Plano de Aula

Plano de aula: Período e Frequência de uma Onda

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Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula busca por meio de discussões e práticas de sala de aula identificar e quantificar grandezas físicas e unidades de medidas associadas à propagação das ondas. Para melhor compreensão desta aula é importante que a mesma seja precedida pela aula: “CIE9_05ME01- As Ondas no Transporte de Energia”.

Os fundamentos e conceitos relevantes para o presente plano de aula podem ser obtidos através da leitura da matéria Frequência de uma Onda, disponível em: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/Ondas2.php.

Também recomendo o acesso ao vídeo Física e Tecnologia do Eletromagnetismo, da plataforma física vivencial, disponível em: http://www.fisicavivencial.pro.br/fisica-vivencial/tv. O vídeo está disponível para download, com possibilidade de utilização em sala de aula no link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/19969.

Como sugestão de Objeto Digital de Aprendizagem, recomendo a utilização do simulador Ondas de Rádio e Campos Eletromagnéticos da plataforma Phet Simulações da Universidade do Colorado, disponível no link:

https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/radio-waves.

Materiais necessários para a aula: Pequenos objetos de alta densidade (Esferas de aço, Pilhas, etc) Barbante ou linha resistente, fita adesiva, trena ou régua grande, cronômetro, Garrafas de vidro de tamanhos iguais, água, Celular com sistema Android e aplicativo medidor de frequência sonora instalado, objeto de metal (chave de fendas)

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão estudar as principais unidades de medidas associadas à propagação das ondas pelo espaço. Pergunte aos alunos: “O que você entende por período?”; “Você pode citar exemplos de fenômenos periódicos?”; “O que é frequência?”; “Na escola, você é um aluno frequente? O que isso significa?”. Espera-se que os alunos relacionem o período com o tempo de duração de um evento, como por exemplo o período de rotação e o período de translação da Terra; e, a frequência com o número de vezes que um evento se repete num determinado intervalo de tempo, como por exemplo o número de presenças que um aluno tem durante o ano letivo.

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