Rascunho do plano de aula de Ciências
Plano de Aula
Plano de aula: Das Pinturas Rupestres aos Raios X
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espectro eletromagnético
Por: Claudio Reinke
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Como referencial teórico para esta aula sugiro a leitura do texto: Raios X da autora Jennifer Rocha Vargas Fogaça e disponível no portal Mundo Educação pelo link: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/raios-x.htm e também o artigo científico Raios X do autor Roberto A. Salmeron e disponível no portal e-física pelo link: http://efisica.if.usp.br/moderna/raios-x/raios-x/. Ambos os artigos se complementam, um por enfocar mais o contexto histórico e o outro por abordar os princípios físicos e as possíveis aplicações dos raios x no cotidiano.
Durante a aula serão utilizadas algumas imagens de radiografias específicas e que são disponibilizadas gratuitamente por médicos e especialistas em um site específico chamado de radiopaedia. O site está em inglês, mas com a ajuda de ferramentas de tradução online é possível acessar suas imagens e realizar o download das mesmas para utilizá-las em sala de aula. O endereço do site é: https://radiopaedia.org/encyclopaedia/cases/all.
Materiais necessários para a aula: Papel para desenho tamanho A4, lápis grafite para desenho, lápis de cor, régua, compasso e transferidor.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que nesta aula ele irão estudar fatos históricos e científicos sobre a produção de imagens. Comece a aula perguntando aos alunos: “O que são pinturas rupestres?”; “No Brasil é possível encontrar esse tipo de pintura?”; “Que tipo de informação esse tipo de pintura no transmite atualmente?”; “Além das pinturas rupestres que outras imagens ficaram famosas ao longo da história humana?”; “Além das artes e da cultura, que outras áreas sociais foram impactadas pela evolução e aprimoramento do registro de imagens?”. Ouça as respostas e concepções do alunos e prossiga para o próximo slide.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO