Atividade para impressão - Texto - LPO8_11ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: A função dos pronomes relativos na reportagem
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos, para o cumprimento da coesão textual.
Materiais necessários: Cópias do texto-base (Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados) disponível aqui; quadro, piloto, apagador, data show.
Texto original disponível em: TV ESCOLA. Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. 11/9/2018. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.
Dificuldades antecipadas: Quando o referente não estiver imediatamente antes do pronome, o aluno poderá sentir dificuldade para localizá-lo.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.
Como a violência e as mudanças climáticas impactam a crise dos refugiados. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=16560. Acesso em: 13 de setembro de 2018.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.
______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.
______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos; SILVA, Camilo Rosa da. O papel dos pronomes relativos em textos falados: uma análise funcional. Disponível em:
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Professor(a), leia ou explique aos alunos o tema da aula.
- Explique aos alunos que na aula de hoje vão entender que palavras devem usar para evitar repetição de nomes no gênero reportagem.
- Questione os alunos: Alguém já leu uma reportagem ou já viu uma na TV? Sobre o que ela falava? Quem participava da reportagem?
- Estimule os alunos a relatar experiências de leitura do gênero em foco.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO