GE08_10UND04 - Contextualização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Movimentos Sociais Brasileiros Urbanos e Rurais
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Desigualdade socioespacial e ordenamento territorial.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste plano, haverá possibilidade de relacionar tal habilidade com as diferentes lógicas de ação dos movimentos sociais urbanos e rurais de acordo com a realidade espacial de vivência deles. A mesma dinâmica de ações de uma causa social no urbano não é a mesma de uma lógica rural. Assim, temos o intuito com essa aula distinguir os movimentos sociais e urbanos de acordo com suas realidades territoriais, com suas diferentes demandas, organizações e busca pelos direitos.
Materiais necessários: Projetor de slides ou cópias das imagens e textos dos slides.
Material complementar:
Imagem da Contextualização:
Imagem da Problematização:
Atividade da Ação Propositiva:
Link para os mapas:
Famílias em ocupações:
Urbanização Brasileira:
Mapa mudo do Brasil:
Para você saber mais:
MOVIMENTOS SOCIOTERRITORIAIS E MOVIMENTOS SOCIOESPACIAIS: CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA PARA UMA LEITURA GEOGRÁFICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1460 Acesso em 28 mar. 2019.
Espaço e movimentos sociais urbanos
Disponível em: https://www.sabernarede.com.br/espaco-e-movimentos-sociais-urbanos/ Acesso em 28 mar. 2019.
Movimentos sociais: breve definição
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/movimentos-sociais-breve-definicao.htm Acesso em 28 mar. 2019.
A PRODUÇÃO DO ESPAÇO: ENTRE DOMINAÇÃO E APROPRIAÇÃO. UM OLHAR SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS
Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/9porto/aferrei.htm Acesso em 28 mar. 2019.
Movimentos sociais urbanos no Brasil
Disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/bib-es-2/bib-09/336-movimentos-saciais-urbanos-no-brasil/file Acesso em 28 mar. 2019.
Movimentos Sociais Rurais no Brasil
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20032017000100123 Acesso em 28 mar. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema de aula para os alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Comente que nesta aula vocês vão discutir os movimentos sociais rurais e urbanos levando em conta seus espaços de atuação, distribuídos pelo território brasileiro. As ações dos movimentos sociais são condicionadas às suas realidades paisagísticas e territoriais, seja em seu ordenamento urbano, seja em sua organização rural, geralmente ligada a luta por direitos que deveriam ser adquiridos, mas não o são. Problemáticas urbanas geralmente são diferenciadas das rurais, trazendo ao aluno uma compreensão sobre elas, sobre a produção do espaço num meio urbano e rural, mostradas e visualizadas cartograficamente para um maior entendimento da temática.
Como adequar à sua realidade: Caso sua cidade/região tenha atuação presente de movimentos sociais (independente da causa abordada), pesquise na mídia local e transponha para os alunos, dando maior sentido a temática dos movimentos sociais locais inseridos nos objetivos de aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: O momento de contextualizar é essencial para que o aluno adentre a temática proposta. A imagem em questão traz uma reintegração de posse dos moradores da comunidade de Taboinha, na cidade do Rio de Janeiro. É um caso que repercutiu muito, pois ela se encontra numa área nobre da cidade, o Recreio dos Bandeirantes. Mas não se esqueça que nossa proposta é mostrar as diferentes ações e organizações dos movimentos sociais tanto na cidade como no campo, ou seja, as dinâmicas espaciais de atuação de movimentos sociais. Visto isso, introduza uma sistemática de leitura da imagem, levantando seus conhecimentos prévios sobre a temática, perguntando aos alunos:
1- O que é possível ver na imagem, seja em seus aspectos humanos e materiais?
2- A realidade mostrada na foto é de uma região urbana ou rural?
3- Por que as pessoas estão reunidas? Dá para ler suas faixas de reivindicação? Caso dê, explique o que acha que está acontecendo.
Por uma questão lógica - pois já foi apresentado o tema a eles - é esperado que os alunos reconheçam os aspectos humanos (pessoas reunidas, faixas, etc) como uma reivindicação social. Também é esperado que reconheçam que é um ambiente urbano, pois as casas estão organizadas umas ao lado das outras, característico do meio urbano. Dessa forma, apresente sua interpretação da imagem, mostrando que é uma reação da população em relação ao Estado que, através de medidas judiciais, querem tirar essa população de suas casas. E isso gerou uma organização em torno de um objetivo bastante comum da ação de movimentos sociais encontrados em espaço urbano, ou seja, a luta pela manutenção de suas moradias ou mesmo para obtenção de casas para quem não tem ou mesmo não pode pagar um aluguel. Destaque que as comunidades/favelas apresentam precariedade nas condições de sobrevivência para tal população. O intuito desta etapa é que os alunos comecem a compreender que os movimentos sociais do urbano trabalham no sentido de reivindicações inerentes a espaços e paisagens de sua realidade, ou seja, da cidade. Não teria sentido, na maioria dos casos, trabalhar por conquistas de direitos por terras para plantar, por exemplo, caso que é bastante comum no campo.
Diante disso, temos o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) que tem abrangência nacional, mas foca suas ações no meio rural, ocupando terras improdutivos para forçar negociações com o governo para assentamento de famílias sem terra para plantar (geralmente plantar para subsistência familiar). Já o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) também tem abrangência nacional, congregando movimentos menores e localizados. Porém, seu foco está na moradia urbana, ocupando prédios, loteamentos e casas para forçar negociações com o governo para garantir o direito de uma moradia, para sua sobrevivência familiar na cidade.
Material complementar
Imagem da Contextualização:
Problematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Após levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre uma forma de atuação de movimentos sociais no urbano, é importante destacar agora outra face de atuação de tais grupos, ou seja, o mundo rural. Se temos, na imagem trabalhada na contextualização, um espaço e paisagem eminentemente urbano, agora você poderá trabalhará a imagem do slide expondo a pergunta sugerida. Se na cidade temos problemas sociais e econômicos que perpassam por questões como moradia, por exemplo, como seria a atuação dos movimentos sociais num universo paisagístico e espacial diferenciado da cidade? É esperado que os alunos, no atual estágio da aula, percebam que no campo as situações são diferenciadas devido ao arranjo humano e material do conjunto de paisagens (casas esparsas, tempos lentos, infraestrutura diferenciada, etc) e que os movimentos sociais trabalharão com a questão da terra como meio primordial de sobrevivência no campo. Caso não percebam isso, faça uma conversa no sentido que comecem a entender a questão do tamanho de nosso país e a própria desigualdade social que também está presente no campo, ou seja, a questão do latifúndio. De uma certa forma, isso que estimula o surgimento e atuação de movimentos sociais rurais, ou seja, a luta pela diminuição da desigualdade através da distribuição ou posse da terra de uma forma mais igualitária. Destaque que como na cidade há uma ambição muito forte em ter sua casa própria, no campo a população ambiciona ter um “pedacinho” de terra para plantar e sustentar sua família, vendendo o excedente de sua produção quando existe.
Material complementar
Imagem da Problematização:
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Após trabalhado, ao longo da aula, as diferentes atuações dos movimentos sociais urbanos de acordo com sua realidade espacial e paisagística, chega o momento de relacionar tais condicionantes a sua realidade localizacional cartográfica. Sabe-se que o fenômeno de urbanização é um processo historicamente novo em nosso país, ocasionado por uma sistemática mundial de importância do capitalismo moderno mundial centrado em cidades e, principalmente, em grandes centros. Posto isso, especificamente no Brasil, o mundo rural é colocado pelo capitalismo vigente como mecanizado, com terras mal distribuídas e com um sistema de produção latifundiário voltado para o mercado externo com exploração exacerbada do trabalho que restou. Diante disso, proponha uma atividade que compare mapas que mostrem, através das ocupações de terras e o movimento de urbanização, possíveis ações de movimentos sociais realizadas no campo e na cidade que coincidem com sua estrutura espacial e paisagística. Peça que observem o mapa exposto no slide 5, atentando-os que as ocupações de terras mostradas são fundamentalmente fruto de ações de movimentos sociais organizados no campo. No slide 6 temos um mapa da urbanização brasileira segundo o IBGE. É importante destacar que nas capitais brasileiras, áreas densamente urbanizadas, é presente a ação de movimentos sociais urbanos, com suas diferentes atuações. Antes de propor a atividade, faça uma breve descrição dos mapas para os alunos, enfatizando:
1- As áreas mais populosas e urbanizadas do Brasil se estendem pela faixa litorânea e no sudeste e sul do país;
2- Que o processo de urbanização no Brasil é desigual, devido a concentração de pessoas em tais regiões e que o mapa do slide 6 faz uma comparação entre a população urbana e sua população total, causando a impressão que os fenômenos urbanos no norte do Brasil - bem menos populoso - se assemelham ao sudeste - bem mais populoso -, por exemplo;
3- A região norte é pouco povoada devido a um processo histórico de ocupação do Brasil (colonização) e a presença de uma vasta e contínua mata equatorial.
Visto isso proponha a formação de grupos (entre 3 e 4 pessoas) e peça que executem a atividade de Ação Propositiva.
A atividade lança questionamentos através da leitura, comparação de mapas e perguntas, associando a temática dos movimentos sociais urbanos e rurais relacionados com o fenômeno espacial urbanístico e com as ocupações no mundo rural brasileiro, propondo ao aluno um trabalho direto com um mapa mudo, possibilitando ao professor uma verificação consistente sobre o aprendizado junto a temática. Assim, é esperado que ao aluno consiga associar o processo de urbanização com a ação dos movimentos sociais urbanos, na qual quanto mais pessoas, tamanho das cidades e localização regional, maior a complexidade do tecido social em relação a direitos que deveriam ser adquiridos e não o são. E no aspecto rural também, com um maior número de ocupações, sua regionalização territorial, coincidindo com uma marcante atuação dos movimentos.
Material complementar
Atividade da Ação Propositiva
Urbanização Brasileira
Famílias em Ocupações
Mapa Mudo do Brasil
Ação Propositiva
Orientações: Após trabalhado, ao longo da aula, as diferentes atuações dos movimentos sociais urbanos de acordo com sua realidade espacial e paisagística, chega o momento de relacionar tais condicionantes a sua realidade localizacional cartográfica. Sabe-se que o fenômeno de urbanização é um processo historicamente novo em nosso país, ocasionado por uma sistemática mundial de importância do capitalismo moderno mundial centrado em cidades e, principalmente, em grandes centros. Posto isso, especificamente no Brasil, o mundo rural é colocado pelo capitalismo vigente como mecanizado, com terras mal distribuídas e com um sistema de produção latifundiário voltado para o mercado externo com exploração exacerbada do trabalho que restou. Diante disso, proponha uma atividade que compare mapas que mostrem, através das ocupações de terras e o movimento de urbanização, possíveis ações de movimentos sociais realizadas no campo e na cidade que coincidem com sua estrutura espacial e paisagística. Peça que observem o mapa exposto no slide 5, atentando-os que as ocupações de terras mostradas são fundamentalmente fruto de ações de movimentos sociais organizados no campo. No slide 6 temos um mapa da urbanização brasileira segundo o IBGE. É importante destacar que nas capitais brasileiras, áreas densamente urbanizadas, é presente a ação de movimentos sociais urbanos, com suas diferentes atuações. Antes de propor a atividade, faça uma breve descrição dos mapas para os alunos, enfatizando:
1- As áreas mais populosas e urbanizadas do Brasil se estendem pela faixa litorânea e no sudeste e sul do país;
2- Que o processo de urbanização no Brasil é desigual, devido a concentração de pessoas em tais regiões e que o mapa do slide 6 faz uma comparação entre a população urbana e sua população total, causando a impressão que os fenômenos urbanos no norte do Brasil - bem menos populoso - se assemelham ao sudeste - bem mais populoso -, por exemplo;
3- A região norte é pouco povoada devido a um processo histórico de ocupação do Brasil (colonização) e a presença de uma vasta e contínua mata equatorial.
Visto isso proponha a formação de grupos (entre 3 e 4 pessoas) e peça que executem a atividade de Ação Propositiva.
A atividade lança questionamentos através da leitura, comparação de mapas e perguntas, associando a temática dos movimentos sociais urbanos e rurais relacionados com o fenômeno espacial urbanístico e com as ocupações no mundo rural brasileiro, propondo ao aluno um trabalho direto com um mapa mudo, possibilitando ao professor uma verificação consistente sobre o aprendizado junto a temática. Assim, é esperado que ao aluno consiga associar o processo de urbanização com a ação dos movimentos sociais urbanos, na qual quanto mais pessoas, tamanho das cidades e localização regional, maior a complexidade do tecido social em relação a direitos que deveriam ser adquiridos e não o são. E no aspecto rural também, com um maior número de ocupações, sua regionalização territorial, coincidindo com uma marcante atuação dos movimentos.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Ao longo da aula foram exploradas as relações entre os espaços e paisagens rurais e urbanas e os movimentos sociais, abordando suas atuações de acordo com estes. Foi mostrado cartograficamente, inclusive com uma intervenção direta dos alunos junto ao mapa, que as diferentes regionalizações influenciam diretamente na paisagem urbana e rural do país e a atuação dos movimentos sociais e suas atuações. É importante nesse momento saber dos alunos, através de alguns questionamentos:
1- Há possibilidade de visualizar uma atuação mais marcante dos movimentos sociais urbanos em áreas mais densamente urbanizadas?
2- As ocupações de terras podem mostrar, regionalmente segundo suas intensidades, uma presença marcante dos movimentos sociais rurais?
No geral, é esperado que os alunos compreendam que os movimentos sociais se diferem em suas atuações de acordo com os espaços e paisagens, seja no urbano ou no rural. São demandas diferenciadas de acordo com o tecido socioespacial que os compõem. Com a análise cartográfica, é possível que eles visualizem isso, porém sem exatidão, pois a própria base cartográfica nunca irá mostrar tudo que queremos se não entendermos e transpormos didaticamente a informação do mapa que nos interessa nessa aula. Por isso é importante sempre perceber se o aluno realmente está entendendo o mapa, fazendo leitura, análises e produção de tais produtos didáticos. Como o mapa de ocupação de terras não leva em conta outros fatores de atuação de um movimento social (populações já assentadas, acordos institucionais, etc) e o mapa de urbanização faz uma escala de cores de acordo com o índice de urbanização e a totalidade da população, ocultando escalas de tamanho populacional e extensão territorial de regiões tão díspares como a Norte e a Sudeste, é possível que seja criado vários questionamentos dos alunos em relação a pergunta do slide. Mas isso pode ser trabalhado em aulas posteriores que ainda envolvem a habilidade da BNCC envolvida aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp e Google Meet
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula
Esta aula tem por objetivo distinguir as ações de movimentos sociais urbanos e rurais no Brasil, a partir de suas localizações e lógicas espaciais de atuação. As ações dos movimentos sociais são condicionadas às suas realidades paisagísticas e territoriais, seja em seu ordenamento urbano, seja em sua organização rural, geralmente ligada à luta por direitos que deveriam ser adquiridos, mas não são. Problemáticas urbanas geralmente são diferenciadas das rurais, trazendo ao aluno uma compreensão sobre elas, sobre a produção do espaço num meio urbano e rural, mostradas e visualizadas cartograficamente para o entendimento mais profundo da temática. A aula será organizada para o uso do WhatsApp, mas você pode adaptá-la para o e-mail. Nesta aula, o valor da cidadania estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Envie aos alunos a imagem de contextualização, disponível aqui. O momento de contextualizar é essencial para que o aluno adentre a temática proposta. A imagem em questão traz uma reintegração de posse dos moradores da comunidade de Taboinha, na cidade do Rio de Janeiro. É um caso que repercutiu muito, pois ela se encontra numa área nobre da cidade, o Recreio dos Bandeirantes. Não se esqueça que nossa proposta é mostrar as diferentes ações e organizações dos movimentos sociais, tanto na cidade como no campo, ou seja, as dinâmicas espaciais de atuação de movimentos sociais. Visto isso, introduza uma sistemática de leitura da imagem, levantando seus conhecimentos prévios sobre a temática, perguntando aos alunos:
- O que é possível ver na imagem, em seus aspectos humanos e materiais?
- A realidade mostrada na foto é de uma região urbana ou rural?
- Por que as pessoas estão reunidas?
- Dá para ler suas faixas de reivindicação? Caso dê, explique o que acha que está acontecendo.
Incentive-os a participar. Tempo estimado de 10 minutos.
Problematização
Envie aos alunos a imagem disponível aqui. Solicite que analisem a imagem e pergunte: “Numa paisagem como essa, quais seriam as ações de uma eventual reivindicação de um movimento social?”. Faça uma conversa para que comecem a entender a questão do tamanho de nosso país e a desigualdade social que também está presente no campo, junto à questão dos latifúndios. De certa forma, isso estimula o surgimento e a atuação de movimentos sociais rurais, ou seja, a luta pela diminuição da desigualdade através da distribuição ou posse da terra de uma forma mais igualitária. Incentive-os a participar da discussão. Tempo estimado de 15 minutos.
Ação propositiva
Professor, envie o arquivo de ação propositiva, disponível aqui. Divida a turma em grupos com 3 ou 4 alunos, e solicite que analisem os mapas e façam as atividades. Incentive-os a combinar um horário para trabalharem de forma síncrona. A sugestão é o Google Meet, mas, não sendo possível utilizá-lo, devem se organizar via WhatsApp. Após a conclusão, peça que todos os grupos enviem seus trabalhos no WhatsApp da classe. Tempo estimado de 45 minutos.
Sistematização
Comente que ao longo da aula foram exploradas as relações entre os espaços e paisagens rurais e urbanas e os movimentos sociais, abordando suas atuações. Foi mostrado cartograficamente, inclusive com uma intervenção direta dos alunos junto ao mapa, que as diferentes regionalizações influenciam diretamente na paisagem urbana e rural do país, bem como na atuação dos movimentos sociais. É importante, nesse momento, fazer alguns questionamentos: “Há possibilidade de visualizar uma atuação mais marcante dos movimentos sociais urbanos em áreas mais densamente urbanizadas? As ocupações de terras podem mostrar, regionalmente, segundo suas intensidades, uma presença marcante dos movimentos sociais rurais?”. Incentive-os a participar dessa discussão final. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais para assistirem ao vídeo sobre o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula numa discussão com seus filhos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Murilo Rossi
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Distinguir as ações de movimentos sociais urbanos e rurais no Brasil, a partir de suas localizações e lógicas espaciais de atuação
Habilidade (s) da Base: (EF08GE10) Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.