Plano de Aula

Plano de aula: Das Pinturas Rupestres aos Raios X

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espectro eletromagnético

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Como referencial teórico para esta aula sugiro a leitura do texto: Raios X da autora Jennifer Rocha Vargas Fogaça e disponível no portal Mundo Educação pelo link: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/raios-x.htm e também o artigo científico Raios X do autor Roberto A. Salmeron e disponível no portal e-física pelo link: http://efisica.if.usp.br/moderna/raios-x/raios-x/. Ambos os artigos se complementam, um por enfocar mais o contexto histórico e o outro por abordar os princípios físicos e as possíveis aplicações dos raios x no cotidiano.

Durante a aula serão utilizadas algumas imagens de radiografias específicas e que são disponibilizadas gratuitamente por médicos e especialistas em um site específico chamado de radiopaedia. O site está em inglês, mas com a ajuda de ferramentas de tradução online é possível acessar suas imagens e realizar o download das mesmas para utilizá-las em sala de aula. O endereço do site é: https://radiopaedia.org/encyclopaedia/cases/all.

Materiais necessários para a aula: Papel para desenho tamanho A4, lápis grafite para desenho, lápis de cor, régua, compasso e transferidor.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que nesta aula ele irão estudar fatos históricos e científicos sobre a produção de imagens. Comece a aula perguntando aos alunos: “O que são pinturas rupestres?”; “No Brasil é possível encontrar esse tipo de pintura?”; “Que tipo de informação esse tipo de pintura no transmite atualmente?”; “Além das pinturas rupestres que outras imagens ficaram famosas ao longo da história humana?”; “Além das artes e da cultura, que outras áreas sociais foram impactadas pela evolução e aprimoramento do registro de imagens?”. Ouça as respostas e concepções do alunos e prossiga para o próximo slide.