Plano de Aula

Plano de aula: Verbos transitivos e intransitivos: Descobrindo a diferença

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos transitivos e intransitivos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar alunos e alunas a identificar verbos transitivos e intransitivos a fim de evidenciar as dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da transitividade.

Materiais necessários: Cópias impressas da crônica “O verão de 92”, de Luis Fernando Veríssimo. Recursos recomendados: computador e data show.

Dificuldades antecipadas: É possível que a turma tenha dificuldades quanto ao reconhecimento dos verbos (enquanto classe gramatical) e dúvidas quanto à necessidade ou não de utilizar complementos em certos verbos.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Carmelita Minelio da Silva; OLIVEIRA, Aline Moraes; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da. Reflexão em torno da transitividade: análise de relatos de opinião. Cadernos do CNLF, v. XIII, n. 04. Disponível em <http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/reflexao_em_torno_da_transitividade_analise_aline.pdf>

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Facultatividade e omissão de complementos verbais. Revista de letras, v. 19, Nº. 1/2). Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl19Art02.pdf

FURTADO DA CUNHA, M. A ; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

NEVES, Maria Helena de Moura. A Gramática Funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula mostrando a frase acima (você pode projetá-la ou escrevê-la no quadro) e estimule a turma a completá-la livremente. Anote no quadro algumas hipóteses citadas pelos alunos e alunas. Neste momento, não é necessário direcionar a atenção da turma para questões gramaticais, como verbos e complementos.
  • Proponha à turma a seguinte pergunta: essa frase parece completa ou não? Se não, o que parece faltar nela? Espera-se que a turma perceba a incompletude da frase em termos de sentido. Apesar disso, neste momento, além de introduzir a temática do texto, o objetivo da frase é apenas motivar indagações a partir de um verbo transitivo carente de complementos, mas sem ainda defini-lo enquanto tal.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO