária, tem semelhanças com o rugby e o futebol americano. As regras básicas consistem em: ter 7 jogadores de cada lado; as equipes serem mistas; não há árbitro; não é permitido andar com a posse do disco; fazer um auto passe; agarrar ou arrancar o disco da mão do adversário; cada jogador tem até 10 segundos para executar os passes. Quando houver o toque ou interceptação, o defensor troca a função: quem estava atacando passa a defender e quem está defendendo passa a atacar.
Na Atividade 3, que consiste na vivência do jogo ultimate frisbee, comunique aos estudantes que quando as aulas presenciais retornarem, iremos praticar esta modalidade. Solicite que elaborem as adaptações necessárias para que possamos jogar dentro do ambiente escolar, que pensem em modificações e criação de regras para que todos possam jogar. Peça também que eles elaborem situações táticas e técnicas de defesa e ataque. Diga para eles anotarem no caderno todas suas observações, dúvidas e sugestões sobre as possibilidades de se jogar o ultimate frisbee na escola, para que as exponham durante a aula, e, no momento de exposição dos estudantes, intervenha na solução de alguma dúvida e em situações que achar pertinente.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.
Autor: Ricardo Alexandre R. Santa Cruz
Coautor: Laércio de Moura Jorge
Mentor: Edison de Jesus Manoel
Especialista da área: Luis Henrique Martins Vasquinho