Guia de Intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: 50% como metade e 25% como metade da metade
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Investigação de estratégias de cálculo de porcentagem
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF05MA06 - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Objetivos específicos
- Identificar a relação de equivalências entre algumas porcentagens e a suas frações irredutíveis.
Conceito-chave
Porcentagem.
Recursos necessários
Lápis, papel e cartolina (03 Cores diferentes).
Vocabulário que será adquirido nesta aula
Porcentagem, Fração Irredutível, Fração Equivalente.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a relação de equivalências entre algumas porcentagens e a suas frações irredutíveis.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Resumo da aula
"Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.