Plano de aula: A função dos pronomes relativos na reportagem

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos, para o cumprimento da coesão textual.

Materiais necessários: Cópias do texto-base (Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados) disponível aqui; quadro, piloto, apagador, data show.

Texto original disponível em: TV ESCOLA. Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. 11/9/2018. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.

Dificuldades antecipadas: Quando o referente não estiver imediatamente antes do pronome, o aluno poderá sentir dificuldade para localizá-lo.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.

______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.

______. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.

______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos; SILVA, Camilo Rosa da. O papel dos pronomes relativos em textos falados: uma análise funcional. Disponível em: . Acesso em: 17 de setembro de 2018.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

Tema da aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

• Professor(a), leia ou explique aos alunos o tema da aula.
  • Explique aos alunos que na aula de hoje vão entender que palavras devem usar para evitar repetição de nomes no gênero reportagem.
  • Questione os alunos: Alguém já leu uma reportagem ou já viu uma na TV? Sobre o que ela falava? Quem participava da reportagem?
  • Estimule os alunos a relatar experiências de leitura do gênero em foco.