Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando a média de dados tabelados ou em gráficos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Média aritmética e amplitude
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciane Amélia Escaleira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF07MA29 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.
Objetivos específicos
Estabelecer estratégias de soluções para situações-problema envolvendo o cálculo da média, a partir de dados apresentados em tabelas de frequência ou em gráficos.
Conceito-chave
Média aritmética e amplitude
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Realizar cálculos com mais de uma operação envolvendo números racionais. Identificar as informações necessárias em uma tabela de frequência ou em um gráfico para o cálculo da média.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estabelecer estratégias de soluções para situações-problema envolvendo o cálculo da média, a partir de dados apresentados em tabelas de frequência ou em gráficos.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO