Plano de aula: Os papéis nos esportes de invasão

Descrição

Neste plano, apresentamos sugestões para que os estudantes experimentem os esportes de invasão, conhecendo e vivenciando os papéis de jogador, aquele que participa e atua no jogo, árbitro, que desempenha a função de fazer cumprir as regras, e técnico, que orienta e dirige uma equipe ou atleta, compreendendo a lógica interna desses esportes e as possibilidades de utilizá-los em seus momentos de lazer.

Objeto de conhecimento

Esportes de invasão.

Objetivos de aprendizagem

• Retomar as características e a lógica interna dos esportes de invasão.
  • Experimentar esportes de invasão usando habilidades técnicas e táticas com ênfase na ocupação de espaços e relações de colaboração.
  • Identificar como os elementos técnicos individuais são condicionados pelos sistemas de jogo e regras presentes nos esportes de invasão.
  • Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de invasão.
  • Vivenciar os diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) nos esportes de invasão.
  • Verificar locais disponíveis na comunidade para a prática de esportes de invasão.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

9. Empatia e cooperação

10. Responsabilidade e cidadania

Materiais sugeridos
  • Bolas de futsal ou de borracha.
  • Coletes.
  • Apito.
  • Cronômetro.
  • Caderno dos estudantes.
  • Papel para anotações (súmula).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Conversa inicial

Inicie explicando aos estudantes que durante a aula irão experimentar e compreender as diferentes formas em que podemos atuar nos esportes de invasão, assumindo diferentes papéis. Escolha a modalidade que julgar mais adequada para a tematização dos esportes de invasão, desde que esteja no âmbito do objeto de conhecimento. Como sugestão, apresentamos o futsal.

Para verificar o que já conhecem sobre a modalidade, peça para se organizarem em duplas e proponha que um entreviste o outro, como se fossem repórter esportivo e jogador. Como forma de registro, as perguntas e respostas podem ser anotadas no caderno. Caso possuam celular, podem gravar a entrevista em áudio e depois transcrever no caderno. Como sugestão de roteiro para a entrevista, elencamos as seguintes perguntas:

• Você gosta de jogar futsal?
  • Você gosta de assistir a futsal?
  • O futsal é um esporte para meninos ou meninas?
  • Existem possibilidades de adaptações para que todos possam participar?
  • Quais as principais características requeridas na prática desse esporte?
  • Quais as principais estruturas e regiões corporais envolvidas na modalidade?
  • Quais as principais habilidades motoras exigidas no futsal?
  • Identifica as posições e funções dos jogadores em quadra?
  • Conhece as atribuições dos árbitros no jogo de futsal?
  • Conhece o papel do técnico no jogo de futsal?
  • Existem locais fora da escola onde as pessoas praticam essa modalidade?
  • Você vê meninos e meninas jogando nesses locais?

Acompanhe as entrevistas para verificar o conhecimento prévio dos estudantes, observando se utilizam recursos diversos para que os outros compreendam as perguntas e auxiliando-os, se for necessário. Em seguida, explique que por ser um esporte de invasão, o futsal tem uma lógica interna que permite apropriação das experiências vivenciadas em outras modalidades, como o futebol e o handebol, que podem ser utilizadas em sua prática.

Observe, de acordo com as características da turma, a necessidade de utilizar outras estratégias para entrevista e a conversa inicial, como textos escritos ou imagens.

Com o objetivo de experimentar o esporte, ampliando seu conhecimento sobre a lógica interna e os diferentes papéis que podem ser assumidos no jogo, proponha a realização de um torneio de futsal entre os estudantes. Comente que o objetivo do torneio não será eleger um vencedor, e sim, a vivência dos papéis de jogador, árbitro e técnico, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. É importante que os estudantes compreendam a globalidade das ações propostas e a colaboração necessária para que aprendam enquanto vivenciam as diferentes funções nos esportes de invasão.