Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Calculando a média de dados tabelados ou em gráficos
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Média aritmética e amplitude
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Luciane Amélia Escaleira
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
EF07MA29 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.
Objetivos específicos
Estabelecer estratégias de soluções para situações-problema envolvendo o cálculo da média, a partir de dados apresentados em tabelas de frequência ou em gráficos.
Conceito-chave
Média aritmética e amplitude
Recursos necessários
Projetor de slide (opcional), lousa.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Realizar cálculos com mais de uma operação envolvendo números racionais. Identificar as informações necessárias em uma tabela de frequência ou em um gráfico para o cálculo da média.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Estabelecer estratégias de soluções para situações-problema envolvendo o cálculo da média, a partir de dados apresentados em tabelas de frequência ou em gráficos.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO