Linha do tempo - história da China
Plano de Aula
Plano de aula: Periodização histórica
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Noções de tempo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópia impressa do texto e das linhas do tempo, lápis de cor, papel 40kg, pincel, fita durex, quadro, projetor e régua.
Material complementar:
Linha do tempo - História da China
Trecho sobre os povos Sambaquis
Os sambaquis são grandes amontoados de conchas. Nos sambaquis foram encontrados ossos, esqueletos e variados materiais como restos de alimentos e lascas de quartzo. Esses elementos ajudaram a traçar características que indicam os modos de vida do povo que habitava esses espaços.
Divisão tradicional da história- Modelo europeu
Modelo de Linha (reta)
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
DOMINGUES, Joelza Ester. Pré-história do Brasil (Parte 4): Os Sambaquis do litoral. Disponível em: <https://ensinarhistoriajoelza.com.br/pre-historia-parte-4-sambaqui/>. Acesso 06 dez. 2018.
DOMINGUES. Petrônio. A periodização da História. Disponível em: <http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/09302204042012Introducao_a_Historia_Aula_4.pdf>. Acesso 05 dez. 2018.
DOMINGUES, Rodnei. A contagem dos anos na era cristã. Disponível em: <http://gerenciamentodotempo.com.br/a-contagem-dos-anos-na-era-crista/>. Acesso 25 nov. 2018.
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: Reflexão e Ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
FONSECA, Angela Fleury da. A tradução das escrituras budistas na China: a primeira onda. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16727/16727_3.PDF>. Acesso 26 nov. 2018.
LOPES, Reinaldo José. 1499: o Brasil antes de Cabral.1.ed. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é analisar de forma crítica a periodização tradicional da história. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO