Plano de Aula

Plano de aula: As aplicações das microondas

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espectro eletromagnético

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula será dedicada ao estudo das microondas e suas possibilidades de utilização cotidiana. Para melhor aproveitamento e compreensão desta aula, é necessário que os alunos já conheçam o conceito de ondas, tipos de ondas, grandezas físicas associada à propagação das ondas e as faixas de frequência do espectro eletromagnético. Os conhecimentos que embasam esta aula podem ser acessados através da leitura da matéria: O que são Microondas?, do professor Miguel Medeiros e disponível em seu site, o quiprocura.net. A matéria está disponível no link:

http://quiprocura.net/w/2015/08/24/microondas-radiacao-eletromagnetica/.

Sobre as descobertas que levaram à criação dos fornos de microondas, recomendo a leitura do texto: Origem e Funcionamento do forno de micro-ondas, de Jennifer Rocha Vargas Fogaça, disponível no site Mundo Educação pelo link: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/origem-funcionamento-forno-microondas.htm.

Como Objeto Digital de Aprendizagem recomendo a utilização do vídeo educacional “Como surgiu o microondas?” do canal SuperMente no Youtube, disponível no link: https://youtu.be/lBeJoIkb6Rc.

Materiais necessários para a aula: um forno de microondas, balão de borracha, recipiente de vidro, ovos, milho de pipoca, pacote de papel, filme plástico para alimentos, luvas de cozinheiro, barra de chocolate retangular de 150g.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: leia o tema da aula e comente com os alunos que, nesta aula, ele irão estudar fatos históricos e científicos sobre a descoberta das microondas e sua utilização em diversos ramos da atividade humana. Inicie a aula perguntando:

  • Que tipo de radiação são as microondas? Ionizante ou não ionizante?
  • As microondas possuem frequências abaixo ou acima da luz visível?
  • Além dos fornos de microondas, em que outras situações as microondas são utilizadas como aparato tecnológico?

Ouça as respostas apresentadas pelos alunos e prossiga para o próximo slide.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO