12128
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Semelhanças e diferenças entre os seres vivos: mudança e evolução

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Semelhanças e diferenças entre os seres vivos: mudança e evolução

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Clara Nery da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula representa a primeira etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das teorias evolutivas. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo das aulas subsequentes. Ela pode ser considerada como um momento inicial para abordar o assunto, permitindo o levantamento das concepções prévias dos alunos sobre as teorias evolutivas e sobre os processos de mudança e de evolução dos seres vivos.

Materiais necessários para a aula: Fichas impressas com as atividades, cartolinas ou folhas sulfites, tesouras, cola e lápis de cor.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que serão observadores de aves, viajando Brasil afora para estudar estes animais. Comente que as pesquisas e os estudos serão feitos para que eles possam melhor as diferenças e as semelhanças entre as aves brasileiras. Neste momento, é importante que você não exponha que a aula será sobre evolução, apenas esteja ciente do uso desse termo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, pergunte se algum deles saberia dizer o que é um ornitólogo. Você pode solicitar que eles façam essa pesquisa num momento anterior (tarefa de casa), para que cheguem com referências para a aula e compartilharem os resultados com os colegas. Caso eles não saibam, conte a eles que o ornitólogo é o pesquisador que estuda as aves. Pergunte o que eles sabem sobre as aves, usando questões como:

Quais aves vocês conhecem?

Quais aves vivem em nossa região?

Quais aves vocês já viram no ambiente da escola?

Os nomes das aves que observamos na imagem, ou as que vocês conhecem, têm alguma relação com as características que elas possuem?

Caso tenha disponibilidade, projete a imagem para que eles vejam os exemplos de aves e o observador em campo.

Depois de ouvir as respostas dos alunos, comente que o Brasil é considerado um dos países com a maior diversidade de aves do mundo, bem como outros países da América do Sul. Por isso, a região é conhecida entre os pesquisadores por “Continente das aves”.

Para mais informações, consulte as páginas 273 a 276 do trabalho: PIACENTINI, V. Q; ALEIXO, A.; AGNE, C. E. et al. Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, v. 23, n. 2, junho de 2015. (Disponível em: http://www.cbro.org.br/Piacentini%20et%20al%202015%20RBO.pdf).

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com os alunos ainda organizados em semicírculo, peça que se imaginem como ornitólogos, estudando a grande diversidade de aves do país. Leia então a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses para explicar a questão. Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Para este momento, sugere-se o tempo de 10 minutos.

Organize os alunos em duplas ou trios, estabelecendo que um dos alunos deve ficar responsável por registrar a explicação do seu grupo, que será compartilhada em um momento posterior. Explique a atividade usando o slide projetado (ou registrando no quadro) e leia as questões para eles. Documento para impressão aqui (para este documento foram selecionados: tuiuiú, harpia, coruja, tucano-toco e beija-flor).

Você pode escolher outras espécies de aves, trazendo aves de sua cidade ou região, por exemplo. Caso queira encontrar essas aves, você pode consultar o site http://www.wikiaves.com.br/ e buscar o local desejado. Você pode ainda escolher imagens de outras aves com seus alunos.

Caso você não possua uma impressora, peça que os alunos desenhem, pintem e coloquem legendas com os nomes de cada uma das aves escolhidas. Lembre-se apenas de deixar um pouco mais de tempo disponível para isso. É importante que todos os grupos recebam as mesmas aves.

Circule entre os grupos, auxiliando na construção e no desenvolvimento de explicações. Para finalizar, os alunos podem colar as imagens em folhas de sulfite ou em cartolinas, juntamente com as respostas das perguntas acima, para apresentar para toda a turma.

Materiais necessários: fichas impressas das aves, cartolinas ou folhas sulfites, tesouras, cola e lápis de cor.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para este momento sugere-se o tempo de 13 minutos. Peça para que dois grupos compartilhem os registros uns com os outros. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias de cada grupo. Você pode estipular com os alunos um modo de organização do tempo, dividindo o momento de apresentações e o momento de contribuições entre eles. Ajude a marcar esse tempo, indicando-o no quadro, por exemplo. Caso você esteja usando projeção de imagens e tenha acesso à internet, poderá usar também o cronômetro on line disponível no link https://relogioonline.com.br/cronometro/.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Para este momento sugere-se o tempo de 6 minutos. Após o término do tempo estipulado para a troca de ideias entre os alunos, retome algumas semelhanças e diferenças trazidas pelos grupos. Você deve fazer a sistematização, retomando com os alunos que existem algumas semelhanças facilmente observáveis nas aves, como o fato de todas terem penas e bicos, por exemplo. Já para as diferenças, pode-se destacar o tamanho e o formato de seus corpos e bicos, bem como a coloração das penas. Você pode dizer também que as aves podem ter diferentes preferências alimentares, como néctar de flores (caso do beija-flor), frutas (caso do tucano-toco) ou animais maiores (caso da harpia), ou ainda, podem apresentar diferentes hábitos (algumas delas são diurnas - como as araras, tucanos, tuiuiús, beija-flores e harpias - e outras, noturnas - como algumas corujas).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para este momento sugere-se o tempo de 8 minutos. Retome alguns exemplos das explicações trazidas pelos alunos para a terceira questão. Finalize dizendo que essas semelhanças e diferenças estão ligadas, por exemplo, aos diferentes locais em que as aves habitam. Lembrando-os que essa não pode ser a única explicação/justificativa, já que tanto tucanos como araras vivem em regiões próximas aos trópicos (como florestas tropicais), mas mesmo assim possuem bicos muito diferentes. Indique que a biodiversidade da avifauna atual é produto de mudanças ocorridas em populações que foram separadas de maneiras distintas. O aparecimento de barreiras geográficas (como rios e montanhas), barreiras ecológicas (como diferentes hábitos - noturno e diurno) e habitat diferentes (como continentes e ilhas, por exemplo) acabam separando grupos populacionais que, isolados uns dos outros acabam mudando ao longo de gerações, tornando-se completamente diferentes. Assim podem se formar diferentes espécies. Tudo isso é fruto de processos evolutivos que demoram muitos anos para ocorrer. Traga essa explicação de maneira instigante, indicando, por exemplo, que eles tentem trazer hipóteses para explicar esse fato. Explique que esse é um dos trabalhos de um ornitólogo: compreender as relações entre as aves e entre as aves e seu habitat. Indique também que todas essas observações e hipóteses serão estudados em detalhes nas próximas aulas. Lembre-se de pedir que os alunos registrem anotações das discussões em seus cadernos, que servirão como material para estudo (pode ser um parágrafo criado coletivamente ou mesmo os balões sugeridos nos últimos dois slides).

Você pode encontrar mais informações sobre estudos das diferentes espécies de aves brasileiras no vídeo “SP Pesquisa - ornitologia no Brasil - 1º Bloco” disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=4_spZK32S6w. Para informações sobre a diversidade de aves das florestas tropicais, acesse o link http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisa/0272-Diversidade-de-aves-nas-florestas-tropicais.html.

Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula representa a primeira etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das teorias evolutivas. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo das aulas subsequentes. Ela pode ser considerada como um momento inicial para abordar o assunto, permitindo o levantamento das concepções prévias dos alunos sobre as teorias evolutivas e sobre os processos de mudança e de evolução dos seres vivos.

Materiais necessários para a aula: Fichas impressas com as atividades, cartolinas ou folhas sulfites, tesouras, cola e lápis de cor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que eles farão uma atividade em que serão observadores de aves, viajando Brasil afora para estudar estes animais. Comente que as pesquisas e os estudos serão feitos para que eles possam melhor as diferenças e as semelhanças entre as aves brasileiras. Neste momento, é importante que você não exponha que a aula será sobre evolução, apenas esteja ciente do uso desse termo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, pergunte se algum deles saberia dizer o que é um ornitólogo. Você pode solicitar que eles façam essa pesquisa num momento anterior (tarefa de casa), para que cheguem com referências para a aula e compartilharem os resultados com os colegas. Caso eles não saibam, conte a eles que o ornitólogo é o pesquisador que estuda as aves. Pergunte o que eles sabem sobre as aves, usando questões como:

Quais aves vocês conhecem?

Quais aves vivem em nossa região?

Quais aves vocês já viram no ambiente da escola?

Os nomes das aves que observamos na imagem, ou as que vocês conhecem, têm alguma relação com as características que elas possuem?

Caso tenha disponibilidade, projete a imagem para que eles vejam os exemplos de aves e o observador em campo.

Depois de ouvir as respostas dos alunos, comente que o Brasil é considerado um dos países com a maior diversidade de aves do mundo, bem como outros países da América do Sul. Por isso, a região é conhecida entre os pesquisadores por “Continente das aves”.

Para mais informações, consulte as páginas 273 a 276 do trabalho: PIACENTINI, V. Q; ALEIXO, A.; AGNE, C. E. et al. Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, v. 23, n. 2, junho de 2015. (Disponível em: http://www.cbro.org.br/Piacentini%20et%20al%202015%20RBO.pdf).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com os alunos ainda organizados em semicírculo, peça que se imaginem como ornitólogos, estudando a grande diversidade de aves do país. Leia então a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses para explicar a questão. Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações: Para este momento, sugere-se o tempo de 10 minutos.

Organize os alunos em duplas ou trios, estabelecendo que um dos alunos deve ficar responsável por registrar a explicação do seu grupo, que será compartilhada em um momento posterior. Explique a atividade usando o slide projetado (ou registrando no quadro) e leia as questões para eles. Documento para impressão aqui (para este documento foram selecionados: tuiuiú, harpia, coruja, tucano-toco e beija-flor).

Você pode escolher outras espécies de aves, trazendo aves de sua cidade ou região, por exemplo. Caso queira encontrar essas aves, você pode consultar o site http://www.wikiaves.com.br/ e buscar o local desejado. Você pode ainda escolher imagens de outras aves com seus alunos.

Caso você não possua uma impressora, peça que os alunos desenhem, pintem e coloquem legendas com os nomes de cada uma das aves escolhidas. Lembre-se apenas de deixar um pouco mais de tempo disponível para isso. É importante que todos os grupos recebam as mesmas aves.

Circule entre os grupos, auxiliando na construção e no desenvolvimento de explicações. Para finalizar, os alunos podem colar as imagens em folhas de sulfite ou em cartolinas, juntamente com as respostas das perguntas acima, para apresentar para toda a turma.

Materiais necessários: fichas impressas das aves, cartolinas ou folhas sulfites, tesouras, cola e lápis de cor.

Slide Plano Aula

Orientações: Para este momento sugere-se o tempo de 13 minutos. Peça para que dois grupos compartilhem os registros uns com os outros. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias de cada grupo. Você pode estipular com os alunos um modo de organização do tempo, dividindo o momento de apresentações e o momento de contribuições entre eles. Ajude a marcar esse tempo, indicando-o no quadro, por exemplo. Caso você esteja usando projeção de imagens e tenha acesso à internet, poderá usar também o cronômetro on line disponível no link https://relogioonline.com.br/cronometro/.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações: Para este momento sugere-se o tempo de 6 minutos. Após o término do tempo estipulado para a troca de ideias entre os alunos, retome algumas semelhanças e diferenças trazidas pelos grupos. Você deve fazer a sistematização, retomando com os alunos que existem algumas semelhanças facilmente observáveis nas aves, como o fato de todas terem penas e bicos, por exemplo. Já para as diferenças, pode-se destacar o tamanho e o formato de seus corpos e bicos, bem como a coloração das penas. Você pode dizer também que as aves podem ter diferentes preferências alimentares, como néctar de flores (caso do beija-flor), frutas (caso do tucano-toco) ou animais maiores (caso da harpia), ou ainda, podem apresentar diferentes hábitos (algumas delas são diurnas - como as araras, tucanos, tuiuiús, beija-flores e harpias - e outras, noturnas - como algumas corujas).

Slide Plano Aula

Orientações: Para este momento sugere-se o tempo de 8 minutos. Retome alguns exemplos das explicações trazidas pelos alunos para a terceira questão. Finalize dizendo que essas semelhanças e diferenças estão ligadas, por exemplo, aos diferentes locais em que as aves habitam. Lembrando-os que essa não pode ser a única explicação/justificativa, já que tanto tucanos como araras vivem em regiões próximas aos trópicos (como florestas tropicais), mas mesmo assim possuem bicos muito diferentes. Indique que a biodiversidade da avifauna atual é produto de mudanças ocorridas em populações que foram separadas de maneiras distintas. O aparecimento de barreiras geográficas (como rios e montanhas), barreiras ecológicas (como diferentes hábitos - noturno e diurno) e habitat diferentes (como continentes e ilhas, por exemplo) acabam separando grupos populacionais que, isolados uns dos outros acabam mudando ao longo de gerações, tornando-se completamente diferentes. Assim podem se formar diferentes espécies. Tudo isso é fruto de processos evolutivos que demoram muitos anos para ocorrer. Traga essa explicação de maneira instigante, indicando, por exemplo, que eles tentem trazer hipóteses para explicar esse fato. Explique que esse é um dos trabalhos de um ornitólogo: compreender as relações entre as aves e entre as aves e seu habitat. Indique também que todas essas observações e hipóteses serão estudados em detalhes nas próximas aulas. Lembre-se de pedir que os alunos registrem anotações das discussões em seus cadernos, que servirão como material para estudo (pode ser um parágrafo criado coletivamente ou mesmo os balões sugeridos nos últimos dois slides).

Você pode encontrar mais informações sobre estudos das diferentes espécies de aves brasileiras no vídeo “SP Pesquisa - ornitologia no Brasil - 1º Bloco” disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=4_spZK32S6w. Para informações sobre a diversidade de aves das florestas tropicais, acesse o link http://www.canalciencia.ibict.br/pesquisa/0272-Diversidade-de-aves-nas-florestas-tropicais.html.

Lembre-se de deixar um tempo da aula disponível para a reorganização da sala.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano