Plano de Aula

Plano de aula: Os papéis nos esportes de invasão

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Neste plano, apresentamos sugestões para que os estudantes experimentem os esportes de invasão, conhecendo e vivenciando os papéis de jogador, aquele que participa e atua no jogo, árbitro, que desempenha a função de fazer cumprir as regras, e técnico, que orienta e dirige uma equipe ou atleta, compreendendo a lógica interna desses esportes e as possibilidades de utilizá-los em seus momentos de lazer.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

Esportes de invasão.

Objetivos de aprendizagem

  • Retomar as características e a lógica interna dos esportes de invasão.
  • Experimentar esportes de invasão usando habilidades técnicas e táticas com ênfase na ocupação de espaços e relações de colaboração.
  • Identificar como os elementos técnicos individuais são condicionados pelos sistemas de jogo e regras presentes nos esportes de invasão.
  • Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de invasão.
  • Vivenciar os diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) nos esportes de invasão.
  • Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes de invasão.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO