Plano de Aula

Plano de aula: A transitividade verbal: fenômeno sintático, semântico e pragmático

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos transitivos e intransitivos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é levar os alunos a identificar verbos transitivos e intransitivos a fim de evidenciar a dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da transitividade.

Materiais necessários: Cópias impressas do conto “A loja de malas”, de Ray Bradbury. Recursos recomendados: computador e data show.

Dificuldades antecipadas: Dúvidas quanto à transitividade de alguns verbos em contextos específicos.

Referências sobre o assunto:

AMORIM, Carmelita Minelio da Silva; OLIVEIRA, Aline Moraes; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da. Reflexão em torno da transitividade: análise de relatos de opinião. Cadernos do CNLF, v. XIII, n. 04. Disponível em <http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/reflexao_em_torno_da_transitividade_analise_aline.pdf>

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Facultatividade e omissão de complementos verbais. Revista de letras, v. 19, Nº. 1/2). Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl19Art02.pdf

FURTADO DA CUNHA, M. A ; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Inicie a aula indagando a turma a respeito de viagens pelo espaço e a colonização de outros planetas: Teriam coragem de viajar pelo espaço? Gostariam de morar em outros planetas? Neste momento a turma deve se manifestar livremente, expondo e justificando suas posições.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO