Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e compreender o efeito de sentido do uso do sujeito, do verbo e de seus complementos e modificadores em contextos empregados no gênero (auto)biografia.
Materiais necessários: Quadro, pincel, apagador, imagens de pessoas comuns e de artistas, cartolina ou papel 40kg, lápis hidrocor. Opcional: DataShow, computador.
Dificuldades antecipadas: Entender os efeitos de sentidos dos usos de adjetivos e advérbios em contextos.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa: gramática da palavra, gramática da frase, gramática do texto/discurso. Porto: Almedina, 2001.
SOUZA e SILVA, M. C. P; KOCH, I. V. Linguística aplicada ao português: sintaxe. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete este slide ou imprima a fotografia e aprese-a aos alunos.
- Pergunte à turma se conhecem a personalidade da fotografia.
(Trata-se de Gabriel Jesus, jogador de futebol, está entre os atletas que mais se destacou na Copa de 2018.)
- Entregue a biografia do jogador aos alunos.
Materiais complementares: Datashow, computador ou fotografia impressa de Gabriel Jesus, biografia do jogador.
- O texto para impressão está neste link; para acessar a biografia direto na fonte, clique aqui. A biografia original serve de base para as possíveis respostas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Convide os alunos a realizarem a leitura do texto em voz alta.
- Divida a turma em quatro grupos e oriente-os a realizar a atividade a seguir:
- Cada grupo fica com uma sequência de parágrafos do texto, divididos por cores: azul, verde, roxo e laranja, respectivamente.
(embora as partes do texto estejam divididas por cores, o professor pode usar outro recurso de marcação, a exemplo de inserir cada parte em tabela)
- Entregue a cada grupo as pistas (disponíveis aqui) correspondentes aos números dos espaços a serem preenchidos.
- A atividade é a seguinte: usando as pistas dadas, cada grupo de alunos irá preencher os espaços e, em seguida, anotar na própria ficha se o elemento preenchido tem função de modificador ou de complemento.
Materiais complementares: O texto para impressão está neste link; para acessar a biografia direto na fonte, clique aqui. A biografia original serve de base para as possíveis respostas.