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Plano de aula: Esportes de parede

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Descrição

No desenvolvimento deste plano, apresentamos sugestões para que os estudantes experimentem e discutam conceitos e procedimentos sobre os esportes de parede, ampliando os seus conhecimentos sobre a lógica interna desses esportes após a vivência de diferentes papéis, identificando as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais mais requisitadas durante a prática desses esportes.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de rede e parede.

Objetivos de aprendizagem

  • Vivenciar os papéis de jogador, técnico e árbitro nos esportes de parede.
  • Experimentar esportes de parede dando atenção para as habilidades técnicas e táticas que os compõem.
  • Reconhecer a lógica interna dos esportes de parede.
  • Identificar os elementos técnicos individuais e as regras básicas presentes nos esportes de parede.
  • Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos dos esportes de parede.
  • Identificar as transformações históricas do fenômeno esportivo ligadas aos esportes de parede.
  • Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes de parede.

Competências gerais

1.  Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Esportes de rede e parede

Entre as categorias de esportes apresentados na BNCC, estão os esportes de rede e parede que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária nos quais o adversário seja incapaz de devolvê-la da mesma forma ou que leve o adversário a cometer um erro dentro do período de tempo em que o objeto do jogo está em movimento (BRASIL, 2017).

Características dos esportes de rede e parede

De acordo com González e Bracht (2012), uma característica comum dos esportes de rede e parede é que sempre se joga interceptando (defesa) a trajetória da bola ou da peteca ao mesmo tempo em que se tenta jogá-la para o lado do adversário (ataque). No caso do tênis, badminton, peteca, pelota basca, raquetebol, o vaivém da bola ou da peteca é direto (alternado direto). Já no voleibol, punhobol e vôlei de praia, tanto dá para devolver a bola direto como dá para fazer passes entre os companheiros de uma mesma equipe antes de mandar a bola para o outro lado da quadra (alternado indireto). Na defesa, a ideia é ocupar os espaços da melhor forma possível para receber bem a bola ou a peteca e devolvê-la de um jeito que dificulte a ação dos adversários.

Lógica interna dos esportes de rede

González e Bracht (2012) apresentam os elementos que compõem a lógica interna dos esportes de rede. Nos esportes de rede, a área do jogo é dividida por uma rede e os jogadores adversários encontram-se separados. Quanto às funções exercidas, na maioria das modalidades, os jogadores passam por todas as posições (ex.: todos recebem e sacam). As intenções táticas são divididas em: ofensivas - enviar a bola (ou objeto que serve de bola), dentro do outro lado da quadra, longe do adversário; deslocar o adversário jogando as bolas aos lados do terreno de jogo para tirá-lo da posição de base; deslocar-se em diagonal; fintar e procurar pegar o adversário no contrapé; e defensivas - recuperar a posição de base o mais rápido possível e elevar a bola em frente a situações defensivas complicadas. As principais habilidades técnicas exigidas são a recepção com e sem implemento, o golpe/remate com e sem implemento, aliados aos deslocamentos em velocidade.

Lógica interna dos esportes de parede

González e Bracht (2012) apresentam os elementos que compõem a lógica interna dos esportes de parede. Nos esportes em que se joga com parede de rebote os jogadores compartilham o espaço de jogo e alternam-se atacando a bola e rebatendo-a contra uma parede, como no caso do squash, raquetebol e pelota basca. Quanto às funções exercidas, os jogadores sacam e rebatem a bola contra a parede. As intenções táticas são divididas em enviar a bola acima da linha demarcatória na parede e rebater a bola novamente na parede antes que quique duas vezes no chão. A principal habilidade técnica exigida é a rebatida na bola.

Compreendendo o fenômeno esportivo

De acordo com Marques et al. (2007, p. 229), o esporte seria:  

um fenômeno sociocultural que engloba diversas práticas humanas, norteadas por regras de ação próprias, regulamentadas e institucionalizadas, direcionadas para um aspecto competitivo, seja ele caracterizado pela oposição entre sujeitos ou pela comparação entre realizações do próprio indivíduo, que se manifestam através da atividade corporal. Essas práticas podem ou não se expressar através de confrontos diretos entre sujeitos, de mensuração de performances, de nomeação de vencedores ou destaques, mas sempre expressam o desejo de realização do ser humano que encarna a necessidade, entre outras, de emocionar-se, superar-se, jogar, brincar e comunicar-se.

Informações adicionais sobre o tema da aula

Caso julgue necessário acrescentar outras informações para a aula sugerida neste plano, que abordou os esportes de parede e tematizou a modalidade de pelota basca, você pode acessar os conteúdos a seguir: http://www.pelotabasca.com.br/

Para conhecer as diferentes modalidades da pelota basca sugerimos os vídeos a seguir:

 

Bibliografia

BENTO, J. O. Desporto: discurso e substância. Porto: Campo das Letras, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 4 out. 2021.

GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.

MARQUES, R. et al. Esporte: um fenômeno heterogêneo: estudo sobre o esporte e suas manifestações na sociedade contemporânea. Porto Alegre, v. 13, n. 03, p. 225-242, set./dez. 2007.

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