Plano de Aula

Plano de aula: A transitividade verbal na construção de sequências narrativas e conversacionais

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos transitivos e intransitivos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos
é levar alunos a identificar verbos transitivos e intransitivos a fim de evidenciar a dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da transitividade.

Materiais necessários: Cópias impressas da crônica “O mistério do cemitério virtual”, de Moacyr Scliar. Recursos recomendados: computador e data show.

Dificuldades antecipadas: Dúvidas quanto à variação de transitividade de acordo com as intenções do locutor e os contextos interlocutivos.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Carmelita Minelio da Silva; OLIVEIRA, Aline Moraes; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da. Reflexão em torno da transitividade: análise de relatos de opinião. Cadernos do CNLF, v. XIII, n. 04. Disponível em http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/reflexao_em_torno_da_transitividade_analise_aline.pdf

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Facultatividade e omissão de complementos verbais. Revista de letras, v. 19, Nº. 1/2).
Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl19Art02.pdf

FURTADO DA CUNHA, M. A ; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Inicie a aula indagando os alunos e as alunas a respeito das notícias que gostariam de ler no futuro. Estimule a turma a participar livremente, de modo a levantar hipóteses e expressar seus desejos a respeito do futuro.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO