Plano de aula: A Energia no Espectro Eletromagnético

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espectro eletromagnético

Sobre esta aula: Esta aula será dedicada ao estudo e análise dos níveis energéticos de cada faixa específica do espectro eletromagnético e, através dessa análise, permitir que aluno seja capaz de diferenciar as radiações ionizantes e não ionizantes. Esta aula será melhor compreendida se for precedida da aula CIE9_06ME01 – Espectro Eletromagnético.

Os fundamentos teóricos para essa aula podem ser obtidos através da leitura do artigo: “O Espectro Eletromagnético e as interações de cada faixa espectral com a matéria” dos autores: Claudio Ubirajara Salicio e Pedro Arthur Augusto de Castro. O artigo está disponível no link:

Materiais necessários para a aula: Computadores com acesso à internet, Papel A4 para impressão, calculadoras, lápis e canetas.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão estudar os diferentes níveis de energia através do Espectro Eletromagnético e de como esse fator altera a interação das ondas eletromagnéticas com a matéria. Pergunte aos alunos: “Que diferenças você observa entre uma onda de rádio e uma onda de raios X?”; “Que tipo de material pode ser utilizado para impedir a passagem da luz visível?”; “Esses mesmos materiais impediriam a passagem de outros tipos de radiações?”; “O que justifica essa diferença de comportamento entre radiação e matéria?