Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: A transitividade verbal: fenômeno sintático, semântico e pragmático
Finalidade da aula: Relacionar verbos transitivos e intransitivos a seus complementos ou modificadores a fim de compreender a transitividade não apenas enquanto fenômeno sintático e semântico (centrado exclusivamente no verbo e em seus significados) mas também pragmático (observando o uso textual do verbo).
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF07LP05
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é levar os alunos a identificar verbos transitivos e intransitivos a fim de evidenciar a dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da transitividade.
Materiais necessários: Cópias impressas do conto “A loja de malas”, de Ray Bradbury. Recursos recomendados: computador e data show.
Dificuldades antecipadas: Dúvidas quanto à transitividade de alguns verbos em contextos específicos.
Referências sobre o assunto:
AMORIM, Carmelita Minelio da Silva; OLIVEIRA, Aline Moraes; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da. Reflexão em torno da transitividade: análise de relatos de opinião. Cadernos do CNLF, v. XIII, n. 04. Disponível em <http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/reflexao_em_torno_da_transitividade_analise_aline.pdf>
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Facultatividade e omissão de complementos verbais. Revista de letras, v. 19, Nº. 1/2). Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl19Art02.pdf
FURTADO DA CUNHA, M. A ; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.