Plano de Aula

Plano de aula: Periodização histórica

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Noções de tempo

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa do texto e das linhas do tempo, lápis de cor, papel 40kg, pincel, fita durex, quadro, projetor e régua.

Material complementar:

Linha do tempo - História da China

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yNYCBkawNPSjWGKxZ8QjKPAMv585ZjMFpKuN7fPBRJZPWXww7Esq3n4K8Duz/his6-01und03-linha-do-tempo-historia-da-china.pdf

Trecho sobre os povos Sambaquis

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RcZBJBjdFgKUNtvddqTGHWFNjFuEhJzkmaYJRNmHkRSvYEkjQMTp3pW5Tahj/his6-01und03-trecho-sobre-os-povos-sambaquis.pdf

Os sambaquis são grandes amontoados de conchas. Nos sambaquis foram encontrados ossos, esqueletos e variados materiais como restos de alimentos e lascas de quartzo. Esses elementos ajudaram a traçar características que indicam os modos de vida do povo que habitava esses espaços.

Divisão tradicional da história- Modelo europeu

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KkpWX7R7C48ZnsFxBGQEemTEg374Gu94FKk2EWFqNUHkjdn6ymdaAACtT3zg/his6-01und03-linha-do-tempo-tradicional.pdf

Modelo de Linha (reta)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cEmKBEeh4KDKd9pHcDaZHxpqnFYpCFCHa8Av6mTAbgG9U9fPmpp4RSGBCwUZ/his6-01und03-reta.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

DOMINGUES, Joelza Ester. Pré-história do Brasil (Parte 4): Os Sambaquis do litoral. Disponível em: <https://ensinarhistoriajoelza.com.br/pre-historia-parte-4-sambaqui/>. Acesso 06 dez. 2018.

DOMINGUES. Petrônio. A periodização da História. Disponível em: <http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/09302204042012Introducao_a_Historia_Aula_4.pdf>. Acesso 05 dez. 2018.

DOMINGUES, Rodnei. A contagem dos anos na era cristã. Disponível em: <http://gerenciamentodotempo.com.br/a-contagem-dos-anos-na-era-crista/>. Acesso 25 nov. 2018.

FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: Reflexão e Ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

FONSECA, Angela Fleury da. A tradução das escrituras budistas na China: a primeira onda. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16727/16727_3.PDF>. Acesso 26 nov. 2018.

LOPES, Reinaldo José. 1499: o Brasil antes de Cabral.1.ed. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é analisar de forma crítica a periodização tradicional da história. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados