Plano de Aula
Plano de aula: A transitividade verbal na construção de sequências narrativas e conversacionais
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos transitivos e intransitivos
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos
é levar alunos a identificar verbos transitivos e intransitivos a fim de evidenciar a dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da transitividade.
Materiais necessários: Cópias impressas da crônica “O mistério do cemitério virtual”, de Moacyr Scliar. Recursos recomendados: computador e data show.
Dificuldades antecipadas: Dúvidas quanto à variação de transitividade de acordo com as intenções do locutor e os contextos interlocutivos.
Referências sobre o assunto:
AMORIM, Carmelita Minelio da Silva; OLIVEIRA, Aline Moraes; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da. Reflexão em torno da transitividade: análise de relatos de opinião. Cadernos do CNLF, v. XIII, n. 04. Disponível em http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/reflexao_em_torno_da_transitividade_analise_aline.pdf
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Facultatividade e omissão de complementos verbais. Revista de letras, v. 19, Nº. 1/2).
Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl19Art02.pdf
FURTADO DA CUNHA, M. A ; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Inicie a aula indagando os alunos e as alunas a respeito das notícias que gostariam de ler no futuro. Estimule a turma a participar livremente, de modo a levantar hipóteses e expressar seus desejos a respeito do futuro.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO