Plano de Aula

Plano de aula: Periodização histórica

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Noções de tempo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa do texto e das linhas do tempo, lápis de cor, papel 40kg, pincel, fita durex, quadro, projetor e régua.

Material complementar:

Linha do tempo - História da China

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yNYCBkawNPSjWGKxZ8QjKPAMv585ZjMFpKuN7fPBRJZPWXww7Esq3n4K8Duz/his6-01und03-linha-do-tempo-historia-da-china.pdf

Trecho sobre os povos Sambaquis

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RcZBJBjdFgKUNtvddqTGHWFNjFuEhJzkmaYJRNmHkRSvYEkjQMTp3pW5Tahj/his6-01und03-trecho-sobre-os-povos-sambaquis.pdf

Os sambaquis são grandes amontoados de conchas. Nos sambaquis foram encontrados ossos, esqueletos e variados materiais como restos de alimentos e lascas de quartzo. Esses elementos ajudaram a traçar características que indicam os modos de vida do povo que habitava esses espaços.

Divisão tradicional da história- Modelo europeu

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KkpWX7R7C48ZnsFxBGQEemTEg374Gu94FKk2EWFqNUHkjdn6ymdaAACtT3zg/his6-01und03-linha-do-tempo-tradicional.pdf

Modelo de Linha (reta)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cEmKBEeh4KDKd9pHcDaZHxpqnFYpCFCHa8Av6mTAbgG9U9fPmpp4RSGBCwUZ/his6-01und03-reta.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

DOMINGUES, Joelza Ester. Pré-história do Brasil (Parte 4): Os Sambaquis do litoral. Disponível em: <https://ensinarhistoriajoelza.com.br/pre-historia-parte-4-sambaqui/>. Acesso 06 dez. 2018.

DOMINGUES. Petrônio. A periodização da História. Disponível em: <http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/09302204042012Introducao_a_Historia_Aula_4.pdf>. Acesso 05 dez. 2018.

DOMINGUES, Rodnei. A contagem dos anos na era cristã. Disponível em: <http://gerenciamentodotempo.com.br/a-contagem-dos-anos-na-era-crista/>. Acesso 25 nov. 2018.

FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: Reflexão e Ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

FONSECA, Angela Fleury da. A tradução das escrituras budistas na China: a primeira onda. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/16727/16727_3.PDF>. Acesso 26 nov. 2018.

LOPES, Reinaldo José. 1499: o Brasil antes de Cabral.1.ed. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. É extremamente importante começar a aula com apresentação do objetivo para que entendam que o foco da aula é analisar de forma crítica a periodização tradicional da história. Nessa etapa seja simples e direto. Evite muitas explicações para não comprometer o protagonismo do aluno nas etapas posteriores.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados