Texto para a aula
Plano de Aula
Plano de aula: A Energia no Espectro Eletromagnético
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espectro eletromagnético
Por: Claudio Reinke
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula será dedicada ao estudo e análise dos níveis energéticos de cada faixa específica do espectro eletromagnético e, através dessa análise, permitir que aluno seja capaz de diferenciar as radiações ionizantes e não ionizantes. Esta aula será melhor compreendida se for precedida da aula CIE9_06ME01 – Espectro Eletromagnético.
Os fundamentos teóricos para essa aula podem ser obtidos através da leitura do artigo: “O Espectro Eletromagnético e as interações de cada faixa espectral com a matéria” dos autores: Claudio Ubirajara Salicio e Pedro Arthur Augusto de Castro. O artigo está disponível no link:
Materiais necessários para a aula: Computadores com acesso à internet, Papel A4 para impressão, calculadoras, lápis e canetas.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão estudar os diferentes níveis de energia através do Espectro Eletromagnético e de como esse fator altera a interação das ondas eletromagnéticas com a matéria. Pergunte aos alunos: “Que diferenças você observa entre uma onda de rádio e uma onda de raios X?”; “Que tipo de material pode ser utilizado para impedir a passagem da luz visível?”; “Esses mesmos materiais impediriam a passagem de outros tipos de radiações?”; “O que justifica essa diferença de comportamento entre radiação e matéria?”
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO