Plano de Aula
Plano de aula: Esportes de campo e taco - ampliando possibilidades
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
No desenvolvimento deste plano, os estudantes irão ampliar seus conhecimentos sobre os esportes de campo e taco, analisando as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais requisitadas durante a prática dessas modalidades, compreendendo as técnicas e táticas com base nos critérios da lógica interna desses esportes.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Esportes de campo e taco.
Objetivos de aprendizagem
- Compreender a lógica interna dos esportes de campo e taco com base na cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação.
- Experimentar esportes de campo e taco dando atenção para as habilidades técnicas e táticas que os compõem.
- Analisar as habilidades motoras requeridas nos esportes de campo e taco.
- Identificar as capacidades físicas e estruturas corporais exigidas nos esportes de campo e taco.
- Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de campo e taco.
- Experimentar o papel de jogador e árbitro nos esportes de campo e taco.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Esportes de campo e taco
Entre as categorias de esportes apresentados na BNCC (BRASIL, 2017), estão os esportes de campo e taco que reúnem as modalidades que se caracterizam por rebater a bola lanc?ada pelo adversa?rio o mais longe possi?vel, para tentar percorrer o maior nu?mero de vezes as bases ou a maior dista?ncia entre as bases, enquanto os defensores na?o recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos (beisebol, cri?quete, softbol etc.).
Características dos esportes de campo e taco
González e Bracht (2012, p. 25) apresentam algumas características dos esportes de campo e taco:
[...] Nesse tipo de esporte, as equipes atacam e defendem alternadamente, ou seja, cada equipe tem a sua vez de atacar e defender. Um ataque sempre começa quando um rebatedor consegue bater com um taco (ou outro instrumento) na bola arremessada pelo jogador adversário, tentando mandá-la o mais longe possível dentro do campo de jogo para atrasar a devolução da bola por parte da defesa e, então, percorrer a distância necessária para marcar pontos.
[...] A área de jogo é compartilhada, o time ofensivo sempre deve designar um batedor para correr, sendo possi?vel ter mais de um batedor correndo simultaneamente. Em geral, os jogadores assumem papéis variados na defesa da equipe (ex.: lanc?ador (pitcher), receptor (catcher). As intenções táticas são divididas em ofensivas e defensivas ofensivas, as ações técnicas incluem os lanc?amentos (passes) e as recepc?o?es (rebatidas e tacadas). As estratégias ofensivas devem levar o jogador a forc?ar o jogo e manter-se na ofensiva o maior tempo possi?vel, enquanto nas ações defensivas o jogador deve manter posic?o?es equilibradas no campo e conter o corredor na base.
Bibliografia
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em: 04 out 2021.
GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO