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Plano de aula: Poluição Eletromagnética

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula será dedicada ao estudo dos possíveis efeitos nocivos do uso constante das radiações eletromagnéticas sobre os seres humanos, buscando discutir a realidade dos fatos à luz dos estudos científicos, de modo a evitar a disseminação de informações duvidosas, ou sem comprovação científica a respeito do assunto. Essa aula será melhor compreendida pelos alunos se for precedida pela aula CIE9_06ME03 – A Energia do Espectro Eletromagnético; disponível pelo link:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xCDecXwhAmKKnJcJdAQPzypdBWrZPxmSbRKNyeZrY8TX6VFba4k7aRqsjeJR/cie9-06me05--texto-para-a-aula.pdf.

Para esta aula é necessário que os alunos saibam distinguir as radiações ionizantes e não ionizantes; visto que para as radiações ionizantes não há muitas dúvidas ou polêmicas quanto aos efeitos da exposição humanas à este tipo de radiação, pois vários estudos e pesquisas científicas já corroboraram para esse entendimento. Entretanto, quando se fala em radiações não ionizantes, muitas são as teorias, suspeitas e discussões sobre os efeitos das mesmas sobre os seres humanos; principalmente quando se trata de tecnologias cada vez mais presentes no cotidiano como rádios, TVs, celulares, wi-fi, entre outras. Desse modo, esta aula será dedicada à discutir o que já é fato comprovado ou especulação a respeito da exposição humana às radiações não ionizantes. O aporte teórico para esta aula pode ser obtido através da leitura do artigo da Revista Direito Ambiental e Sociedade, intitulado: “Ondas eletromagnéticas e o impacto na saúde humana” de Simone Murta Cardoso do Nascimento; mestre em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara (ESDHC). Graduada em Direito pela mesma instituição e, pesquisadora em Bioética Socioambiental do Centro de Estudos em Biodireito. O artigo encontra-se disponível para leitura e também download através do link: http://www.ucs.com.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4054/3097.

Recomendo também a leitura do artigo da Revista Tecnologia e Sociedade: “Os efeitos da radiação eletromagnética na vida do ser humano: uma análise do paradigma ambiental” dos autores Edson Leite Ribeiro e Martha Bulcão Pessoa e disponível através do Link:

http://www.redalyc.org/html/4966/496650324002/.

Materiais necessários para a aula: Computador com acesso à internet, projetor multimídia ou aparelho de TV conectado ao computador, caixas de som, papel A4 para impressão, papel pautado para redação, lápis ou canetas.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que nesta aula eles irão estudar e analisar criticamente informações ligadas aos possíveis efeitos sobre os seres humanos da exposição constante às ondas eletromagnéticas, principalmente àquelas que são consideradas não ionizantes e que são mais utilizadas no cotidiano como as ondas de rádio; que abrigam a faixa de frequência de rádios, Tvs, Celulares, Wi-fi, entre outros e que por esse motivo são mais abundantes nos grandes centros urbanos. Pergunte aos alunos: “Para você o que significa poluição?”; “A poluição geralmente é relacionada à presença de fatores ou agentes contaminantes químicos. Mas, além das substâncias químicas, existem outros fatores considerados poluentes? Quais você citaria?”; “Nesse contexto, como você definiria o termo: poluição eletromagnética?”. Ouça as concepções e respostas dos alunos e fomente a discussão sobre as possíveis formas de poluição ambiental. Para isso, recomendo a leitura prévia do artigo: Poluição, da Professora de Biologia Lana Magalhães e disponível no site Toda Matéria pelo link: https://www.todamateria.com.br/poluicao/. A partir desse texto é imprescindível frisar para os alunos que a poluição pode ser um ato acidental ou intencional de inserção, não apenas de substâncias, mas também de energia no meio ambiente, com consequências negativas para os sistemas que o compõem.