Plano de Aula

Plano de aula: Relação entre valores absolutos e valores percentuais

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Investigação de estratégias de cálculo de porcentagem

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA06 - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.




Objetivos específicos

1 )   Elaborar problemas envolvendo diferentes idéias de porcentagens.



Conceito-chave

Porcentagem.

Recursos necessários

Lápis, caderno e cartolina (duas cores).

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Porcentagem, Fração Irredutível, Fração Equivalente.

Habilidades BNCC:

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.