No desenvolvimento deste plano, apresentamos sugestões para que os estudantes ampliem seus conhecimentos sobre os esportes de combate, analisando as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais requisitadas durante a prática dessas modalidades, compreendendo as técnicas e táticas com base nos critérios da sua lógica interna e planejando esses esportes de modo adequado às suas necessidades.
Experimentar esportes de combate menos familiares, ampliando o conhecimento da lógica interna dessa categoria de esportes.
Identificar os elementos técnico-táticos individuais e as regras dos esportes de combate.
Analisar as habilidades motoras requeridas nos esportes de combate.
Identificar as capacidades físicas e estruturas corporais exigidas nos esportes de combate.
Utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos nos esportes de combate.
Vivenciar os papéis de jogador e árbitro nos esportes de combate.
Produzir alternativas para a prática dos esportes de combate na comunidade.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Esportes de combate
Entre as categorias de esportes apresentados na BNCC (BRASIL, 2017), estão os esportes de combate. González e Bracht (2012) indicam que essas modalidades são caracterizadas como disputas nas quais uns tentam vencer os outros por meio de toques, desequilíbrios, imobilizac?a?o, exclusa?o de um determinado espac?o, combinando ac?o?es de ataque e defesa (por exemplo: boxe, esgrima, jiu-ji?tsu, judo?, karate?, luta, sumo?, taekwondo etc.). De acordo com Correia e Franchini (2010, p. 2), o termo “modalidades esportivas de combate” ou “esportes de combate” é definido “como uma configuração das práticas de lutas, das artes marciais e dos sistemas de combate transformados em manifestações culturais modernas, orientadas a partir das decodificações propostas pelas instituições desportivas”.
A esgrima como um dos esportes de combate
Neste plano de aula, sugerimos a tematização da esgrima como modalidade representativa dos esportes de combate, pois, mesmo sendo uma modalidade que faz parte do programa olímpico, ainda é um esporte pouco conhecido e difundido no Brasil e, por consequência, pouco praticado nas aulas de Educação Física. Comente com os estudantes que a ideia é a de conduzi-los na exploração de modalidades menos familiares a eles sobre os esportes de combate.
Segundo a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), essa é a única modalidade de combate olímpica em que não é permitido contato corporal entre os adversários, diferentemente do boxe, judô e karatê, por exemplo.
Características da esgrima
Na esgrima, dois oponentes duelam, lutam entre si, com armas brancas, e utilizam vários elementos constitutivos próprios dos esportes de combate, como estratégias, técnicas e táticas em combinações de ataque e defesa, sempre com regras bem definidas.
Armas ou modalidades da esgrima
A esgrima se divide em florete, espada e sabre. Na esgrima de florete o objetivo é o de fazer pontos exclusivamente por meio de golpes de ponta sobre a superfície válida do adversário que é apenas o tronco. Por ser uma arma leve, apresenta uma técnica elegante e complexa e é considerada a mais difícil das armas. Na esgrima de espada, o objetivo é de tocar ou golpear exclusivamente com a porta da arma, porém, diferentemente do florete, os espadistas podem tocar qualquer área do corpo do adversário e os oponentes podem marcar toques simultâneos. O sabre é uma arma muito mais leve e rápida, sendo possível o sabrista tocar seu adversário com a ponta ou com a lateral da lâmina. A superfície válida para o toque compreende cabeça, tronco e membros superiores, com exceção das mãos.
Regras da esgrima
O jogo é eliminatório e tem duração de três tempos de três minutos, vencendo a disputa quem marcar 15 pontos primeiro, ou mais pontos ao término do tempo. Em caso de empate, há prorrogação de um minuto, sendo que o primeiro esgrimista que pontuar é considerado vencedor.
Habilidades motoras utilizadas na esgrima
Na globalidade da prática do jogo, o esgrimista necessita utilizar diferentes habilidades motoras combinadas, como as habilidades locomotoras nos movimentos de ataque (marchar para frente) e defesa (romper ou deslocar-se para trás), habilidades manipulativas (empunhadura, pegada e manuseio das armas) e habilidades estabilizadoras (equilíbrio dinâmico).
Capacidades físicas exigidas na esgrima
Na prática das diferentes modalidades da esgrima, as capacidades físicas de velocidade, agilidade, flexibilidade, força e resistência são consideradas imprescindíveis para a dinâmica do jogo.
* Caso julgue necessário acrescentar outras informações sobre a esgrima neste plano de aula ou indicar fontes de pesquisa para os estudantes, você pode acessar o site da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE): https://cbesgrima.org.br/
Bibliografia
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 4 out. 2021.
CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz. Rio Claro, v. 16, n. 1, p. 1–09, 2010.
GONZÁLEZ, F. J.; BRACHT, V. Metodologia do ensino dos esportes coletivos. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2012.
Materiais sugeridos
Caderno para anotações dos estudantes.
Aparelho para reproduzir vídeo.
Folhas de jornal.
Papelão, cartolina ou TNT.
Tinta guache.
Fita adesiva.
Cones.
Giz.
Barbante.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Conversa inicial
Reúna os estudantes e solicite que se organizem em duplas pelo espaço da aula. Em seguida, proponha uma experimentação prática, em que tenham de desequilibrar ou atingir uma parte específica do corpo do colega (ombro, braços, tronco etc.) como forma de ataque, ao mesmo tempo em que se defendem procurando se esquivar e não ser atingidos pelo oponente. Após essa experimentação inicial, solicite que os estudantes reflitam sobre os movimentos e ações de defesa e ataque que realizaram e pergunte-lhes quais modalidades de combate são constituídas por esses elementos. Na sequência, analise as respostas e verifique se a esgrima foi um dos esportes de combate citados, propondo aos estudantes a vivência e experimentação dessa modalidade na aula.
Atividade
Atividade 1: Conhecendo a esgrima
Utilize os recursos tecnológicos disponíveis e mostre o vídeo sugerido a seguir, destacando que a apreciação deve ser seguida de análises relacionadas com a lógica interna desse esporte de combate (regras, espaço do combate e implementos, interação com o adversário, habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais requisitadas durante a prática da modalidade).
Como forma de incluir todos os estudantes, caso seja necessário, disponibilize em texto ou áudio as informações do vídeo.
Após assistirem ao vídeo, solicite que os estudantes apontem as principais características da esgrima que foram analisadas, indicando possibilidades de experimentação desse esporte na escola a partir da adaptação de seus equipamentos, espaços e recursos. Caso seja necessário, podem utilizar múltiplas linguagens (oral, escrita ou gestual) para fazer seus apontamentos.
Tomando como base as informações observadas no vídeo e a análise dos estudantes sobre a lógica interna da esgrima, proponha uma experimentação prática da modalidade.
Atividade 2: Construindo o material e a área de combate
Material: Retome as informações do vídeo com os estudantes e comente que os atletas utilizam uniformes e materiais de proteção, além de armas brancas para competir, classificadas como florete, espada e sabre. Proponha as seguintes adaptações:
Para confeccionar as armas (espadas), distribua folhas de jornal para os estudantes e oriente que deverão abrir suas folhas, escolher uma das pontas e, na posição diagonal, enrolá-las até virarem um grande canudo bem fino. Em seguida, devem prender com fita adesiva a ponta que sobrou no lado mais volumoso, pois o lado mais fino será a ponta da espada. Os estudantes devem fazer uma dobra, com medida aproximada à da largura de sua mão, e passar a fita adesiva nessa parte, que será utilizada como empunhadura da espada adaptada.
Para a confecção das jaquetas ou coletes, sugerimos que os estudantes utilizem um pedaço retangular de TNT, papelão ou cartolina, prendendo as laterais com um barbante, e façam as adequações necessárias de acordo com as suas estruturas corporais. Caso algum estudante tenha dificuldade em construir seu próprio material para a experimentação da esgrima, solicite o apoio dos colegas.
Aqui há uma sugestão de construção de espada feita com jornal:
Área de combate: Os combates são realizados em uma pista de 14 metros de comprimento com 1,5 a 2 metros de largura. A pista é dividida por uma linha central e duas linhas de guarda a 2 metros da linha central em cada lado. Conhecendo essas medidas, solicite que os estudantes analisem os espaços mais adequados na escola para montar as pistas, utilizando giz, fitas adesivas ou cones para demarcar as áreas de combate.
Oriente os estudantes a realizar uma prática experimental, para testar os implementos após confeccionados e para certificar-se de que o local selecionado para área de combate está compatível com o que vão praticar.
Atividade 3: Conhecendo os movimentos da esgrima
Comente com os estudantes que a esgrima é uma modalidade que apresenta posições e movimentos específicos para a sua prática, sendo importante conhecer as habilidades motoras, capacidades físicas e estruturas corporais exigidas neste esporte de combate.
Entregue para os estudantes uma ficha ou peça que anotem no caderno o nome e a descrição dos principais movimentos da esgrima de acordo com a sequência a seguir. Proponha que analisem os movimentos e realizem a experimentação prática individualmente e em duplas.
Os movimentos foram retirados do texto de Lucas Ayres, “Movimentos da esgrima: guarda, parada e os principais golpes”, disponível no link abaixo:
Saudação: os estudantes se posicionam frente a frente, com os pés dispostos de maneira que os calcanhares se encostem, erguendo a arma primeiro na altura da cabeça e em seguida num ângulo de 45 graus com o tronco, saudando o oponente.
Guarda: é o ponto de partida de todos os movimentos da esgrima. O esgrimista na posição de guarda deve ficar lateralmente na pista, com o seu braço dominante mais próximo ao oponente e na mesma direção dele deve estar apontando o pé “frontal”. O pé “traseiro” aponta para fora da pista, formando um ângulo de 90 graus. A arma deve ser empunhada na altura do peito e em direção ao adversário.
Marcha: a marcha é um dos principais movimentos da esgrima,partindo da posição de guarda, no movimento de marcha o esgrimista se desloca para frente, com a perna da arma dando a iniciativa e a traseira acompanhando, mas sempre mantendo a postura da guarda.
Romper: o movimento de romper é o contrário de marchar, o esgrimista com a perna traseira se desloca para trás com a perna da arma acompanhando.
Afundo: o afundo é um dos principais golpes da esgrima. O esgrimista parte da posição de guarda e flexiona o joelho mais intensamente, lançando automaticamente o braço armado para frente, enquanto o braço desarmado é jogado para trás.
Estocada: a estocada se caracteriza tanto como um golpe, como um dos movimentos da esgrima, sendo uma espécie de combinação da marcha com o afundo. A diferença perceptível é a menor flexão do joelho.
Flecha: é um ataque rápido em que o esgrimista se desloca correndo em direção ao oponente com a arma esticada e apontada.
Balestra: é o movimento que combina a estocada com o afundo. Para executá-lo, o esgrimista deve dar um salto em direção ao oponente com o braço esticado e cair em posição de afundo.
Após a experimentação dos movimentos da esgrima, pergunte aos estudantes: Quais habilidades motoras utilizaram? Quais capacidades físicas foram exigidas para executar esses movimentos? Que estruturas do corpo são requisitadas nesse esporte?
Analise as respostas, faça os apontamentos que julgar necessário dando um feedback oral aos estudantes. A seguir, proponha a experimentação do jogo de esgrima no formato de combate.
Atividade 4: Experimentando os combates de esgrima
Solicite que os estudantes se organizem em trios, em que dois deles duelam experimentando a função de esgrimistas e o terceiro será o árbitro. Após três minutos de combate, um dos estudantes que jogava assume o papel de árbitro, enquanto o outro vira esgrimista, invertendo os papéis alternadamente. Sugerimos duas formas de marcação nas espadas para que o árbitro observe a pontuação durante os duelos. Os estudantes podem molhar a ponta da espada com tinta guache ou utilizar pó de giz.
Retome com os estudantes que o esgrimista deve tocar o adversário com a ponta da espada e evitar que o mesmo aconteça com ele. Para essa vivência, sugerimos o florete, modalidade em que a zona do corpo onde o toque é válido será apenas o tronco, podendo assim acertar somente o colete. Os estudantes esgrimistas devem utilizar os movimentos experimentados na Atividade 3, definindo suas estratégias para atacar e defender, enquanto o estudante na função de árbitro deverá aplicar as regras do jogo, regulando as distâncias entre os esgrimistas e o posicionamento dentro das linhas limites da pista, observando os toques da espada nos coletes, contabilizando os pontos do combate e mediando possíveis conflitos.
Pensando na inclusão de todos, combine com os estudantes e faça as adaptações necessárias nas regras (alterar o tempo de duração dos combates, realizar combates com os estudantes sentados em cadeiras), no espaço de jogo (adaptar a pista de combate reduzindo as distâncias entre os esgrimistas) e nos materiais (fazer adaptações nas espadas para facilitar o manuseio, adequar os coletes de acordo com a estrutura corporal dos estudantes), proporcionando, dessa forma, maior envolvimento e igualdade nas oportunidades de experimentação da esgrima.
Momento da reflexao
Após as experimentações práticas da esgrima, reúna os estudantes e promova uma reflexão sobre as aprendizagens mobilizadas na aula, evidenciando as seguintes questões:
Conseguiram entender a lógica interna da esgrima, como um dos esportes de combate?
Os movimentos executados na esgrima se assemelham a outras modalidades de combate ou são específicos dessa modalidade?
Quais elementos técnicos são fundamentais para se praticar a esgrima?
Durante a experimentação dos movimentos e combates na esgrima, quais foram as capacidades físicas mais requisitadas?
Ter uma estrutura corporal com maior envergadura pode interferir no desempenho do combate na esgrima?
Quais estratégias defensivas e ofensivas foram utilizadas durante os combates?
Na função de árbitro, quais são as principais regras que devem ser observadas?
Qual alternativas podem ser utilizadas para a prática da esgrima e de outros esportes de combate na sua comunidade?
Caso seja necessário, utilize recursos adicionais (textos, imagens ou áudios) para que todos os estudantes sejam incluídos nas discussões.
Sistematizacao do conhecimento
Para evidenciar as aprendizagens dos estudantes, utilize o quadro a seguir como sugestão para organizar e sistematizar os conhecimentos que foram mobilizados ao longo da aula.
Etapa
Objetivos
Recursos/
Estratégias
Aprendizagem
Conversa
Inicial
Verificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os esportes de combate.
Experimentação
Conversa
Feedback
Experimentação de gestos e movimentos de esportes de combate.
Atividade
1
Apresentar a esgrima como uma modalidade de combate.
Vídeo
Texto
Identificação da lógica interna da esgrima, relacionando com outros esportes de combate.
Atividade
2
Construir coletivamente o material e a pista de combate para a prática da esgrima.
Conversa
Feedback
Produção de materiais adaptados para a prática da esgrima e pistas de combate.
Atividade 3
Conhecer os principais movimentos e posições da esgrima. Experimentar as habilidades motoras exigidas na esgrima; Identificar as capacidades físicas e estruturas corporais requeridas na esgrima.
Conversa
Experimentação
Feedback
Experimentação dos movimentos específicos da esgrima;
Identificação da velocidade, agilidade e resistência como as capacidades físicas intervenientes na esgrima; Utilização das estruturas corporais para melhorar o desempenho no combate.
Atividade 4
Conhecer as regras da esgrima;
Identificar os elementos técnicos e táticos da esgrima;
Vivenciar os papéis de jogador e árbitro na esgrima.
Vídeo
Conversa
Experimentação
Feedback
Adaptação das regras da esgrima; Aprendizagem sobre a dinâmica do combate; Utilização de estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos durante os duelos; Conhecimento sobre as funções e atribuições de jogador e árbitro no combate de esgrima.
Registro e avaliacao
Como forma de avaliar e registrar o que os estudantes aprenderam durante a aula, sugerimos aplicar uma autoavaliação, utilizando uma lista de verificação de acordo com o modelo a seguir. Para que todos os estudantes possam se autoavaliar, caso seja necessário, utilize outros recursos (descrição oral, por exemplo) para coletar as informações.
Lista de verificação de aprendizagem - Autoavaliação
Questões para autoavaliação do
estudante
Sim ou Não
Justificativa do estudante para a resposta apresentada
Parecer descritivo
do Professor
Experimentei a esgrima e consigo reconhecer a lógica interna dessa modalidade como um esporte de combate?
Compreendo as regras básicas da esgrima?
Utilizei as habilidades motoras requeridas na prática dos movimentos e duelos na esgrima?
Após experimentar a esgrima, consigo identificar as capacidades físicas solicitadas nessa modalidade?
A minha estrutura corporal influenciou no meu desempenho durante a prática da esgrima?
Consigo identificar os elementos técnicos e táticos individuais da esgrima?
Utilizei estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos na prática da esgrima?
Vivenciei os papéis de jogador e árbitro na esgrima reconhecendo as atribuições de cada função?
Consigo produzir alternativas para a prática da esgrima e de outros esportes de combate na minha comunidade?
Elabore um parecer descritivo sobre a autoavaliação dos estudantes, fornecendo um feedback baseado na justificativa das suas respostas, associando com as expectativas e objetivos de aprendizagem propostos para a prática corporal tematizada na aula.
Barreiras
Barreiras
Exigir dos estudantes a realização de movimentos técnicos específicos da esgrima.
Não adaptar as regras e os espaços para que os estudantes experimentem os movimentos da esgrima.
Utilizar apenas um tipo de linguagem para que os estudantes expressem suas opiniões e sensações sobre as práticas propostas.
Sugestões para eliminar ou reduzir as barreiras
Incentivar os estudantes a utilizar os movimentos que lhes são possíveis na prática da esgrima.
Fazer adaptações nas regras e nos espaços para incluir todos nas atividades relacionadas com a esgrima.
Possibilitar a utilização de múltiplas linguagens como forma de incluir todos os estudantes nas discussões propostas na aula.
Desdobramentos
Como opções para o desdobramento das próximas aulas, sugerimos que os estudantes:
Experimentem outros esportes de combate (boxe, karatê, judô, luta livre etc.), observando as diferenças e semelhanças entre os esportes que já conhecem, ampliando os conceitos da lógica interna dessas modalidades.
Discutam e registrem quais as habilidades motoras e capacidades físicas são mais evidenciadas nos esportes de combate.
Pesquisem sobre histórico, regras, espaços e equipamentos utilizados pelos atletas de esportes de combate, socializando os resultados da pesquisa com os colegas e professores.
Pesquisem quais são os esportes de combate que fazem parte do programa olímpico e paralímpico.
Diferenciem as modalidades de combate pesquisadas baseando-se nos critérios da lógica interna (cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação).
Produzam textos sobre a esportivização da cultura das lutas e as transformações em esportes de combate.
Desenvolvam os esportes de combate tematizados na escola em momentos e espaços que utilizam no lazer e compartilhar as experiências com os colegas e o professor.
Comunique aos estudantes o tema da aula que será trabalhado neste bloco (esportes de combate) e seus respectivos objetivos de aprendizagem. Pergunte aos estudantes o que eles sabem sobre esporte de combate com o intuito de obter os conhecimentos sobre o assunto que será trabalhado que eles já trazem consigo. Relembre aos estudantes que essas modalidades são caracterizadas como disputas nas quais uns tentam vencer os outros, por meio de toques, desequilíbrios, imobilizac?a?o, exclusa?o de um determinado espac?o, combinando ac?o?es de ataque e defesa (por exemplo: boxe, esgrima, jiu-ji?tsu, judo?, karate?, luta, sumo?, taekwondo etc.). Pergunte aos estudantes quais são as ações comuns de ataques e defesa nestas modalidades? Fale aos estudantes que a ideia é explorar modalidades menos familiares a eles sobre esporte de combate, e sugira a esgrima como esporte de combate a ser desenvolvido nas próximas aulas.
Para conhecer mais sobre a esgrima, apresente aos estudantes o vídeo: “O que é a esgrima”. Solicite aos estudantes que prestem atenção às regras, espaço do combate e implementos, interação com adversários, habilidades motoras e capacidades físicas, e estruturas corporais requisitadas durante a prática da modalidade. Solicite que os estudantes anotem suas observações no caderno. Peça a eles que indiquem as possibilidades de realizar a prática da esgrima na escola, com as devidas adaptações necessárias.
Com relação aos equipamentos para realização da vivência da esgrima, siga os passos da Atividade 2 - Construindo o material e a área de combate do plano da aula presencial. Comente que os atletas utilizam uniformes, materiais de proteção e armas brancas para competir (florete, espada e sabre). Oriente-os a confeccionar espadas com folha de jornal e jaqueta ou coletes, para que eles façam individualmente em casa. Informe aos estudantes, também, o espaço necessário com suas dimensões para realizar a prática da esgrima. Conhecendo essas medidas, solicite que os estudantes analisem os espaços mais adequados na escola para montar as pistas, utilizando giz, fitas adesivas ou cones para demarcar as áreas de combate.
Transmita aos estudantes os movimentos da esgrima descritos na Atividade 3 da aula presencial: saudação, guarda, marcha, romper, afundo, estocada, flecha e balestra.
Informe aos estudantes que iremos vivenciar a prática da esgrima quando as aulas presenciais retornarem, em razão do confronto corporal e da aplicação de técnicas e táticas específicas utilizadas, e da necessidade da supervisão do professor. É necessário também fazer as devidas orientações para que os estudantes exerçam, além do papel do esgrimista, o papel do árbitro.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.