GE08_10UND04 - Contextualização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Movimentos Sociais Brasileiros Urbanos e Rurais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desigualdade socioespacial e ordenamento territorial.
Por: Murilo Rossi
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, haverá possibilidade de relacionar tal habilidade com as diferentes lógicas de ação dos movimentos sociais urbanos e rurais de acordo com a realidade espacial de vivência deles. A mesma dinâmica de ações de uma causa social no urbano não é a mesma de uma lógica rural. Assim, temos o intuito com essa aula distinguir os movimentos sociais e urbanos de acordo com suas realidades territoriais, com suas diferentes demandas, organizações e busca pelos direitos.
Materiais necessários: Projetor de slides ou cópias das imagens e textos dos slides.
Material complementar:
Imagem da Contextualização:
Imagem da Problematização:
Atividade da Ação Propositiva:
Link para os mapas:
Famílias em ocupações:
Urbanização Brasileira:
Mapa mudo do Brasil:
Para você saber mais:
MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E MOVIMENTOS SOCIOESPACIAIS: CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA PARA UMA LEITURA GEOGRÁFICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1460 Acesso em 28 mar. 2019.
Espaço e movimentos sociais urbanos
Disponível em: https://www.sabernarede.com.br/espaco-e-movimentos-sociais-urbanos/ Acesso em 28 mar. 2019.
Movimentos sociais: breve definição
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm Acesso em 28 mar. 2019.
A PRODUÇÃO DO ESPAÇO: ENTRE DOMINAÇÃO E APROPRIAÇÃO. UM OLHAR SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/9porto/aferrei.htm Acesso em 28 mar. 2019.
Movimentos sociais urbanos no Brasil
Disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/bib-es-2/bib-09/336-movimentos-saciais-urbanos-no-brasil/file Acesso em 28 mar. 2019.
Movimentos Sociais Rurais no Brasil
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000100123 Acesso em 28 mar. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir os movimentos sociais rurais e urbanos levando em conta seus espaços de atuação, distribuídos pelo território brasileiro. As ações dos movimentos sociais são condicionadas às suas realidades paisagísticas e territoriais, seja em seu ordenamento urbano, seja em sua organização rural, geralmente ligada a luta por direitos que deveriam ser adquiridos, mas não o são. Problemáticas urbanas geralmente são diferenciadas das rurais, trazendo ao aluno uma compreensão sobre elas, sobre a produção do espaço num meio urbano e rural, mostradas e visualizadas cartograficamente para um maior entendimento da temática.
Como adequar à sua realidade: Caso sua cidade/região tenha atuação presente de movimentos sociais (independente da causa abordada), pesquise na mídia local e transponha para os alunos, dando maior sentido a temática dos movimentos sociais locais inseridos nos objetivos de aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO