Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Média e amplitude: medidas que se complementam
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Média aritmética e amplitude
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciane Amélia Escaleira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF07MA29 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.
Objetivos específicos
Estabelecer relações entre a média e a amplitude em situações problema.
Conceito-chave
Média aritmética e amplitude
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa.
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Realizar cálculos com mais de uma operação envolvendo números naturais e números racionais. Resolução de equação do 1º grau.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estabelecer relações entre a média e a amplitude em situações problema.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Retomada
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Discutir a relação entre a média aritmética e a amplitude dos dados em questão.
Orientações: Inicie a aula pedindo para que dois alunos leiam o diálogo inicial do slide. Avalie junto a eles os dados apresentados na tabela. Faça os seguintes questionamentos: “Quantas notas superiores a 5 você encontra na tabela?”,”Elas são a maioria?”, “Será que o cálculo feito pelo aluno fez está errado?”. Peça que eles justifiquem a surpresa da professora. Discuta com eles o conceito de média, como é realizado seu cálculo e refaça junto com a turma o cálculo da média das notas dessa turma. Ressalte que nem sempre a média é uma boa representação dos dados.
Discuta com a turma:
- Qual a seu entendimento quando a mãe do aluno diz que a média da turma foi 5,0?
- O que você observou nessas notas? O que fez com que a média apresentasse um bom resultado?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Posicionar-se com relação a uma situação na qual é necessário o cálculo e a análise dos valores de média e de amplitudes dos dados.
Orientações: Peça que quatro alunos façam a leitura das falas apresentadas nos slides. Explore a situação com os alunos, perguntando sobre as diferentes atividades físicas que eles podem fazer. Leia para a turma a atividade proposta. Solicite que eles expliquem, com suas palavras o que entenderam do problema apresentado. Proponha a discussão do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema é importante que o professor ande pela sala acompanhando como está sendo realizada essa tarefa. Se os alunos apresentarem dificuldades estimule-os a pensar, fazendo perguntas como: “Você consegue me explicar o que entendeu?”, “Quais as informações importantes para a resolução deste problema?”, “Será que na segunda pergunta do problema teremos somente uma resposta possível para cada aluno?”.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui e acessar a resolução desta atividade aqui. Utilize o guia de intervenções (aqui ) para discutir com os alunos os possíveis erros ou dificuldades que possam surgir.
Discuta com a turma:
- Alguém em sua casa pratica exercícios físicos periodicamente? Com que frequência?
- Que outros benefícios os exercícios físicos trazem para a saúde?
- Materiais complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Posicionar-se com relação a uma situação na qual é necessário o cálculo e a análise dos valores de média e de amplitudes dos dados.
Orientações: Peça que quatro alunos façam a leitura das falas apresentadas nos slides. Explore a situação com os alunos, perguntando sobre as diferentes atividades físicas que eles podem fazer. Leia para a turma a atividade proposta. Solicite que eles expliquem, com suas palavras o que entenderam do problema apresentado. Proponha a discussão do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema é importante que o professor ande pela sala acompanhando como está sendo realizada essa tarefa. Se os alunos apresentarem dificuldades estimule-os a pensar, fazendo perguntas como: “Você consegue me explicar o que entendeu?”, “Quais as informações importantes para a resolução deste problema?”, “Será que na segunda pergunta do problema teremos somente uma resposta possível para cada aluno?”.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui e acessar a resolução desta atividade aqui. Utilize o guia de intervenções (aqui ) para discutir com os alunos os possíveis erros ou dificuldades que possam surgir.
Discuta com a turma:
- Alguém em sua casa pratica exercícios físicos periodicamente? Com que frequência?
- Que outros benefícios os exercícios físicos trazem para a saúde?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Posicionar-se com relação a uma situação na qual é necessário o cálculo e a análise dos valores de média e de amplitudes dos dados.
Orientações: Peça que quatro alunos façam a leitura das falas apresentadas nos slides. Explore a situação com os alunos, perguntando sobre as diferentes atividades físicas que eles podem fazer. Leia para a turma a atividade proposta. Solicite que eles expliquem, com suas palavras o que entenderam do problema apresentado. Proponha a discussão do problema em dupla e peça que eles registrem suas conclusões no caderno. Enquanto os alunos estão resolvendo o problema é importante que o professor ande pela sala acompanhando como está sendo realizada essa tarefa. Se os alunos apresentarem dificuldades estimule-os a pensar, fazendo perguntas como: “Você consegue me explicar o que entendeu?”, “Quais as informações importantes para a resolução deste problema?”, “Será que na segunda pergunta do problema teremos somente uma resposta possível para cada aluno?”.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui e acessar a resolução desta atividade aqui. Utilize o guia de intervenções (aqui ) para discutir com os alunos os possíveis erros ou dificuldades que possam surgir.
Discuta com a turma:
- Alguém em sua casa pratica exercícios físicos periodicamente? Com que frequência?
- Que outros benefícios os exercícios físicos trazem para a saúde?
Discussão das Soluções (slide 7 ao 12)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.
Orientações: Comece a discussão do problema com o primeiro questionamento proposto, peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar a situação. Discuta com a turma como calcular a média aritmética. Explique que a variação máxima existência entre os dados é chamada de “amplitude” e destaque a importância da amplitude na tomada de decisões usando a média como medida. É importante destacar que para o resultado de média encontrado foi necessário fazer um arredondamento pois o resultado foi um número infinito. Chame atenção dos alunos que, nos casos de arredondamento devemos usar o sinal de “aproximadamente” no lugar do sinal de “igual”.
Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades em fazer um arredondamento, possíveis erros que possam surgir ou para discutir as possíveis dificuldades na compreensão do conceito de média aritmética.
Discussão das Soluções (slide 7 ao 12)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.
Orientações: Comece a discussão do problema com o primeiro questionamento proposto, peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar a situação. Discuta com a turma como calcular a média aritmética. Explique que a variação máxima existente entre os dados é chamada de “amplitude” e destaque a importância da amplitude na tomada de decisões usando a média como medida. É importante destacar que para o resultado de média encontrado foi necessário fazer um arredondamento pois o resultado foi um número infinito. Chame atenção dos alunos que, nos casos de arredondamento devemos usar o sinal de “aproximadamente” no lugar do sinal de “igual”.
Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades em fazer um arredondamento, possíveis erros que possam surgir ou para discutir as possíveis dificuldades na compreensão do conceito de média aritmética.
Discussão das Soluções (slide 7 ao 12)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.
Orientações: Comece a discussão do problema com o primeiro questionamento proposto, peça que algumas duplas expliquem o raciocínio que seguiram para avaliar a situação. Discuta com a turma como calcular a média aritmética. Explique que a variação máxima existente entre os dados é chamada de “amplitude” e destaque a importância da amplitude na tomada de decisões usando a média como medida. É importante destacar que para o resultado de média encontrado foi necessário fazer um arredondamento pois o resultado foi um número infinito. Chame atenção dos alunos que, nos casos de arredondamento devemos usar o sinal de “aproximadamente” no lugar do sinal de “igual”.
Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades em fazer um arredondamento, possíveis erros que possam surgir ou para discutir as possíveis dificuldades na compreensão do conceito de média aritmética.
Discussão das Soluções (slide 7 ao 12)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.
Orientações: Peça que uma dupla leia o segundo questionamento proposto no problema. Pergunte a eles como resolveram esse problema, pergunte se alguém resolveu de uma forma diferente e peça que expliquem seu raciocínio. Professor, é muito importante valorizar o desenvolvimento do aluno. Caso alguma dupla tenha resolvido usando o método de tentativas ou por representação, essas também são resoluções válidas. Você pode acessar aqui diferentes formas de resolução assim como todos os resultados possíveis para esse questionamento. Relembre aos alunos como resolver uma equação do 1o grau e, se necessário peça que eles releem no caderno esse conteúdo.
Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades com equações de 1o grau.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou diferentes valores para os dados de Karina?
- Explique-me como foi seu raciocínio para encontrar tais resultados?
- Qual será a quantidade máxima de resultados que podemos encontrar?
Discussão das Soluções (slide 7 ao 12)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.
Orientações: Peça que uma dupla leia o segundo questionamento proposto no problema. Pergunte a eles como resolveram esse problema, pergunte se alguém resolveu de uma forma diferente e peça que expliquem seu raciocínio. Professor, é muito importante valorizar o desenvolvimento do aluno. Caso alguma dupla tenha resolvido usando o método de tentativas ou por representação, essas também são resoluções válidas. Você pode acessar aqui diferentes formas de resolução assim como todos os resultados possíveis para esse questionamento. Relembre aos alunos como resolver uma equação do 1o grau e, se necessário peça que eles releem no caderno esse conteúdo.
Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades com equações de 1o grau.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou diferentes valores para os dados de Karina?
- Como foi seu raciocínio para encontrar tais resultados?
- Qual será a quantidade máxima de resultados que podemos encontrar?
Discussão das Soluções (slide 7 ao 12)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Apresentar e discutir as diferentes formas de resolução e tomada de decisão apresentadas.
Orientações: Peça que uma dupla leia o segundo questionamento proposto no problema. Pergunte a eles como resolveram esse problema, pergunte se alguém resolveu de uma forma diferente e peça que expliquem seu raciocínio. Professor, é muito importante valorizar o desenvolvimento do aluno. Caso alguma dupla tenha resolvido usando o método de tentativas ou por representação, essas também são resoluções válidas. Você pode acessar aqui diferentes formas de resolução assim como todos os resultados possíveis para esse questionamento. Relembre aos alunos como resolver uma equação do 1o grau e, se necessário peça que eles releem no caderno esse conteúdo.
Utilize o guia de intervenções (aqui) para discutir com os alunos as possíveis dificuldades com equações de 1o grau.
Discuta com a turma:
- Alguém encontrou diferentes valores para os dados de Karina?
- Explique-me como foi seu raciocínio para encontrar tais resultados?
- Qual será a quantidade máxima de resultados que podemos encontrar?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Destacar a importância da amplitude dos dados em uma análise estatística usando a média aritmética como medida de tendência central.
Orientações: Encerre a atividade pedindo para um aluno fazer a leitura do texto. Ressalte novamente a importância da amplitude na avaliação da média e proponha aos alunos que eles citem diferentes exemplos onde a média não é representativa de um conjunto de dados. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam sobre estabelecer relações entre a média e a amplitude de dados e com isso tomar decisões.
Orientações: Peça que um aluno leia o problema e pergunte a eles o que compreenderam do questionamento feito. Ressalte que os cálculos matemáticas podem ser úteis na resolução de algumas situações do dia a dia. Peça que eles resolvam individualmente a atividade e justifiquem sua resposta. Durante esse momento circule pela sala para acompanhar como está sendo realizada essa tarefa. Logo após, peça que alguns alunos expliquem como resolveram a questão e discuta com a turma as soluções apresentadas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram alcançar o objetivo proposto. Você pode projetar, passar na lousa ou fazer cópia para os alunos (download desta atividade para imprimir aqui e sua resolução acesse aqui).
Discuta com a turma:
- A média precisa sempre coincidir com uma dos valores dos dados apresentados?
- Como foi seu raciocínio para decidir qual o jogador que irá patrocinar?
- Você acha que algum outro parâmetro, além dos pontos obtidos nos últimos jogos, possa influenciar na sua decisão?
- O que você acha que pode alterar o desempenho de um jogador?
Acesse atividades complementares desta aula aqui. Elas podem ser usadas como lição de casa, para planejar uma nova aula ou com os alunos que você julgar necessário. Aqui você encontra algumas possíveis soluções para a Atividade Complementar.
Materiais complementares:
Resolução atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_25PES02
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Zoom
Para este plano, foque na etapa: Aquecimento e Atividade Principal
Aquecimento e Atividade principal
Disponibilize os slide para os alunos. Use um google formulário para os alunos digitarem as suas respostas para as questões. Analise essas respostas para usá-las para a discussão com a turma.
Discussão das soluções
Professsor, caso esteja em uma aula síncrona, realize a discussão das soluções através de um debate de ideias, procurando apresentar mais de uma possibilidade de soluções. Após fazer essas intervenções e ouvir dos alunos, seja por WwhatsApp, Google Sala de Aula ou pelo Meet, por exemplo, sistematize a aula junto aos alunos.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciane Amélia Escaleira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF07MA29 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.
Objetivos específicos
Estabelecer relações entre a média e a amplitude em situações problema.
Conceito-chave
Média aritmética e amplitude
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa.
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Realizar cálculos com mais de uma operação envolvendo números naturais e números racionais. Resolução de equação do 1º grau.