Atividade para impressão - O verão de 92
O verão de 92
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos transitivos e intransitivos
Por: Érica Silva
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar alunos e alunas a identificar verbos transitivos e intransitivos a fim de evidenciar as dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da transitividade.
Materiais necessários: Cópias impressas da crônica “O verão de 92”, de Luis Fernando Veríssimo. Recursos recomendados: computador e data show.
Dificuldades antecipadas: É possível que a turma tenha dificuldades quanto ao reconhecimento dos verbos (enquanto classe gramatical) e dúvidas quanto à necessidade ou não de utilizar complementos em certos verbos.
Referências sobre o assunto:
AMORIM, Carmelita Minelio da Silva; OLIVEIRA, Aline Moraes; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da. Reflexão em torno da transitividade: análise de relatos de opinião. Cadernos do CNLF, v. XIII, n. 04. Disponível em <http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/reflexao_em_torno_da_transitividade_analise_aline.pdf>
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Facultatividade e omissão de complementos verbais. Revista de letras, v. 19, Nº. 1/2). Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl19Art02.pdf
FURTADO DA CUNHA, M. A ; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
NEVES, Maria Helena de Moura. A Gramática Funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.
Tempo sugerido: 2 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 42 minutos
Orientações:
Materiais complementares: Você pode encontrar a versão do texto para impressão aqui.
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Materiais complementares: Você pode encontrar a versão original do texto para impressão aqui.
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Verbos transitivos e intransitivos: Descobrindo a diferença
Finalidade da aula: Problematizar a necessidade ou não de complementar o sentido de certos verbos em contextos específicos, a fim de sistematizar a noção de transitividade e estabelecer a diferença entre verbos transitivos e intransitivos.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF07LP05
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar alunos e alunas a identificar verbos transitivos e intransitivos a fim de evidenciar as dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da transitividade.
Materiais necessários: Cópias impressas da crônica “O verão de 92”, de Luis Fernando Veríssimo. Recursos recomendados: computador e data show.
Dificuldades antecipadas: É possível que a turma tenha dificuldades quanto ao reconhecimento dos verbos (enquanto classe gramatical) e dúvidas quanto à necessidade ou não de utilizar complementos em certos verbos.
Referências sobre o assunto:
AMORIM, Carmelita Minelio da Silva; OLIVEIRA, Aline Moraes; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da. Reflexão em torno da transitividade: análise de relatos de opinião. Cadernos do CNLF, v. XIII, n. 04. Disponível em <http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/reflexao_em_torno_da_transitividade_analise_aline.pdf>
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Facultatividade e omissão de complementos verbais. Revista de letras, v. 19, Nº. 1/2). Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl19Art02.pdf
FURTADO DA CUNHA, M. A ; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
NEVES, Maria Helena de Moura. A Gramática Funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: