Plano de aula: O Sol e os processos vitais

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Evolução estelar

Sobre esta aula: Este plano é uma sequência do conteúdo desenvolvido na aula CEI9_17TU04, uma vez que traz temas já abordados, como as anãs brancas e o Sol, porém com maior grau de importância e aprofundamento em sua relação com a vida no planeta Terra.

Materiais necessários para a aula: Texto de apoio para questões. CARDS de instrução. Esquemas de ciclos biogeoquímicos.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre a ação do Sol no ciclo trófico, caso não, conceitue este termo como o ciclo de alimentação dos seres vivos, iniciando com os produtores e seguindo por toda uma cadeia de consumidores, até finalizar com os decompositores.

No Mão na massa, os alunos terão argumentos, por meio de textos e CARDS, para relacionar os fatores abióticos e bióticos com o Sol, além de perceber sua importância para o ciclo vital de todas as espécies do planeta.