Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Como organizar os dados de uma pesquisa?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pesquisa estatística e tratamento de dados
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Graziela Ferreira de Souza
Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango
Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva
Habilidade da BNCC
(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.
Objetivos específicos
- Realizar coleta de dados e tratamento da informação por meio de representação gráfica e tabela de dupla entrada.
Conceito-chave
Pesquisa estatística e tratamento dos dados.
Recursos necessários
Lápis, papel e projetor de slides.
Conhecimentos que a turma deve dominar
Noções de pesquisa estatística.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Realizar coleta de dados e tratamento da informação por meio de representação gráfica e tabela de dupla entrada.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.